Aquilo que há muito era esperado pelos turistas nacionais e espanhóis está prestes a acontecer, os portos de Portimão e Sevilha encontram-se em final de negociações para conseguir uma ligação semanal entre as duas cidades, através de uma companhia de cruzeiros específica, garantindo assim um aumento de turismo nas duas zonas.
Ainda há muito a discutir por parte das administrações, porém o objectivo é ligar de forma constante as suas cidades com cruzeiros semanais, onde se prevêem escalas nos portos de Vila Real de Santo António, Olhão e Faro.
Estão a decorrer a um bom ritmo as negociações com uma companhia de cruzeiros fluviais e marítimos de forma a apresentar boas propostas para os turistas. O objectivo principal é atrair navios de cruzeiro para a zona sul do nosso País, mais propriamente Portimão, e Espanha (Andaluzia), fazendo assim com que a obtenção de pacotes turísticos entre as duas zonas seja uma constante, não só nas regiões onde os navios terão ligação, como ainda com o comércio local e o próprio Aeroporto Internacional de Faro que não têm tanta adesão como esperado.
Ainda há muito a discutir, nomeadamente pequenos pormenores que fazem toda a diferença relativamente a uma boa proposta de uma proposta razoável para ambos os lados. Porém, a proposta encontra-se já em avaliação técnica, onde a localização do porto de Portimão têm um papel determinada na execução do objectivo, já que o aumento de passageiros de cruzeiros subiu exponencialmente, pois os números em 2007 eram de cerca de 6 mil passageiros e no ano passado foi de cerca de 45 mil.
Existe ainda uma forte ligação com o turismo da região, encontrando diferentes e interessantes propostas relativamente a Hotéis e Pousadas de qualidade para receber os passageiros.
Fontes do porto de Portimão afirmam que as novidades estarão próximas e espera-se já alguns cruzeiros para o ano corrente, porém o forte crescimento é esperado para o ano de 2013.