O contrato da concessão do novo terminal de Lisboa foi assinado no passado dia 17, sendo que depois desse momento muitas notícias têm corrido a comunicação social sobre as vantagens e o futuro desta nova opção para a indústria de cruzeiros. Esta foi entregue a um consórcio que engloba a Global Liman Isletmeleri, o Grupo Sousa, a Royal Caribbean Cruises e o Creuers del Port de Barcelona.
O novo terminal de cruzeiros de Lisboa terá um investimento total de cerca de 22,7 milhões de euros, estando previsto estar pronto já em 2015, para poder ser utilizado em prol do turismo, numa concessão que terá a duração de 35 anos.
Esta nova adição na capital do país terá grandes vantagens para a cidade e principalmente para a economia da região e até nacional, pois além de um simples porto de escala, este ambiciona ser um porto de partida e chegada dos maiores e mais populares navios, das grandes companhias internacionais, cativando assim a atenção dos turistas.
O país encontra-se nas primeiras posições sobre destinos de cruzeiros, em 6º lugar, sendo que tendo em consideração que o turismo de cruzeiros gera perto de 60 milhões de euros, com este novo terminal de cruzeiros, esse valor irá subir exponencialmente. Os passageiros que chegam à capital acabam por sair do navio, vão fazer os passeios turísticos, gastando uma média de 97,40€ por pessoa, na região, sendo que recebendo mais turistas diariamente, o valor irá aumentar e com isso traduzir-se em mais lucros para a economia da região.