fbpx
Notícias

Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa é inaugurado esta sexta-feira, 10 de novembro, dia em que recebe 6.600 passageiros de 3 navios

Nova Gare do Terminal de Cruzeiros de Lisboa recebeu os primeiros passageiros

O novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa será inaugurado no dia 10 de novembro, após um investimento de 24 milhões de euros e um processo de construção de dois anos, sob a gestão da Global Ports Holding (GPH), o maior operador mundial de portos de cruzeiros.

O novo terminal tem sido um elemento importante no recente desenvolvimento de Lisboa, disse em comunicado uma fonte da Global Ports Holding.

[xtopic title=”Tome Nota” layout=”1″ alignment=”right” ids=”2825″]

Com 13.800 metros quadrados distribuídos por três andares, o novo terminal fornecerá cerca de 1.500 metros de espaço de cais para atender uma grande variedade e tamanho de navios. Contará com dois sistemas de passadeira totalmente automatizados, equipamentos no local, incluindo guindastes e empilhadores, e poderá fornecer aos navios instalações de check-in, abastecimento de água e outras provisões enquanto estão ancorados.

O terminal foi projetado pelo arquiteto português João Luís Carrilho da Graça. Uma consideração chave deste projeto foi a sua sustentabilidade, garantindo o fluxo contínuo de turistas, para evitar o congestionamento noutros lugares da cidade, disse a empresa.

A cerimónia de inauguração do terminal contará com a presença do CEO da GPH, Emre Sayin, e Luís Miguel Sousa, CEO do Grupo Sousa e Presidente do Porto de Cruzeiros de Lisboa. Os representantes do governo português presentes serão Fernando Medina, Presidente Câmara Municipal de Lisboa e Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar.

Emre Sayın, CEO da Global Ports Holding, disse: “Esta abertura mostra os ambiciosos planos que temos para expandir as nossas operações e é um ótimo exemplo da parceria da Global Ports Holding com o governo português a nível local e nacional e com nossos parceiros portugueses, de forma a entregarmos um excelente terminal de cruzeiros. Temos orgulho em sermos investidores de um projeto que beneficiará grandemente a economia local e impulsionará o desenvolvimento do turismo de cruzeiros na zona “.

Leia também  Abu Dhabi, Dubai e Doha no TOP 5 das cidades mais seguras para os turistas

Luís Miguel Sousa, CEO do Grupo Sousa e Presidente do Porto de Cruzeiros de Lisboa, disse: “Estamos muito satisfeitos com a abertura do terminal de cruzeiros após uma longa colaboração com a GPH, com quem mantemos um relacionamento muito bom e que tem sido incansável perante o seu compromisso de entregar o melhor terminal possível. O novo edifício e as infra-estruturas adjacentes fornecerão excelentes instalações para navios, passageiros e moradores desta vibrante cidade“.

O dia 10 de novembro é um dia de significativo movimento no que respeita aos navios em porto. De facto, no mesmo dia estarão em porto os navios Queen Victoria (Cunard Line), Jewel of the Seas (Royal Caribbean International) e MSC Poesia (MSC Cruzeiros). Tratam-se de navios com um comprimento aproximado de 294 metros e uma capacidade acima dos 2.200 passageiros. O último deles, excede, aliás, tal capacidade, podendo transportar mais de 3.000 passageiros.

Assim, deverão chegar ao Novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, no próximo dia 10 de novembro, cerca de 6.600 passageiros, aos quais se somarão mais de 2.800 tripulantes.

  • Queen Victoria: Cunard Line, 294 metros, 2 000 passageiros e 1 000 tripulantes
  • Jewel of the Seas: Royal Caribbean International, 293 metros, 2 100 passageiros e 850 tripulantes
  • MSC Poesia: MSC Cruzeiros, 294 metros, 2 500 passageiros e 950 tripulantes
  • Total: 6 600 passageiros e 2 800 tripulantes
Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Ilhas Gregas a bordo do Celebrity Infinity!