- Facebook0
- WhatsApp0
- Messenger0
- Newsletter
- 0PARTILHAS
Há viagens que nos marcam. E depois há a Amazónia, onde o nascer do sol tem alma própria, o rio respira e a selva fala connosco. Uma viagem transformadora, autêntica e inesquecível.
Abrir Programa
Na semana passada, a MSC Foundation reuniu-se com líderes governamentais, científicos e filantrópicos no Congresso Mundial de Conservação da IUCN. Realizados a cada quatro anos, o Congresso terminou como o maior encontro mundial, que reúne países, especialistas e organizações para definir prioridades e impulsionar ações de conservação e desenvolvimento sustentável.
Ao longo de cinco sessões—incluindo a Cimeira Filantrópica Inaugural da IUCN, o workshop sobre Turismo Costeiro Regenerativo no Médio Oriente e Norte de África, e os debates sobre a Lista Vermelha da IUCN—a MSC Foundation partilhou a sua experiência na criação de colaborações público-privadas para a restauração marinha, pesquisa científica e educação ambiental.
A Diretora Executiva Daniela Picco destacou como a filantropia corporativa está a ampliar o impacto da conservação, com base nas aprendizagens da Ocean Cay MSC Marine Reserve, nas Bahamas, um antigo complexo industrial transformado pela MSC Cruzeiros num paraíso intocado para os seus passageiros, onde a Fundação lidera a restauração de corais, a formação para estudantes de ciências marinhas e iniciativas de sensibilização pública com comunidades locais e visitantes internacionais no seu Centro de Conservação Marinha.
Desde 2023, a MSC Foundation estabeleceu uma parceria com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) para apoiar a avaliação global de espécies de corais em todo o mundo para a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN e a investigação sobre corais para a Lista Vermelha dos Ecossistemas da IUCN—os padrões de excelência globais em ciência da conservação. Muito semelhante a um check-up de saúde para a natureza, as Listas Vermelhas alertam o mundo sobre espécies e ecossistemas em risco, orientando ações para prevenir o seu declínio e apoiar a recuperação.
“A filantropia permite-nos testar e ampliar soluções que ligam as pessoas com a natureza,” afirmou Daniela Picco, Executive Director da MSC Foundation. “Na Ocean Cay MSC Marine Reserve, temos visto que a restauração e o turismo podem coexistir-quando guiados pela ciência, pelo compromisso a longo prazo e respeito pelos ecossistemas locais. Acima de tudo, a equidade deve permanecer no centro de todos os esforços, garantindo que a filantropia apoie o desenvolvimento inclusivo e sustentável. Essas são lições que temos orgulho de trazer para a comunidade global de conservação”.
Dr Grethel Aguilar, Diretora Geral da IUCN, acrescentou:
“A Cimeira Filantrópica Inaugural da IUCN lançou as bases para uma colaboração mais forte e novas alianças entre filantropos com ideias semelhantes. Isso marca o início de um novo capítulo, em que a filantropia ajuda a moldar o futuro da conservação e promove um mundo positivo para a natureza e resiliente às alterações climáticas para as gerações futuras”.
SOBRE O PROGRAMA “SUPER Coral reefs” DA MSC FOUNDATION
A MSC Foundation iniciou a colaboração com a Universidade de Miami e a Universidade Nova Southeastern em 2020 para desenvolver o Programa “Super Coral Reefs”, oferecendo estágios de pós-graduação em ciências marinhas na Flórida. Desde 2022, a Fundação tem-se concentrado na identificação de espécies resistentes de corais na Ocean Cay, conduzindo investigações sob licenças autorizadas pelo Departamento de Planeamento e Proteção Ambiental das Bahamas. O trabalho visa principalmente a propagação do coral elkhorn, criticamente ameaçado de extinção, com base na restauração plurianual do ecossistema marinho da ilha promovida pela MSC Cruzeiros, que transformou um antigo local de extração de areia num ambiente marinho florescente com 166 km quadrados.
Desde a inauguração do Centro de Conservação Marinha em Abril de 2025, a Fundação está a intensificar os seus esforços para restaurar os recifes de corais e promover a ciência e a educação marinha.
Entre os principais sucessos do programa até ao momento:
- Identificação de alta resiliência térmica em algumas populações genéticas de corais elkhorn, criticamente ameaçados.
- Estabelecimento de um viveiro de corais em águas abertas
- Taxa de sobrevivência de 100 % dos corais cultivados em viveiro durante a onda de calor marinho sem precedentes
- Lançamento bem-sucedido do replantio de corais resilientes














