O navio da MSC Cruzeiros saía, este domingo, 30 de Setembro, do porto de Veneza quando foi alvo de um grupo de manifestantes venezianos.
O movimento, intitulado “No Grandi Navi” (Não aos grandes cruzeiros), lançou bombas de fumo e ovos em direção ao navio a partir de dezenas de embarcações na Bacia de San Marcos e no Canal Giudecca.
Dois outros navios de cruzeiro, na mesma rota, foram igualmente atacados, tendo a polícia acompanhado todo o protesto e mantendo os manifestantes longe do casco dos navios.
A passagem de grandes navios pelo famoso Canal Giudecca e pela Praça de San Marcos é alvo frequente dos manifestantes em Veneza, inclusive com moradores vestidos de piratas e cercando os cruzeiros com os seus pequenos barcos.
No último ano as autoridades de Veneza e do governo italiano, chegaram a acordo para banir os navios de cruzeiro com mais de 55 mil toneladas do centro histórico até 2022. Nessa altura a rota deverá ser desviada para Marghera, no continente, evitando assim os frágeis eco-sistemas da cidade.
Veja aqui o mapa da nova rota.
A decisão ocorreu depois de anos de oposição por parte dos venezianos, cada vez mais revoltados com a existência de enormes navios, muito maiores do que a maioria dos edifícios.
Veja aqui os atuais Cruzeiros desde Veneza