fbpx
MSC Cruzeiros

MSC Cruzeiros vence prémio de Proteção do Meio Ambiente e apresenta Relatório de Sustentabilidade 2019

MSC Divina em Ocean Cay
Receba as minhas novidades sobre cruzeiros no WhatsApp! Abrir

O programa de Sustentabilidade líder da indústria da MSC Cruzeiros foi reconhecido pela Associação Norte-Americana de Proteção do Meio Ambiente (NAMEPA) nos prémios Marine Environment Protection Awards 2020, tendo sido distinguido na categoria de Indústria Marítima.

Este reconhecimento enaltece o trabalho ambiental multifacetado da MSC Cruzeiros e reconhece três feitos importantes de sustentabilidade alcançados em 2019:

  • o início da construção do MSC World Europa, o primeiro de nove navios de última geração movidos a LNG a juntar-se à frota da companhia na próxima década;
  • a restauração da Ocean Cay MSC Marine Reserve nas Bahamas ao seu estado original;
  • as etapas significativas levadas a cabo para eliminar gradualmente os objetos de plástico de utilização única em toda a frota.

Em simultâneo, a MSC Cruzeiros publicou recentemente o seu Relatório de Sustentabilidade 2019. Com base nas ambições a longo prazo da companhia, o relatório destaca a visão da MSC Cruzeiros em tornar-se num líder ambiental no sector marítimo a nível global, projeta o caminho para a companhia alcançar cada vez mais um futuro sustentável e resume os principais feitos de sustentabilidade alcançados no ano passado.

 

O programa de sustentabilidade da MSC Cruzeiros é estruturado em torno de quatro principais pilares: Planeta, Pessoas, Lugares e Provimento. Isto traduz-se num esforço para melhorar de forma continua o desempenho ambiental da frota; numa preocupação para com todos os colaboradores promovendo a diversidade e a inclusão; trabalhar para assegurar que o impacto nas comunidades costeiras que a MSC Cruzeiros alcança permaneça positivo; e num fornecimento responsável dos produtos e serviços que a companhia adquire.

Os feitos significativos em Sustentabilidade em 2019 da MSC Cruzeiros incluem o seguinte:

  • Início da construção do MSC World Europa, o primeiro navio movido a LNG da Companhia. Com emissões significativamente reduzidas, o navio irá incorporar um processo inovador de tecnologia de células de combustível de óxido sólido para promover ainda mais o desenvolvimento desta tecnologia avançada para os esforços de descarbonização;
  • A inauguração da Ocean Cay MSC Marine Reserve, nas Bahamas, transformada de um antigo local de extração de areia num destino com sustentabilidade na sua essência. A MSC Cruzeiros  está, neste momento, a trabalhar para criar um viveiro de corais e um laboratório marinho na ilha como apoio ao restabelecimento dos corais e da vida selvagem oceânica em redor da ilha. Quando concluídos, estes dois projetos tornar-se-ão num característica fulcral da experiência dos hóspedes na ilha;
  • Este ano, também testemunhou os esforços da recém-inaugurada MSC Foundation ao tornar-se num factor chave e um importante veículo para canalizar os esforços de caridade da MSC Cruzeiros e para melhorar ainda mais o relacionamento com as comunidades que sua frota visita. Durante o furacão Dorian nas Bahamas, em Agosto e Setembro, a MSC esteve presente a prestar auxilio humanitário, entregando mais de 250 contentores de mercadorias, incluindo água, arroz, geradores e materiais de construção;
  • Com o crescimento da companhia em 2019, aumentou também o número e a diversidade de funcionários da MSC Cruzeiros. Mais de 8.000 homens e mulheres  juntaram-se à família MSC Cruzeiros em 2019, de 124 nacionalidades. Além da proteção do meio ambiente, sustentabilidade também significa apoiar as pessoas que trabalham com a indústria e optam por viajar no sector, bem como as comunidades e locais cujos navios visitam e com as quais fazem negócios.

Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, afirmou: “É uma enorme honra receber este prémio, que reconhece os nossos esforços contínuos para alcançar um futuro de impacto zero. Como companhia, estamos inequivocamente comprometidos em proteger o meio ambiente, as comunidades costeiras que visitamos e todos os nossos funcionários. A nossa visão a longo prazo é a de nos tornarmos líderes ambientais no sector marítimo a nível geral. Estamos a fazê-lo constantemente, ao tomar medidas para diminuir o impacto ambiental da nossa frota e a investir no desenvolvimento acelerado de tecnologias e soluções ambientais de última geração.”

Antes de começarem a navegar, todas as novas construções da MSC Cruzeiros são equipadas com algumas das mais recentes tecnologias e soluções ambientais disponíveis para minimizar o impacto ambiental. Estes sistemas são atualizados regularmente ao longo do tempo de vida do navio e, inclusive, substituídos por soluções mais recentes durante as paragens em docas secas.

