fbpx
Notícias

Novidades no terminal de Cruzeiros de Lisboa

Nos últimos anos o número de escalas e passageiros oriundos de cruzeiros, em Lisboa, é cada vez maior, por isso é praticamente impossível não ver este aumento significativo como uma excelente oportunidade de estratégia financeira.

Recentemente, o Governo acabou por anunciar o final dos terminais de contentores em Lisboa, passando estes a operar na Trafaria, no concelho de Almada, onde será construído um novo terminal de mercadores que terá as condições necessárias e evitando assim que cruzeiros e navios de mercadorias se cruzem constantemente.

MSC Divina em Lisboa

Por outro lado, o novo plano para o Porto de Lisboa foi também apresentado, de forma a melhorar a ligação entre as duas margens do Tejo e ainda incluindo um terminal de cruzeiros, contando também com o novo terminal para os contentores na Trafaria e uma nova marina. O investimento total ronda os 770 milhões de euros, sendo que este investimento está distribuído da seguinte forma: 25 milhões para o terminal de cruzeiros, 584 milhões para o terminal de contentores e 167 milhões para a nova marina.

Recentemente as notícias têm-se multiplicado no que diz respeito a este assunto, já que a Tutela prepara já para o próximo mês de Abril a abertura do concurso para a concessão do novo terminal de Cruzeiros anunciado. Este anúncio veio directamente do ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, afirmando ainda que este projecto vai certamente marcar a economia e o país durante os próximos anos.

Leia também  PortMiami já tem ligação elétrica a terra

Este novo terminal, que está previsto ficar na zona de Santa Apolónia, vai permitir receber um maior número de escalas de cruzeiros de todo o mundo, assim como aumentar a oportunidade de cruzeiros terem Lisboa como ponto de partida ou chegada (situação bastante procurada pelos passageiros portugueses). Nos últimos anos, a cidade de Lisboa e o seu porto têm aumentado significativamente o número de escalas e passageiros, comparativamente a outros locais com maior tradição que estão a ver esse número decrescer de ano para ano.

Ainda não existem muitas informações relativamente às características do terminal, porém sabe-se que terá o custo de cerca de 25,5 milhões de euros, com 7790 metros quadrados de área, da autoria do arquitecto Carrilho da Graça, com principal destaque para as características de conforto, acessibilidade, flexibilidade e rapidez nos serviços prestados aos passageiros.

About the author

Blog dos Cruzeiros

O Blog dos Cruzeiros é um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros criado por Nuno Ribeiro em 2009 e onde partilha as suas viagens e experiências a bordo de navios de cruzeiro.

Share this