A MSC Cruzeiros escolheu o Dia Mundial dos Oceanos para publicar o seu Relatório de Sustentabilidade 2021. Embora o ano passado tenha sido novamente marcado pelos desafios trazidos pela pandemia, a MSC Cruzeiros fez progressos significativos nas suas práticas de sustentabilidade.
O Plano de Ação de sustentabilidade da MSC Cruzeiros desenvolvido com o envolvimento ativo de colaboradores e stakeholder, estabelece seis fluxos de trabalho principais em toda a empresa: transição para zero emissões, escrutínio da utilização de resíduos e desperdício, apoiar as nossas pessoas, investimento em turismo sustentável, construção de terminais mais ecológicos e aprovisionamento realizado de forma sustentável.
As ações inseridas no âmbito do plano são acompanhados por objetivos, com metas mensuráveis. Sempre que possível, eles alinham-se com as métricas relevantes aprovadas pela indústria. Estes seis principais eixos de trabalho enquadram-se nas quatro áreas de foco de sustentabilidade da empresa: Planeta, Pessoas, Local e Aprovisionamento.
O Conselho Consultivo de Sustentabilidade da Cruise Division do MSC Group, que inclui a marca MSC Cruzeiros é presidido pelo Presidente Executivo Pierfrancesco Vago, com a responsabilidade por garantir a relevância continua da estratégia de sustentabilidade e por rever os progressos, orientado e apoiado pela equipa de sustentabilidade.
Pierfrancesco Vago, Executive Chairman of the MSC Group’s Cruise Division, afirmou: ”Apesar de termos passado por uma extraordinária turbulência nos últimos dois anos, mantivemos o foco em práticas de negócio sustentáveis e na proteção dos nossos passageiros, colaboradores e as comunidades nas quais operamos. Hoje, mais do que nunca, reconhecemos a importância vital do nosso meio ambiente e de um planeta saudável e viável. Estamos comprometidos em alcançar a nossa meta de longo prazo de zero emissões até 2050 e estamos numa fase avançada tendo em vista alcançar esse objetivo”.
“Ao mesmo tempo, como companhia e como sector, estamos a investir fortemente no desenvolvimento acelerado de tecnologias e soluções ambientais que ainda não existem para tornar esses objetivos alcançáveis. Deve-se reconhecer que, para esse esforço, também precisamos do envolvimento total dos governos e outras entidades públicas e privadas para garantir, por exemplo, que as infraestruturas adequadas existem em terra e que os combustíveis verdes estão disponíveis em escala para os nossos navios em todo o mundo. Isso não podemos fazer sozinhos”.
Linden Coppell, MSC Cruises’ Sustainability Director, acrescentou, “A adequação e relevância da nossa estratégia de sustentabilidade e planos de ação foram confirmados através de uma avaliação de materialidade que exige o envolvimento de colaboradores, passageiros e stakeholders externos, ajudando-nos a priorizar os nossos tópicos de sustentabilidade. Para cada um deles, estabelecemos métricas claras para medir o progresso. Através dos nossos futuros Relatórios de Sustentabilidade anuais seremos responsabilizados pela concretização dos nossos objetivos”.
Em 2021, foram alcançados progressos em todas as áreas do Plano de Ação de Sustentabilidade da MSC Cruzeiros, e estes são os destaques:
PLANETA
Transição para as zero emissões
As eficientes operações de energia em toda a nossa frota apoiam a nossa jornada tendo em vista as zero emissões. Em 2021, realizámos testes avançados de medidas de eficiência energética no MSC Grandiosa, reduzindo as emissões em 8% em comparação com o design do projeto. Estamos comprometidos em replicar essas medidas em toda a restante frota.
O nosso objetivo é limitar as emissões de SOx, NOx e partículas, particularmente nos portos. Até ao final de 2021, 14 dos nossos navios estavam equipados com sistemas híbridos de limpezas de gases de escape, reduzindo o SOx em 98%. Os nossos três navios mais recentes possuem conversores catalíticos seletivos, que convertem o NOx em nitrogénio inofensivo e água.
Até ao final de 2021, sete dos nossos 19 navios, incluindo todos os nossos novos navios, foram equipados com capacidade de energia em terra. Isto permite que os motores a bordo sejam desligados, reduzindo as emissões. Estamos comprometidos em utilizar estes sistemas sempre que haja energia em terra disponível.