Em termos de emissões atmosféricas, isto inclui a implementação de sistemas híbridos de limpeza de gases de exaustão (EGCS) e sistemas de redução catalítica selectiva (SCR) para minimizar óxidos de enxofre (SOx), óxidos de nitrogénio (NOx) e partículas no ponto de escape. Todos os navios que foram entregues a partir de 2017, estão também equipados com  recursos “cold ironing” para ligação às redes de energia locais enquanto estão atracados, resultando numa forte redução das emissões atmosféricas enquanto o navio está no porto.

Leia também  MSC Cruzeiros propõe Cruzeiros no Halloween com festas temáticas a bordo

Em relação à gestão de águas residuais, os navios da MSC Cruzeiros estão equipados com sistemas de tratamento avançados que transformam água negra em água com qualidade quase de torneira, sistemas de tratamento de água de lastro e plantas de produção de água doce capazes de produzir água potável suficiente para cobrir as necessidades do navio.

Os navios da MSC Cruzeiros também incorporam algumas das mais recentes soluções de eficiência energética de modo a diminuir o consumo de combustível. Isto inclui a utilização generalizada de iluminação LED, sistemas inteligentes de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) e circuitos de recuperação de calor, apenas para destacar alguns. Neste contexto, a MSC Cruzeiros definiu uma meta ambiciosa de redução do consumo de combustível em 2,5% anualmente, o que visa melhorar o desempenho e alcançar uma redução substancial de emissões atmosféricas.

A MSC Cruzeiros está a preparar-se para receber o MSC Virtuosa e o MSC Seashore no primeiro semestre de 2021. Ambas os navios apresentarão a gama de tecnologias e soluções ambientais acima mencionadas e estarão entre os navios de cruzeiro mais ecológicos e eficientes da companhia.

Em 2022 a MSC Cruzeiros irá inaugurar o MSC World Europa, o primeiro de até nove navios de cruzeiro de última geração movidos a LNG, que deverão juntar-se à frota da companhia na próxima década. O LNG é o combustível mais limpo disponível de momento para o sector do transporte marítimo. Quando comparado ao habitual combustível marítimo, o LNG atinge reduções substanciais de emissões atmosféricas em termos de SOx, NOx, partículas e dióxido de carbono (CO2).

O MSC World Europa também apresentará um novo sistema de demonstração de 50 quilowatts que incorpora a tecnologia de célula de combustível de óxido sólido (SOFC) que utilizará LNG para produzir eletricidade e calor a bordo. Isto proporciona um potencial para redução das emissões de gases de efeito de estufa em cerca de 30% em comparação com os motores convencionais de LNG, sem NOx, SOx ou emissões de partículas finas. O LNG tem também a vantagem de ser compatível com outros combustíveis com baixo teor de carbono tais como metanol, amoníaco e hidrogénio.

A MSC Cruzeiros anunciou, também, em Julho deste ano que estaria a investir no Estaleiro Palumbo em Malta para potencialmente disponibilizar tecnologia de última geração,  permitindo a manutenção de navios movidos a LNG no Mediterrâneo. Mais uma prova do objetivo da MSC Cruzeiros em ser líder no sector a este respeito.

Em termos de emissões de gases de efeito de estufa, em sintonia com a visão da Organização Marítima Internacional para a descarbonização do sector marítimo, a meta da MSC Cruzeiros é reduzir a intensidade de carbono da sua frota em 40% até 2030, relativamente a uma linha de base de 2008. Tendo já alcançado uma melhoria em 28%, o nosso objetivo é atingir mais 12% nos próximos dez anos.

Linden Coppell, Sustainability Director da MSC Cruises, comentou: “O nosso Relatório de Sustentabilidade 2019, confirmando as nossas prioridades e acções, não apenas no apoio às ambiciosas metas de redução de carbono da indústria de transporte marítimo, coloca a sustentabilidade inequivocamente no centro das nossas actividades. Esperamos implementar os objectivos estabelecidos e continuar o percurso da MSC Cruzeiros em direcção à liderança ambiental no sector marítimo a nível mundial. ”

Em 2019, a indústria marítima global também reconheceu os esforços de sustentabilidade de longa data da MSC Cruzeiros com a atribuição do Neptune Award “Greenest Shipowner of the Year 2019” numa cerimónia realizada no Fórum Global de Transportes e Portos Sustentáveis, que decorreu em Copenhaga. Em 2020, além do reconhecimento da NAMEPA, a MSC Cruzeiros também recebeu também o prémio Porthole Reader’s Choice para a companhia de cruzeiros mais ecológica.

Pierfrancesco Vago concluiu: “Na MSC Cruzeiros, a nossa prioridade são o mar e os oceanos. E como uma empresa familiar, sempre demos prioridade às questões a longo prazo em detrimento do curto prazo. Apesar dos desafios que nossa a indústria enfrenta neste momento, os nossos olhos permanecem fixos nas nossas ambições ambientais a longo prazo.”

Fale com um Especialista!
Peça um Orçamento a uma agência que não seja apenas especialista, mas que também faça regularmente cruzeiros!
Veja Como Aqui

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Share this

Quer vir connosco à Islândia a bordo do Celebrity Silhouette?