O baptismo é sempre um dos momentos mais marcantes de um navio e de uma companhia de cruzeiros. No próximo sábado terá lugar em Le Havre, França, mais uma cerimónia para a história: o baptismo do MSC Meraviglia, o maior e mais recente navio da MSC Cruzeiros.
Mas este não será um baptismo qualquer…
O dia 3 de junho de 2017 marca o início de um dos mais ambiciosos investimentos de toda a indústria dos cruzeiros.
O MSC Meraviglia, “o navio para todas as estações”, é o primeiro de onze navios de cruzeiro envolvidos num programa que permitirá à MSC Cruzeiros rivalizar com os grandes grupos Carnival e Royal Caribbean em quase todo o mundo.
O investimento, de 9 mil milhões de euros, será para ser concluído em 10 anos e envolve 3 novas classes, 11 novos navios e a remodelação de 4 dos actuais 12 da frota da companhia.
3 novas classes de navios de cruzeiro
O programa da MSC Cruzeiros inclui encomendas à STX France para dois navios da classe Meraviglia (MSC Meraviglia e MSC Bellissima) e ainda dois Meraviglia-Plus, bem como encomendas à Fincantieri para três navios da próxima geração Seaside (MSC Seaside, MSC Seaview, e um ainda sem nome).
Em 2022 a companhia entrará no selecto clube das 200 mil toneladas, com a classe World, composta por 4 navios movidos a gás natural liquefeito (LNG). Serão navios com 2.700 camarotes e uma capacidade de ocupação para aproximadamente 5.400 passageiros.
Ainda dentro deste investimento contam-se os 200 milhões do programa Renaissance, para a renovação de quatro dos actuais 12 navios da companhia, entretanto já concluídos.
[xtopic title=”Tome Nota” layout=”1″ alignment=”right” ids=”16824″]O MSC Meraviglia tem 315 metros de comprimentos e 65 metros de altura e capacidade para 5.700 passageiros, fará a sua primeira escala em Lisboa no dia 7 de Junho, durante a sua viagem inaugural.
Uma das grandes apostas deste navio é a presença, em exclusivo, do reputado espectáculo do Cirque du Soleil num espaço especialmente projecto para o efeito: o Carousel lounge.
Trata-se de um impressionante local de actuação circular, com uma parede de vidro de 180° e preparado com equipamento especial avançado de última geração. Conta com 1000m² e tem capacidade para acomodar até 413 pessoas, incluindo os cerca de 120 passageiros que desfrutarão da possibilidade de assistir ao espectáculo enquanto jantam.
O navio “maravilha” da MSC Cruzeiros estreia a classe Meraviglia, que será acompanhado pelo seu irmão MSC Bellissima em 2019, já em construção, serão seguidos por mais dois navios de uma evolução desta classe, a Meraviglia-Plus, ligeiramente maiores.
A aposta em Portugal
Em Portugal a companhia continua a todo o vapor e é líder entre os passageiros portugueses. O esforço da divisão da MSC Cruzeiros em Portugal tem compensado e os números provam isso mesmo: 41% do mercado, mais de 20.000 portugueses fizeram um cruzeiro MSC em 2016.
No que se refere a embarques/desembarques, a MSC Cruzeiros terá em Lisboa o MSC Magnifica para um conjunto de itinerários até Génova, bem como a possibilidade de embarcar para dois transatlânticos: o MSC Preziosa deixa Lisboa a 5 de Novembro com destino a Santos, e o MSC Poesia parte a 10 de Novembro para Buenos Aires, Argentina.
Também no Porto de Leixões a MSC Cruzeiros vai estrear o embarque de passageiros com o MSC Magnifica, em Março de 2018, para dois itinerários de 6 noites com destino a Hamburgo. Será a primeira vez que um operador de cruzeiros fará embarques em Leixões e servirá toda a região norte do país. Ainda no Terminal de Leixões poderá desembarcar de um cruzeiro transatlântico, no mesmo MSC Magnifica, que chega desde Santos, Brasil.