Um passo fundamental na nossa jornada rumo às zero emissões é colaborar com fornecedores de tecnologia para apoiar e testar novos sistemas de energia, bem como novos combustíveis com emissões mais baixas ou zero. Também estamos a trabalhar em estreita colaboração com os governos para incentivar medidas políticas eficazes de apoio a uma transição à escala industrial.
A velocidade tem um grande impacto nas emissões. Em 2021, realizámos uma revisão minuciosa dos nossos itinerários, resultando numa redução de velocidade média superior a dois nós, em relação a 2019.
Análise de utilização de recursos e desperdício
O nosso objetivo é reduzir a procura de água a bordo em 3% por ano para cada navio, com uma combinação de monitorização da utilização, adaptação de tecnologias de poupança de água adequadas, e formação e educação da tripulação.
Todos os navios da MSC Cruzeiros estão equipados com sistemas de tratamento de águas de lastro aprovados e certificados. Em 2021, 100% da água de lastro foi filtrada e tratada com UV antes de ser descarregada no mar, para garantir que não contém organismos aquáticos nocivos e agentes patogénicos que podem prejudicar o meio ambiente local.
PESSOAS
Apoiar as nossas pessoas
Em 2021, continuamos a investir no bem-estar dos nossos colaboradores, tanto a bordo como em terra, mantendo-os seguros e apoiando-os física e mentalmente. Apesar da pandemia em curso, também mantivemos os nossos extensos programas de formação, garantindo que as nossas equipas estejam em conformidade com os sistemas obrigatórios e preparadas para a introdução de novas tecnologias e mudanças futuras. Também continuamos comprometidos em construir uma cultura de trabalho saudável e diversificada em toda a empresa.
LOCAL
Investir em turismo sustentável
A nossa equipa de excursões em terra trabalhou com operadores turísticos para identificar excursões baseadas em fortes princípios de sustentabilidade. Conhecidas como “Protectours”, essas excursões são especificamente concebidas para educar os nossos passageiros. Cerca de 70% desses tours incluem transporte de baixo impacto, incluindo a pé, de bicicleta ou de caiaque, e muitos contribuem diretamente para o meio ambiente através do apoio à proteção das espécies ou do habitat.
Fizemos uma parceria com a Travelife para oferecer formação e capacitação para todos os operadores turísticos com quem trabalhamos. A Travelife é uma iniciativa para empresas de turismo comprometidas com a sustentabilidade: os seus indicadores especializados, baseados nos critérios do Global Sustainable Tourism Council´s Industry Standard, concentram-se no impacto da cadeia de fornecimento e nas responsabilidades dos operadores turísticos.
Estamos empenhados em desempenhar plenamente o nosso papel na proteção dos ecossistemas naturais, apoiando iniciativas que promovam o turismo responsável e sustentável. Através da MSC Foundation, a proteção da vida selvagem e a regeneração dos habitats – principalmente para espécies oceânicas- estão a ser apoiadas, incluindo á volta do nosso destino insular, Ocean Cay. Em 2021, também começámos a trabalhar com várias ONG´s para identificar novas maneiras de evitar as colisões com baleias.
Construção de terminais mais ecológicos
Em 2021, continuámos a investir em novas instalações de terminais sustentáveis e o trabalho progrediu em vários destes. O Terminal de Cruzeiros de Durban, na África do Sul, tornou-se operacional em Dezembro de 2021. Foi o primeiro porto sul-africano a retomar os itinerários da MSC Cruzeiros desde o inicio da pandemia. A construção do novo terminal da MSC Cruzeiros em Miami começou no Verão de 2021 com um sistema abrangente de gestão ambiental e social implementado para a construção e subsequente operação do terminal. Um terceiro novo terminal da MSC Cruzeiros está em construção em Barcelona e deverá estar operacional em 2023.
Estamos empenhados em obter a certificação LEED para todos os novos terminais em que investimos. O LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) é um sistema global de classificação de edifícios verdes amplamente utilizados. Os seus rigorosos sistemas baseados em pontuação garantem altos níveis de eficiência na conceção e na operação do edifício.
APROVISIONAMENTO
Aprovisionamento de forma sustentável
Em 2021 criámos um novo comité interno dedicado a garantir que a nossa abordagem nas aquisições tem um impacto positivo na sociedade e minimiza os danos para o ambiente. É composto por chefes de aquisição, logística e sustentabilidade e reúne-se a cada dois meses para rever as normas operacionais em toda a nossa cadeia de fornecimentos e identificar oportunidades específicas para mudanças positivas.