A indústria marítima global reconheceu os esforços de sustentabilidade de longa data da MSC Cruzeiros com o ‘Greenest Shipowner of the Year’ Neptune Award 2019. O prémio foi apresentado no Fórum Global de Transportes e Portos Sustentáveis, em Copenhaga, na Dinamarca.
Este galardão é concedido anualmente a uma companhia de navegação que demonstrou excelência na redução do impacte ambiental da operação diária da sua frota, implementando tecnologias e práticas de última geração, que impulsionam o sector marítimo em direção a um futuro sustentável.
Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, comentou, “Estou particularmente satisfeito pelo facto dos nossos colegas de toda a indústria naval terem reconhecido o nosso compromisso permanente e de longa data de proteger o ambiente em que operamos, com especial atenção para as comunidades das cidades portuárias onde os nossos navios fazem escala. O nosso percurso tem sido – e continuará a ser – baseado em factos de melhoria contínua, com o enfoque na minimização e redução contínua da pegada ambiental das nossas operações – tanto no mar, como em terra. Desde a redução de emissões até à eficiência energética e à gestão de resíduos e das águas residuais, estamos a equipar e a modernizar toda a nossa frota com algumas das mais recentes soluções disponíveis no mercado, enquanto impulsionamos o desenvolvimento – e o investimento – em tecnologias cada vez mais avançadas.”
O Comandante Minas Myrtidis, Vice President Environmental Operations & Compliance da MSC Cruises, recebeu o prémio em Copenhaga, enquanto participava no Fórum Global de Transportes e Portos Sustentáveis. O Comandante mencionou: “É uma verdadeira honra receber este prémio em nome da MSC Cruzeiros. Dia após dia, desenvolvemos e implementamos novas tecnologias, políticas e práticas ambientais para melhorar continuamente o nosso desempenho ambiental.”
Tendo embarcado num progresso de melhoria contínua para alcançar o “impacto zero” no futuro, a MSC Cruzeiros tem avançado com inúmeras iniciativas de forma a continuar a minimizar o seu impacto no meio ambiente, através do desenvolvimento e implementação de tecnologias marítimas para preservar e proteger o meio ambiente em toda a sua frota.
O principal enfoque diz respeito à melhoria da qualidade das emissões atmosféricas, pelo que 74% da capacidade de passageiros da MSC Cruzeiros já está abrangida por sistemas híbridos inovadores de limpeza de gases de exaustão. Toda a frota estará equipada com estes sistemas até 2021.
A MSC Cruzeiros está também a fazer um investimento de 5 mil milhões de euros em cinco navios movidos a Gás Natural Liquefeito (LNG) que serão inaugurados entre 2022 e 2027. Além disso, todos os navios de cruzeiro da companhia lançados a partir de 2017 estão aptos a “ligar-se” à rede elétrica local em cada porto. A companhia está preparada para instalar essa tecnologia em navios anteriores, assim que a energia dos cais se torne amplamente disponível nos diferentes portos de cruzeiro.
Há mais de 10 anos, a MSC Cruzeiros equipou os seus navios com sistemas avançados de tratamento de águas residuais que purificam essas mesmas águas residuais praticamente até à qualidade da água da torneira. Todos os navios da frota estão equipados com sistemas modernos para reduzir, reciclar e reutilizar resíduos sólidos. Além disso, foi eliminada uma extensa gama de itens de plástico de uso único a bordo.
Os Neptune Awards foram criados por ALJ Groups para reconhecer as organizações e indivíduos mais dedicados à navegação sustentabilidade. Os nomeados são sugeridos online por profissionais da comunidade marítima que representam companhias de navegação, portos e fabricantes. Os vencedores finais são seleccionados através do voto de 150 executivos marítimos de alto nível ao longo de várias reuniões à porta fechada.