fbpx
MSC Cruzeiros

MSC Cruzeiros lança campanha de TV “Descubra o futuro dos cruzeiros” sobre o MSC World Europa e MSC Euribia

Veja o video da campanha que já passa na TV, mas também nos meios de comunicação digitais e sociais e ainda na rádio

A MSC Cruzeiros lançou uma nova campanha intitulada “Descubra o futuro dos cruzeiros” que será lançada em mais de 30 países através de uma campanha de marketing global multicanal, incluindo TV, meios de comunicação digitais e sociais e ainda na rádio. Com esta nova campanha, a MSC Cruzeiros mostrará como a sustentabilidade está no centro das suas atividades diárias e da sua estratégia de crescimento de longo prazo.

O conceito da campanha centra-se na questão: como será o futuro dos cruzeiros? Esta questão é o motor de toda a campanha. O conceito criativo e distinto está relacionado com o compromisso da MSC Cruzeiros em ser o futuro dos cruzeiros, mostrando o desempenho ambiental da frota com vislumbres da vida a bordo, de uma forma calorosa, encantadora e envolvente. Desde as tecnologias sustentáveis integradas nos navios da companhia, passando pelos espetáculos e entretenimento únicos, até aos conceitos inovadores de restauração, a MSC Cruzeiros está a alargar os limites da experiência de férias no mar.

O spot televisivo foi filmado a bordo do primeiro navio da MSC Cruzeiros movido a LNG e o mais avançado em termos ambientais até à data, o MSC World Europa, que foi inaugurado no final do ano passado. Embora se concentre em algumas das tecnologias e soluções ambientais exclusivas deste novo navio, a campanha também demonstra o compromisso e progresso em termos de sustentabilidade em toda a frota. É também a primeira campanha na indústria que se centra diretamente no compromisso de sustentabilidade de uma marca e a torna central no seu envolvimento com os consumidores, agentes de viagem e outros “stakeholders “da sociedade em geral.

Em Portugal, a campanha estará a partir de hoje, dia 30 de janeiro, na televisão portuguesa, meios de comunicação digitais e sociais e ainda na rádio.

Liderando a indústria para um futuro sustentável

MSC World Europa

Com mais de 300 anos de história marítima, o MSC Group e a sua Cruise Division mantêm há muito uma relação especial com o nosso planeta azul e têm um compromisso fundamental para proteger e preservar os oceanos e o meio ambiente em geral. “Realizar um cruzeiro já é uma das melhores opções de férias oferecidas hoje em dia aos consumidores, mas muitos dos nossos passageiros não se apercebem que existem questões ligadas à sustentabilidade a ter em conta. Há muito tempo que nos concentramos firmemente em práticas empresariais sustentáveis e ambientalmente responsáveis e na proteção dos passageiros, colaboradores e comunidades nas quais operamos.

Hoje mais do que nunca, marcas como a MSC Cruzeiros reconhecem a importância vital de cuidar do ambiente e de uma planeta saudável e viável, e é por isso que pensamos ser importante assumirmos um papel de liderança e fazermos dos nossos compromissos de sustentabilidade um elemento chave do nosso discurso com os consumidores e com a sociedade em geral. A sustentabilidade na MSC Cruzeiros é central para o ADN da marca e para a forma como operamos como companhia”, diz Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Cruise Division do MSC Group.

Isto reflete-se no Plano de Ação de Sustentabilidade da MSC Cruzeiros, que estabelece seis fluxos de trabalho fundamentais em todo o negócio: transição para as zero emissões, escrutínio da utilização e desperdício de recursos, apoio às pessoas, investimento em turismo sustentável, construção de terminais mais ecológicos e aquisição sustentável. As ações do plano são acompanhadas de objetivos, com metas mensuráveis.

Há muitos anos que temos vindo a investir fortemente em soluções e tecnologias que reduzem de forma continua e progressiva a nossa pegada ambiental. De 2017 a 2023, investimos mais de 8 mil milhões de euros numa frota mais moderna e eficiente, com dez novos navios cada um progressivamente mais avançado do ponto de vista ambiental do que o anterior. A nova campanha de marca da MSC Cruzeiros é uma ferramenta vital para explicar aos consumidores e outros stakeholders como o nosso compromisso com a sustentabilidade se articula nos nossos navios e nos nossos negócios e como é central em tudo o que fazemos”, acrescenta Pierfrancesco Vago. Os esforços da Cruise Division até ao momento contribuíram para uma redução de intensidade de carbono de 35% desde 2008, colocando-a numa boa posição para ir ao encontro da meta da IMO em toda a indústria de uma redução de intensidade de 40% até 2030.