O Funchal não ficou de fora da aposta da MSC Cruzeiros. Vai ser possível embarcar e desembarcar na ilha da Madeira em Outubro de 2018. O MSC Orchestra fará uma série de itinerários de 12 noites que incluem também um Barcelona-Funchal e Funchal-Lisboa.
A primeira volta ao mundo
As Voltas ao Mundo, tão famosas em algumas das mais emblemáticas companhias de luxo, chegarão também aos passageiros da MSC Cruzeiros com o primeiro MSC World Cruise a bordo do MSC Magnifica. O navio partirá de Génova no dia 5 de Janeiro de 2019 e completará a sua viagem à volta do mundo, estando de regresso a Génova 119 dias mais tarde. Serão 49 destinos em 32 países num inesquecível sonho tornado realidade até para os passageiros mais exigentes.
Os portos de escala para embarque/desembarque incluem Civitavecchia (Roma), Génova, Marselha e Barcelona e os viajantes podem reservar camarotes a partir de 11.889€ por pessoa. Saiba mais aqui sobre este fabuloso itinerário.
As ilhas privadas
Não é só em novos navios que a companhia tem apostado. Tradição na indústria dos cruzeiros há muitos anos, os retiros privados das companhias chegaram também à MSC Cruzeiros.
A Ocean Cay MSC Marine Reserve será a primeira da companhia a abrir, em Outubro de 2018, no sul de Bimini, nas Bahamas, a pouco mais de 100 km de Miami.
Por outro lado, no Médio Oriente, está a Ilha Sir Bani Yas, uma extensão de terra com 1.5 milhas junto à costa sudoeste de Abu Dhabi, um oásis com centenas de palmeiras, cabanas e mais de 2000 cadeiras de sol ao longo de 36000m2 de belíssimas praias douradas para o uso exclusivo dos viajantes da MSC Cruzeiros.
A corrida ao Oriente e reforço do mercado americano
Depois das companhias Royal Caribbean e Norwegian Cruise Line terem colocado os seus navios mais recentes no próspero mercado asiático, também a MSC Cruzeiros colocará o magnífico MSC Splendida na China em 2018. O navio fará companhia ao MSC Lirica, que está actualmente baseado na cidade chinesa de Tianjin.
A capital dos mundial dos cruzeiros, Miami, terá também um reforço da presença da MSC Cruzeiros. Para além do MSC Divina, baseado já desde 2013, a companhia vai estrear o revolucionário MSC Seaside, “o navio que segue o sol”, ainda este ano, e, em 2019, chegará o MSC Meraviglia para a temporada de inverno. Estes navios são dos mais recentes da MSC e vão servir o mercado americano com itinerários às Caraíbas.
MSC for Me
É o maior desafio digital da MSC Cruzeiros. Dotar toda a frota da mais recente tecnologia centrada passageiro. O programa MSC for Me, que reúne empresas como Deloitte Digital, a Hewlett Packard ou a Samsung, tem como objectivo conectar os viajantes à sua desejada experiência de férias através da tecnologia de última geração que é especialmente desenvolvida para responder a todas as necessidades, independentemente de como preferem utilizar a tecnologia enquanto viajam.
O MSC Meraviglia estará equipado com 16,000 pontos de conexão, 700 pontos de acesso digital, 358 ecrãs interactivos e informativos e 2,244 camarotes com acesso a tecnologia RFID/NFC. De seguida o programa será implementado no MSC Seaside, em Novembro.
Estas são as grandes apostas para o futuro da MSC Cruzeiros, expansão a nível global com mais destinos, melhores navios e mais itinerários. E os portugueses farão parte dessa jornada. Lisboa, Leixões ou Funchal, todos terão possibilidade de embarcar num navio da MSC Cruzeiros, realidade essa bem diferente do passado. Se há companhia que tem apostado fortemente em Portugal é certamente a MSC Cruzeiros.
É verdade que ainda há um longo caminho a percorrer… mas o caminho faz-se caminhando.