A MSC Cruzeiros, maior companhia privada do mundo e líder de mercado no Mediterrâneo, América do Sul e África do Sul, celebrou ontem um marco fundamental do seu plano de investimento de €5.1 mil milhões, com o corte do primeiro aço da nova geração de navios Vista, durante uma cerimónia que decorreu na STX France, em Saint-Nazaire.
Durante a cerimónia de corte do aço, Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruises, declarou à imprensa e dignatários presentes no evento que o navio deúltima geração que transportará 5,700 passageiros e terá 167,600 de tonelagem bruta – previsto para ser entregue em Maio de 2017 e com reservas abertas já a partir de Junho de 2015 – chamar-se-á MSC Meraviglia. O navio navegará pelo Mediterrâneo Ocidental no seu primeiro Verão e será o primeiro a disponibilizar três portos de embarque, nomeadamente Génova, Marselha e Barcelona.
“O MSC Meraviglia será o maior e mais inovador navio de cruzeiro alguma vez construído por uma companhia de cruzeiros mundial, sediada na Europa”, afirmou Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruises. “Escolhemos um nome que revela o sentimento de admiração e maravilhamento que é transmitido quando se vivencia as impressionantes características do navio, que apenas um cruzeiro da MSC, com a sua única herança e estilo Mediterrânico, podem proporcionar. O MSC Meraviglia reúne todo o know-how da indústria da MSC Cruzeiros, uma empresa jovem e arrojada, construída há mais de 300 anos de herança marítima, com a experiência de um dos mais avançados estaleiros do mundo.”
Projectado para uma agilidade incomparável, o MSC Meraviglia, bem como os próximos projectos Vista, serão perfeitamente capazes de fazer escala em todos os portos do mundo, o que significa que passageiros de todo o mundo terão agora a oportunidade de explorar ainda mais os melhores destinos num navio de última geração da MSC Cruzeiros.
Entre as múltiplas características do navio, serão também especialmente criados os camarotes “cluster” para famílias e uma área aumentada do MSC Yacht Club, um espaço de luxo exclusivo e independente na prestigiada proa, que será ainda reforçado com suites duplex, um vasto solário e um restaurante e lounge privados. Estes espaços serão equipados com extraordinárias particularidades que os tornará ideais para viagens não só no Verão, mas também no Inverno, incluindo variadíssimas opções para refeições e escolhas de entretenimento, deslumbrantes espaços panorâmicos, um enorme teatro e um magnífico parque de diversões que dá acesso a um parque aquático ao ar livre, bem como um promenade interior de três andares.
O MSC Meraviglia também terá um variado leque de avanços tecnológicos, como tecnologia ‘Near Field Communication’, permitindo aos hóspedes fazer os seus pagamentos a bordo, aceder aos camarotes ou localizar crianças, entre outras opções, usando o seu cruise card, pulseira ou smartphone. Outra característica será a introdução de um ecrã de LED com 480 metros quadrados, que forma todo o tecto do promenade interior do navio. Como um céu digital, estas imagens serão um conjunto de paisagens e vistas, incluindo espectáculos agendados – criando uma variedade de ambientes a toda a hora.
O MSC Meraviglia é o primeiro de dois navios idênticos adjudicados à STX France, dos quais o segundo entrará ao serviço em 2019. Além disso, a MSC Cruzeiros tem em opção mais dois navios da classe Vista previstos até 2022.
O projecto Vista é o resultado de um permanente processo de desenvolvimento no âmbito do programa STX Horizon® que pretende criar navios mais limpos, inteligentes e eficientes. Estes novos navios terão emissão de água livre e os seus cascos e sistemas de propulsão serão optimizado para uma eficiência energética extrema. A Tecnologia Scrubber permitirá neutralizar os gases e as emissões de CO2 de acordo com as mais recentes regras marítimas internacionais. Para além disso, o navio é totalmente compatível com as exigências de regresso aos portos.
A MSC Cruzeiros, que cresceu 800% desde 2004, transportou 1.67 milhões de passageiros e obteve simultaneamente grandes resultados financeiros, com um volume de negócios de € 1,5 mil milhões. Para além disso, a companhia prevê ainda um crescimento adicional de 10% para o ano de 2015.
A MSC Cruzeiros anunciou também recentemente que o seu primeiro navio da sua próxima geração de navios da classe Seaside – com estreia prevista para Novembro de 2017– chamar-se-á MSC Seaside e navegará ao longo de todo o ano pelas Caraíbas, com partidas de Miami. A companhia revelou ainda que as suas operações com base em Miami vão beneficiar de recentes renovações e aumentos no cais e terminal de PortMiami, uma forte demonstração das crescentes ambições da companhia no mercado da América do Norte, bem como da necessidade de providenciar aos clientes serviços com a melhor qualidade.