O novo terminal de cruzeiros do Poro de Leixões, localizado em Matosinhos, encontra-se actualmente em fase de acabamentos e instalação de equipamentos necessários, através de um investimento total de mais de 50 milhões de euros.
A informação foi dada directamente da APDL, Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, declarando ainda que este foi um excelente investimento público, evidenciando-se dos restantes dos últimos anos, mostrando assim que a indústria dos cruzeiros está a crescer e a evidenciar-se cada vez mais em Portugal.
A administração espera que a partir de Março estejam reunidas todas as condições necessárias para entrar em pleno funcionamento. Em Fevereiro serão feitos os testes finais, com navios reais para que seja possível a análise detalhada da entrada e saída de passageiros. Apesar da inauguração estar prevista para Março, fica apenas a faltar a ligação directa ao concelho de Matosinhos.
Assim que surgiram os primeiros planos para o novo terminal de cruzeiros de Leixões, foi também público o facto do edifício ter sido pensado de forma a ser partilhado com a Universidade do Porto, onde estarão perto de 300 investigadores a trabalhar em permanência.
O novo terminal de cruzeiros de Leixões, localizado em Matosinhos, será um excelente incremento turístico para o Norte do País, estimando-se que em 2018 passem um total de 120 mil passageiros pelo porto.