Um ambicioso plano para atingir as zero emissões até 2050

A Cruise Division do MSC Group está firmemente empenhada em alcançar o seu objetivo a longo prazo de operações de cruzeiro de impacto zero até 2050 e está num bom caminho para atingir esse objetivo. “Já eliminámos virtualmente as emissões como SOx e NOx das nossas operações e agora estamos concentrados em reduzir as emissões de carbono com o LNG. É o combustível com emissões de carbono mais baixas disponíveis em escala. Já temos um navio a utilizá-lo e mais dois em construção, estando o terceiro planeado para minimizar o deslizamento do metano e, assim, reduzir ainda mais as emissões globais de gases com efeito de estufa ao utilizar LNG ”, afirmou Linden Coppell, Vice President of Sustainability & ESG da Companhia. “ Este é o primeiro passo no nosso caminho que envolve a transição para o LNG a curto prazo, baixo carbono a médio prazo e combustíveis com zero carbono, incluindo o LNG sintético e bio e o metanol sintético e bio, a longo prazo. Como os combustíveis com baixo teor de carbono ainda não estão disponíveis em quantidades significativas, estamos a ajudar a acelerar o seu desenvolvimento e escala através dos nossos investimentos em navios cada vez mais avançados e tecnologias ambientais relacionadas. Com cada novo navio de cruzeiro construído, a MSC Cruzeiros introduz e testa novas soluções técnicas que podem utilizar estes combustíveis, proporcionando assim o incentivo necessário aos fornecedores de combustível e aos governos responsáveis pelo fornecimento, mostrando-lhes que estamos prontos e desejosos por combustíveis com baixo teor de carbono e carbono zero” acrescenta Linden Coppel.

Entregue em Outubro de 2022, o MSC World Europa é o primeiro navio da MSC Cruzeiros movido a LNG. Em comparação com os combustíveis marítimos padrão, o LNG praticamente elimina as emissões de partículas poluentes do ar, incluindo óxidos de enxofre e partículas finas, reduz fortemente os óxidos de nitrogénio e já alcança uma redução de C02 de até 25%. O LNG abre efetivamente o caminho para a adoção de combustíveis de carbono de baixo e nulo teor líquido, tais como o biogás e o LNG sintético e, em última análise, o hidrogénio verde e permite o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, tais como as células de combustível.

Com este navio, a Cruise Division do MSC Group está a testar uma tecnologia de células de combustível de óxido sólido que oferece o potencial de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em comparação com os motores convencionais de combustão interna. A Cruise Division pretende fazer mais avanços com esta tecnologia em futuros novos navios e aumentar a utilização de células de combustível.

O segundo navio a LNG da MSC Cruzeiros, MSC Euríbia, será entregue em Junho de 2023, enquanto o terceiro, MSC World America, está atualmente a ser construído e será entregue em 2025.

Leia também  MSC Cruzeiros inclui voos de Lisboa para o MSC Euribia e MSC Poesia nos Fiordes da Noruega
MSC Euribia

Progresso consistente em várias áreas

Enquanto essas grandes transições acontecem, a MSC Cruzeiros está a dar passos importantes para reduzir a sua dependência energética, incluindo a digitalização, otimização de rotas e a introdução de uma ampla gama de tecnologias ambientais de poupança de energia.

Estamos continuamente a otimizar a utilização de energia a bordo através de soluções específicas e altamente inovadoras, incluindo sistemas de ventilação inteligentes e sistemas avançados de ar condicionado, com circuitos de recuperação de energia, que permitem uma distribuição eficaz de calor e frio. Os nossos navios recolhem e transmitem milhares de conjuntos de dados diferentes para equipas especializadas dedicadas em terra. Esses dados são usados para entender melhor como os navios operam e para otimizar continuamente o uso de energia e melhorar a eficiência em todas as áreas de operações”, afirmou Linden Coppell.

A iluminação dos novos navios é fornecida por LED de eficiência energética, enquanto o sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado se ajusta automaticamente ao clima e ao número de passageiros a bordo. Para além disso, o desempenho hidrodinâmico é otimizado através de medidas de reescalonamento da hélice e de redução do arrasto. Os cascos dos navios também são revestidos com tintas especiais que retardam o crescimento de organismos marinhos, reduzindo assim o arrasto e melhorando a eficiência energética.

A tecnologia “shore power” foi instalada em todos os navios da MSC Cruzeiros como equipamento padrão desde 2017 e juntamente com o retrofit cobriu 65% da capacidade total da frota no final de 2022. Navios adicionais serão adaptados à medida que os portos dos seus itinerários estiverem a disponibilizar energia em terra. A MSC Cruzeiros está empenhada em usar sempre energia da costa onde quer que esteja disponível.

Os sistemas híbridos de limpeza de gases de escape (EGCS) estão instalados na maioria dos navios da frota, o que reduz as emissões de óxidos de enxofre (SOX) em 98%. Os sistemas de redução catalítica seletiva (SCRS) estão instalados nos navios mais novos, que reduzem as emissões de óxido de nitrogénio (NOX) em até 90%. Para além disso, todos os navios movidos a LNG resolverão imediatamente a questão das emissões de NOX ao mesmo nível alcançado pelo SCR, constituindo assim outra vantagem significativa do LNG em relação ao combustível marítimo fóssil tradicional.

