O navio Monarch foi o primeiro a utilizar a nova Gare de passageiros do Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Na segunda-feira, 18 de setembro, passaram pelo terminal cerca de 3500 pessoas, numa operação de turnaround, com o desembarque dos passageiros que terminaram uma viagem com origem em Warnemunde (Alemanha), e o embarque para um cruzeiro de 8 dias com destino às Ilhas Canárias.
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino marcou presença, acompanhada da Presidente do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira e do Diretor do Terminal, Ricardo Ferreira tendo visitado demoradamente as instalações da nova Gare e testemunhado o desenrolar das diversas fases da atividade deste primeiro dia do Terminal de Cruzeiros de Lisboa que envolveu, para além dos trabalhadores do Terminal, entidades como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a Autoridade Tributária e Aduaneira.
[xtopic title=”Tome Nota” layout=”1″ alignment=”right” ids=”2825″]Na ocasião, Ana Paula Vitorino considerou este novo terminal como “uma obra que honra a arquitetura e a engenharia portuguesas, que estabelece uma relação fantástica entre a cidade e o rio através de uma integração harmoniosa de todos os elementos da envolvente, importante para o turismo e para a economia do mar”, acrescentando que “é uma infraestrutura pronta para acolher o crescimento previsto do Porto de Lisboa na área dos cruzeiros de turnaround e dotar a capital de capacidades competitivas para concorrer com outras cidades neste segmento”.
A Ministra do Mar referiu que “esta é uma visita de trabalho para assinalar o arranque das operações no novo Terminal e não uma inauguração oficial, a qual ocorrerá em data oportuna após o ato eleitoral e empossado o novo executivo de Lisboa”, tendo considerado que “estamos no bom caminho, com um novo terminal de cruzeiros de excelência e com a realização em Lisboa, em 2018, da Seatrade Cruise Med, uma das maiores feiras de cruzeiros do mundo. Obra e passos concretos importantes para fazer acontecer o mar.”
O Diretor do Terminal, por seu turno considerou que o fluxo do processamento de bagagens e de passageiros decorreu com grande normalidade, sem quaisquer problemas de segurança e que a capacidade de resposta foi muito boa considerando que foi a primeira vez que a infraestrutura foi utilizada, e numa operação mais complexa como é a de turnaround.
O projeto do novo terminal de cruzeiros de Lisboa, que foi iniciado em 2007 pelo Porto de Lisboa (APL) no âmbito das Orientações Estratégicas para o Setor Marítimo Portuário, consistiu numa fase inicial na construção de novo cais e reabilitação do existente. Com a realização da obra marítima, o terminal de cruzeiros ficou dotado de 1490 metros de cais acostável, incluindo o reforço dos cais existentes e o tratamento e consolidação dos lodos e aterro da doca do Terreiro do Trigo.
A construção da nova Gare, da responsabilidade do LCT – Lisbon Cruise Terminals, que desde 2014 tem a concessão do terminal de cruzeiros do Porto de Lisboa, significa um investimento global que ascende a 23 milhões de euros.
No final de 2017 prevê-se que as escalas de navios atinjam as 337, com o número de passageiros a chegar aos 524 mil, representando um crescimento de cerca de 8% do número de escalas face a 2016. Estes números farão de 2017 o segundo melhor ano de sempre da atividade de cruzeiros no Porto de Lisboa. Os recordes foram alcançados em 2013, com 353 escalas e 558 mil passageiros.
O ano de 2018 deverá ser o melhor de sempre na atividade de cruzeiros em Lisboa, com um novo recorde de escalas de navios, 361, e de passageiros, 617 mil.
O próximo ano será também o da realização, em Lisboa, da 12º edição da Seatrade Cruise Med, uma das maiores feiras de cruzeiros do mundo. Espera-se que a organização deste evento tenha um efeito multiplicador na atividade de cruzeiros.
A flexibilidade e a acessibilidade, a segurança, a qualidade ambiental e o conforto são as principais mais-valias do novo terminal. Com uma gare com uma área de 13.800 m2 e um cais de 1.490 metros de comprimento, Lisboa tem capacidade para receber navios de vários tipos e dimensões com um calado até 12 metros.
A nova gare de passageiros com 3 andares, dispõe de 360 lugares de estacionamento público e 80 lugares de estacionamento de autocarros / táxis e carros turísticos. Tem 65.000 m2 de área desenvolvida (jardins, estacionamentos e estradas de acesso) e um sistema de passarela com 600 metros, totalmente automatizado, com uma ligação ao terminal.
O terminal conta com 3.500 m2 de área para desembarque e recolha de bagagem e mais 2.100m2 de área para embarque e check-in.
O novo edifício do Terminal de Cruzeiros de Lisboa foi concessionado à LCT – Lisbon Cruise Terminals, consórcio constituído pela Global Liman Isletmeleri A.S., Grupo Sousa, Investimentos, SGPS, Ld.ª, Royal Caribbean Cruises Ltd., e Creuers del Port de Barcelona, SA.
O projeto de arquitetura, da autoria do arquiteto português João Luís Carrilho da Graça, capacita o Porto de Lisboa para o desenvolvimento do segmento de turnaround. O potencial que Lisboa apresenta nesta área é muito elevado, em especial se tivermos em consideração a sua localização no cruzamento das principais rotas – mediterrâneo, báltico, transatlântico, Atlântico – o que lhe confere vantagens acrescidas relativamente a outros portos no que respeita ao início e fim de época e para as viagens de reposicionamento.
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