MSC Cruzeiros

MSC Virtuosa: Lisboa recebeu um dos navios mais inovadores e ambientalmente avançados

MSC Virtuosa em Southampton

O MSC Virtuosa, um dos navios mais inovadores e ambientalmente avançados, esteve este sábado em Lisboa, um dos destinos de uma viagem de 9 noites com escalas em Barcelona, Marselha, Génova Málaga e Cádiz.

A escala em Lisboa realizou-se de acordo com os protocolos de saúde e segurança das várias entidades que intervêm e articulam na operação do navio e da companhia da MSC Cruzeiros, incluindo a testagem de todos os passageiros e tripulantes antes de iniciarem viagem, durante o cruzeiro e/ou antes do desembarque, o distanciamento social, as excursões em sistema de bolha, ou seja, apenas autorizam a saída a terra a passageiros e tripulantes que saiam numa excursão organizada e/ou controlada pelo navio.

É a primeira vez que a MSC Cruzeiros coloca em Lisboa um navio da classe Meraviglia a realizar escalas de interporting, oferecendo a possibilidade de embarque e/ou desembarque de passageiros em Lisboa. O navio tem programadas mais 5 escalas até novembro reforçando Lisboa como um porto de turnaround.

Saiba mais: 11 Destaques do novo MSC Virtuosa (e os itinerários desde Lisboa)

O MSC Virtuosa é um dos navios mais desenvolvidos em termos de tecnologia ambiental, com níveis de eficiência energética da navegação muito avançados, que permitem a redução de 98% de emissões de óxido de enxofre (SOx) e das emissões de óxido de nitrogénio (NOx) em 90%.

Os seus sistemas de tratamento de águas residuais foram projetados de acordo com a Resolução MEPC 227 (64) da Organização Marítima Internacional e atingem padrões de purificação que são mais elevados do que a maioria das instalações de tratamento de águas residuais em terra, bem como um sistema de gestão de ruído irradiado debaixo de água, que minimiza o impacto sonoro, reduzindo os seus potenciais efeitos na fauna marinha.

Leia também  MSC Cruzeiros promove temporada de Inverno com 2º Passageiro Grátis (em mais de 600 itinerários entre Mediterrâneo, Caraíbas e Emirados Árabes)

O MSC Virtuosa possui, também sistemas inteligentes de climatização e ventilação que permitem aumentar a sua eficiência energética.
Tal como todos os novos navios da MSC Cruzeiros, o MSC Virtuosa também está equipado com ligação de energia shore-to-ship, permitindo que se ligue às redes de energia locais enquanto está atracado em portos onde esta infraestrutura está disponível.

O MSC Virtuosa foi condecorado com as 11 Golden Pearls da Bureau Veritas pela sua variedade de aspetos inovadores, incluindo a proteção ambiental, a saúde e a segurança. O MSC Virtuosa é efetivamente o primeiro navio de cruzeiros do mundo a receber uma nota BIORISK da Bureau Veritas em reconhecimento pela sua capacidade de amenizar e gerir o risco de doenças infeciosas para os passageiros.

O MSC Virtuosa também foi o primeiro navio de cruzeiros a navegar em águas britânicas desde o interregno da indústria de cruzeiros em março de 2020 em virtude da pandemia, tendo iniciado a sua viagem inaugural no dia 20 de maio de 2021 à volta das Ilhas Britânicas contudo, vai ser inaugurado no Dubai a 27 de novembro, numa cerimónia que decorre em simultâneo com a Expo Mundial de 2020 que vai ter lugar em Mina Rashid (Port Rashid).

Fonte: Porto de Lisboa

Add Comment

Click here to post a comment

Leave a Reply