A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC recebeu hoje oficialmente a entrega de seu novo navio emblemático, MSC Seashore – o maior navio de cruzeiro a ser construído em Itália. O seu navio irmão, MSC Seascape, está atualmente em construção no estaleiro de Monfalcone e deve entrar ao serviço no Inverno de 2022.
Para marcar o acontecimento, foi realizada uma cerimónia íntima como dita a tradição no estaleiro da Fincantieri em Monfalcone, que contou com a presença do Executive Chairman da MSC Cruises, Pierfrancesco Vago, outros membros das famílias Aponte e Aponte-Vago, Giampiero Massolo e Giuseppe Bono, presidente e CEO da Fincantieri, bem como representantes da equipa de novas construções da MSC juntamente com executivos e trabalhadores do estaleiro.
Durante a cerimónia, que homenageia tradições marítimas centenárias, Roberto Olivari, director do estaleiro da Fincantieri, ofereceu a Giuseppe Galano, Comandante do MSC Seashore, uma embalagem que contém a água que tocou o casco pela primeira vez quando o navio flutuou no início deste ano.
MSC Seashore
Pierfrancesco Vago, executive chairman da divisão de cruzeiros do Grupo MSC comentou: “A construção do MSC Seashore é um investimento que gera um impacto económico direto e indireto de quase 5 mil milhões de euros na economia Italiana. Ao mesmo tempo, a sua entrada ao serviço activa também um importante motor económico e de emprego para as comunidades costeiras e muito mais, gerando um impacto económico significativo para a indústria do turismo, todos os anos. O nosso novo navio emblemático é mais uma prova da nossa liderança na sustentabilidade, com cada novo navio a apresentar as mais recentes e avançadas tecnologias e soluções ambientais. Adicionalmente, para além do nosso protocolo de saúde e segurança líder no sector, o MSC Seashore é o primeiro navio de cruzeiro do mundo a apresentar um novo e inovador sistema de saneamento de ar. ‘Safe Air’ utiliza tecnologia de lâmpadas UV-C, eliminando 99% dos vírus e bactérias para garantir um ar limpo e seguro para todos os passageiros e tripulantes a bordo.”
Pierfrancesco Vago continuou: “O MSC Seashore demonstra também o nosso compromisso para com a inovação contínua no que respeita à experiência dos hóspedes. É sem dúvida o nosso navio mais deslumbrante e sofisticado até à data e eleva a um nível totalmente novo a bem sucedida classe Seaside, com espaços públicos completamente recriados, um novo lounge secundário e uma oferta mais ampla em termos de restaurantes e lojas, entre muitos outras características novas e melhoradas. Isto vai criar uma experiência única a bordo para os nossos hóspedes durante o Verão no Mediterrâneo e durante a temporada de Inverno em Miami, quando o navio navegar para a região para representar todos os valores da nossa marca aos clientes Norte-Americanos.”
Giuseppe Bono, CEO da Fincantieri, afirmou, “O MSC Seashore é o quarto navio de cruzeiro que entregamos em Itália durante este ano ainda extremamente exigente, demonstrando a eficácia do nosso sistema de produção e gestão. Todos este momentos, e outros que virão, foram alcançados com sucesso sem nunca terem sido dados como certos. É por isso que considero este navio, não apenas o melhor símbolo da recuperação para todo o sector dos cruzeiros, mas também da capacidade do Grupo em estimular as suas competências e solidez para preservar integralmente a nossa carga de trabalho.”
Mais recente e mais avançada tecnologia ambiental
A MSC está comprometida em construir alguns dos navios de cruzeiro mais inovadores do mundo – e essa inovação também se aplica ao nosso desempenho ambiental. Com um objetivo a longo prazo de alcançar operações líquidas em carbono neutro até 2050, cada novo navio representa mais um passo em direção a essa meta, junto com outros investimentos para ajudar a acelerar o desenvolvimento da tecnologia ambiental de próxima geração.
O MSC Seashore não é exceção e apresenta tecnologias e equipamentos ambientais de última geração que minimizarão seu impacto. Isto inclui sistemas de limpeza de gases de escape híbridos (EGCS) e sistemas de redução catalítica selectiva (SCR) inovadores, alcançando uma redução de 98% das emissões de óxido de enxofre (SOx) e reduzindo as emissões de óxido de nitrogénio (NOx) em 90%. O sistema de tratamento de águas residuais foi projetado de acordo com a Resolução MEPC 227 (64) da Organização Marítima Internacional e atinge padrões de purificação mais elevados do que a maioria das instalações de tratamento de águas residuais em terra.
Novas Notações RINA
O MSC Seashore recebeu duas notações de classe adicionais da sociedade de classificação RINA. A primeira é a notação Sustainable Ship, pois o navio apresenta algumas das tecnologias ambientais mais avançadas disponíveis atualmente. Esta é um distintivo baseado em metas atribuíveis a navios que demonstram que atendem aos requisitos relacionados com a sustentabilidade, refletindo as metas estratégicas de sustentabilidade adotadas pela ONU. A segunda é a distinção Biosafe Ship para redução do risco de infeção, obtida também pelo MSC Grandiosa, é uma notação voluntária e baseada em metas que certifica que o navio está equipado com sistemas, componentes e tem um layout e procedimentos operacionais que reduzem o risco de infeção.
MSC Seashore, o Navio
O MSC Seashore é o primeiro navio Seaside EVO, uma evolução da revolucionária classe Seaside que une os navios irmãos MSC Seaside e MSC Seaview, inaugurados em 2017 e 2018, respetivamente. Esta classe de navios é conhecida pelas suas características de design inovadores e charmosos e foi concebida para ligar os passageiros ao mar. O MSC Seashore oferece uma série de novos recursos, locais e experiências para os passageiros, já que 65% das áreas públicas foram reinventadas para levar a experiência do passageiro a um nível totalmente novo. O navio oferece 13.000 m² de espaço ao ar livre, com uma grande variedade de bares e restaurantes ao ar livre, piscinas e área de convés para relaxar e apanhar sol, bem como diferentes pontos de observação ao redor do navio para contemplar as vistas do mar.
Verão no Mediterrâneo e Inverno nas Caraíbas
O MSC Seashore iniciará a sua temporada inaugural no Mediterrâneo, oferecendo o popular itinerário “Seis Pérolas” com escalas nos portos italianos de Génova, Nápoles, para visitas também a Pompeia e Messina na Sicília; Valletta, Malta; Barcelona, Espanha e Marselha, em França.
A 31 de Outubro, o navio partirá de Génova para um cruzeiro épico de 18 noites num posicionamento para a América do Norte. A partir de 20 de Novembro, o navio oferecerá cruzeiros de 7 noites nas Caraíbas com escalas em San Juan em Porto Rico, Charlotte Amalie em St Thomas, Puerto Plata na República Dominicana e, em seguida, a Ocean Cay MSC Marine Reserve, nas Bahamas – a nova ilha privada da MSC Cruzeiros.
Clique aqui para consultar todos os itinerários do MSC Seashore
Principais características do MSC Seashore:
- Comprimento / largura / altura: 339 /41m/76m
- Arqueação bruta: 170,400 TNG
- Passageiros: 5,877 (capacidade máxima para viagens internacionais curtas)
- Camarotes: 2,270
- Tripulação: 1,648
- Velocidade máxima: cerca de 22.4 nós
- Navio emblemático da frota global MSC Cruzeiros
- 19º navio de cruzeiros a juntar-se à frota MSC Cruzeiros