Os Diretores de Conformidade Ambiental a bordo gerem uma equipa dedicada de gestão de resíduos, que é responsável por recolher, segregar e armazenar com segurança resíduos e materiais recicláveis, incluindo plásticos, papel e cartão, vidro, alumínio e outras sucatas. Os materiais depositados a bordo são compactados, separados ou incinerados, e os resíduos segregados e residuais são cuidadosamente entregues em instalações de receção portuária dedicadas para reciclagem ou eliminação. Ao se envolver com os seus fornecedores, a MSC Cruzeiros reduziu consideravelmente o desperdício de embalagens, através de um design de embalagem mais inovador.

Poupar e tornar-se independente da água é também uma área chave. Os navios da MSC Cruzeiros estão equipados com instalações modernas de produção de água. Quase toda a água usada a bordo é autoproduzida, com sistemas de osmose inversa e/ou sistemas de evaporação altamente eficientes produzindo água doce limpa a partir da água do mar. Cada navio tem a capacidade de produzir mais de 3 milhões de litros de água potável por dia.

Os navios mais recentes da MSC Cruzeiros estão equipados com sistemas avançados de tratamento de águas residuais, permitindo o tratamento de todas as águas residuais a bordo com um padrão mais elevado do que muitas estações terrestres de tratamento de águas residuais.

A companhia está em total conformidade com a Convenção Internacional para o Controlo e Gestão de Água de Lastro e Sedimentos de Navios. Os navios estão equipados com sistemas de tratamento de águas de lastro aprovados e certificados. Toda a água de lastro é filtrada e tratada por UV antes de ser descarregada no mar para garantir que não contenha organismos aquáticos nocivos e agentes patogénicos.

Proteger a biodiversidade e promover o turismo sustentável

Os navios da MSC Cruzeiros são concebidos e construídos para minimizar o impacto na vida marinha. Isso reflete-se, por exemplo, em tecnologias que permitem reduzir o ruído subaquático. Para além disso, a MSC Cruzeiros concordou em apoiar os esforços para preservar a população de cachalotes em perigo no leste do Mar Mediterrâneo. Isso está a ser feito através do reencaminhamento de navios na área a oeste e a sul do Peloponeso e a sudoeste de Creta. As modificações de rotas entre Abril e Outubro, quando os cruzeiros operam nessa região, ajudam a contribuir para a sobrevivência destas baleias em situação de risco.

A Cruise Division também está determinada a desempenhar um papel na proteção da vida selvagem e no apoio à regeneração do habitat, tornando a preservação outro pilar do seu compromisso global com a sustentabilidade. Como tal, o seu principal programa de conservação marinha concentra-se nas águas ao redor da própria ilha privada da companhia, Ocean Cay, nas Bahamas, 65 milhas a leste de Miami.

Outrora um local de escavação de areia industrial , a Ocean Cay foi transformada pela Cruise Division num destino de ilha privado, cercada por águas azuis cristalinas que abrigam importantes espécies marinhas e habitats de corais. Em 2021, foi anunciado o design e desenvolvimento do novo Centro de Conservação Marinha da MSC Foundation na Ocean Cay. Um foco do centro envolve trabalhar em colaboração com uma equipa de académicos e especialistas ambientais para identificar espécies resistentes e genótipos de corais capazes de sobreviver ao aumento das temperaturas dos oceanos.

A MSC Cruzeiros trabalha em estreita colaboração com operadores turísticos e parceiros industriais para apoiar e promover práticas de turismo sustentável. A marca estabeleceu uma parceria com a Travelife, uma iniciativa líder em formação, gestão e certificação para empresas turísticas empenhadas em alcançar a sustentabilidade.

A equipa de excursões em terra da MSC Cruzeiros trabalha com operadoras turísticos de todo o mundo para identificar excursões baseadas em fortes princípios de sustentabilidade. Conhecidas como ´Protectours´, essas excursões são concebidas especificamente para educar os passageiros.

Cerca de 70% dos nossos Protectours incluem transporte de baixo impacto-incluindo a pé, de bicicleta ou de caiaque- e muitos contribuem diretamente para o meio ambiente através do apoio a espécies ou proteção de habitat. Por exemplo, mais autocarros elétricos e híbridos estão a ser utilizados para transportar os passageiros dos portos para locais de interesse na Dinamarca, Finlândia, Noruega, Espanha e Suécia com a MSC Cruzeiros a procurar aumentar a utilização do transportes terrestres ecológicos no futuro.

Para saber mais sobre a campanha e o compromisso de sustentabilidade da MSC Cruzeiros, clique aqui: Campanha “Descubra o futuro dos cruzeiros”

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Caraíbas a bordo do luxuoso Celebrity Beyond!