fbpx
Notícias

MSC Foundation esteve na Monaco Ocean Week para falar da conservação dos oceanos

Ocean Cay foi um dos grandes temas abordados

A MSC Foundation associou-se à IUCN pela segunda vez na Monaco Ocean Week, a 19 de Março, para co-organizar, com a Fundação Velux e a Filantropia Cortes Solari, uma discussão com várias partes interessadas sobre a concretização do potencial da filantropia para a conservação dos oceanos.

Na sequência dos comentários de abertura realizados pela sua Alteza Real, Principe Alberto II do Mónaco, sobre a temática dos desafios locais de importância nacional, a MSC Foundation expôs os seus compromissos para com a restauração e conservação dos recifes de coral nas Bahamas no âmbito do seu Programa Super Coral. A Diretora Executiva Daniela Picco sublinhou o valor dos seus parceiros institucionais, académicos e do MSC Group e o investimento a longo prazo em estudos científicos e de investigação sólidos para estabelecer o viveiro de coral elkhorn que se encontra seriamente em risco de extinção. A taxa de sobrevivência de 100% destes fragmentos de coral após uma onda de calor marinho nas Bahamas no Verão de 2023 é um sinal promissor de resiliência térmica, dando esperança aos recifes de coral na região.

MSC Seashore em Ocean Cay MSC Marine Reserve

Como uma fundação relativamente jovem que incorpora a história e experiência marítima do MSC Group e a perspetiva da família fundadora sobre as gerações futuras, é fundamental estar ativo nestas discussões globais entre especialistas locais e internacionais, a comunidade cientifica, autoridades públicas, associações e o setor privado no espírito de intercâmbio, experimentação e abertura”, afirmou Daniela Picco, Executive Director da MSC Foundation. “A Fundação uniu forças com a IUCN há um ano e está a apoiar os 100 cientistas de 30 países envolvidos na análise cientifica rigorosa de mais de 850 espécies de corais em todo o mundo, necessária para atualizar a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. Temos um programa dedicado nas Bahamas para causar impacto a nível nacional.”

A Fundação iniciou a fase de conceção do seu Programa Super Coral para restaurar os recifes de coral da ilha de Ocean Cay em 2019, o mesmo ano em que a MSC Cruzeiros concluiu a sua remodelação para os passageiros dos cruzeiros. Em colaboração com o governo das Bahamas, as principais universidades, cientistas marinhos e conservacionistas, a restauração dos ecossistemas da ilha pela MSC Cruzeiros envolveu a remoção de 7.500 toneladas de sucata e a plantação de cerca de 5.000 árvores e 75.000 plantas, flores e arbustos indígenas e uma rápida avaliação ambiental dos recifes de coral da Ocean Cay.

Leia também  PortMiami já tem ligação elétrica a terra

Testemunhei em primeira mão e fiz parte da transformação da Ocean Cay, de um terreno baldio industrial para uma ilha cheia de vida. A visão ambiental e o compromisso da MSC Cruzeiros em cumprir os padrões para a restauração da ilha são incomparáveis na região”, afirmou o Dr. Owen O’Shea, MSC Foundation’s Marine Programme & Research Manager. Implementado no terreno desde 2022, o nosso Programa Super Coral está comprometido com as futuras gerações de bahameses e com os cientistas marinhos à volta da Ocean Cay. A sua designação pela Mission Blue e pela Dra. Sylvia Earle como um “Hope Spot” em dezembro de 2022, entre mais de 150 outros locais cientificamente reconhecidos como críticos para a saúde do oceano, é uma conquista significativa.”

Os nossos oceanos fornecem grande parte dos alimentos de que a humanidade necessita, 50% do oxigénio que respiramos e regulam o nosso clima e a resposta do planeta às alterações climáticas. Os ecossistemas marinhos mais diversos são os recifes de coral, que sustentam pelo menos 25% de todas as espécies existentes nos nossos oceanos. “Estamos muito satisfeitos por termos identificado uma elevada resiliência térmica em algumas populações genéticas de corais, por termos desenvolvido técnicas para cultivar corais em viveiros de águas abertas e iniciado testes de métodos para plantar esses corais no meio ambiente”, disse David Smith, PHD, Professor of Marine Biology, University of Essex (UK) e Chief Scientific Advisor na MSC Foundation’s Advisory Board.

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Share this