fbpx
Notícias

Novo terminal de Cruzeiros de Leixões já tem 60 escalas programadas

O futuro terminal de cruzeiros de Leixões já tem 60 navios com escalas reservadas para o próximo ano. O novo cais para cruzeiros, que faz parte de um investimento de 50 milhões de euros, deverá ficar concluído em Maio de 2011 e irá permitir a acostagem de navios até 300 metros.

Segundo adiantou a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), “há já 60 escalas marcadas para 2011, 15 das quais de navios com uma dimensão que não lhes permite, hoje, acostar em Leixões com conforto”. De acordo com Matos Fernandes, só com o novo terminal é que Leixões poderá passar a receber navios com mais de 250 metros de comprimento, com capacidade para 2500 a 3000 passageiros, contra os cerca de mil transportados pelos cruzeiros que actualmente escalam o porto. “Mais do que aumentar o número de navios, daremos um salto muito grande do ponto de vista do número de passageiros que poderão escalar Leixões e, dessa forma, beneficiar toda a Área Metropolitana do Porto”, destacou.

O edifício do terminal de passageiros, que permitirá operações de «turnaround» e começará a ser construído no último trimestre deste ano, tem conclusão agendada para o primeiro trimestre de 2013.

Leia também  Grécia vai limitar navios de cruzeiro em Santorini e Mykonos

Ainda integrado no projecto do terminal de cruzeiros de Leixões está um porto de recreio náutico para 170 embarcações e um cais fluvio-marítimo para acostagem de barcos que assegurarão itinerários turísticos no rio Douro.

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Share this