O MSC Euribia completará uma viagem com zero emissões na sua primeira viagem de Saint Nazaire a Copenhaga, utilizando bio-Lng, através de um sistema de balanço de massa, o método mais económico e do ponto de vista ambiental mais eficiente de fornecer os benefícios do biogás renovável.
O MSC Euribia pode ser movido a Gás Natural Liquefeito (LNG) , que praticamente elimina óxidos de enxofre e partículas e reduz os óxidos de nitrogénio em 85%. Também reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 20% (numa base equivalente de C02).
O LNG é um combustível de transição: a tecnologia dos motores de bordo e os sistemas de combustível já podem utilizar atualmente o LNG biológico e sintético. No futuro, o design do navio pode acomodar retrofits, permitindo que os nossos navios movidos a LNG operem utilizando metanol verde. A MSC Cruzeiros está comprometida com a implementação de combustíveis renováveis e com a aceleração da transição energética para zero emissões.
Eficiência energética
O MSC Euribia é o navio de cruzeiro com maior eficiência energética de todos os tempos. O MSC Euribia alcançará um Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI) da IMO 55% melhor do que o exigido atualmente e espera-se que seja o navio de cruzeiro com melhor desempenho do mundo na altura do seu lançamento. O MSC Euribia emitirá até menos 19% emissões de gases de efeito estufa por passageiro por dia do que os seus navios-irmãos que usam combustíveis marítimos convencionais. O MSC Euribia emitirá até 44% menos de emissões de gases de efeito estufa por passageiro por dia do que os navios construídos há apenas 10 anos.
Instalações avançadas de tratamento de águas e resíduos:
As águas residuais são tratadas com uma qualidade muito elevada, com um padrão muito superior ao de muitos sistemas municipais de tratamento de águas residuais em terra, em todo o mundo. A nossa tecnologia vai ao encontro dos mais rígidos padrões internacionais da IMO- incluindo o chamado Padrão Báltico. Os sistemas avançados e gestão de resíduos para reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos gerados a bordo.
A MSC Cruzeiros está comprometida em ser uma marca com zero emissões de gases com efeito estufa até 2050.
A intensidade das emissões das nossas operações com navios diminuiu 33,5% desde 2008 e alcançaremos uma redução de 40% antes da meta IMO para 2030. Atingir zero emissões exigirá mais do que encontrar mais eficiências operacionais: estamos a adotar novas tecnologias e a mudar para combustíveis renováveis e sem carbono.
Estamos a trabalhar com fornecedores de combustível e outros na implementação de combustíveis sustentáveis, como os biocombustíveis avançados e o biogás. Olhando para o futuro, o hidrogénio verde e o metanol verde provavelmente contribuirão para a nossa descarbonização, assim como os combustíveis eletrónicos sintéticos. O nosso foco é o desenvolvimento de soluções escaláveis que possam ser utilizadas universalmente.
Características e tecnologias ambientais do MSC Euribia
- Arqueação Bruta: 184 011 GT
- Comprimento: 331 m
- Largura: 43 m
- Altura: 73,6 m
- Capacidade de passageiros: 6 334
Motores e combustíveis:
- Quatro motores Wärtsilä Dual Fuel: 2 x 16V46DF 3 2 x 12V46DF
- Motores capazes de funcionar com Gás Natural Liquefeito (LNG) e com gasóleo marítimo com baixo teor de enxofre (MGO)