A apresentação do novo bloco de assentamento da quilha do MSC Armonia, a 19 de Maio, em Palermo, marca o início do programa de “rejuvenescimento”, um passo importantíssimo de modo a assegurar que todos os navios da MSC Cruzeiros usufruem das últimas tendências em termos de tecnologia e conforto.
A secção que começa hoje a ser produzida pesa cerca de 350 toneladas. Nos próximos três meses serão construídas mais três peças, que estão já a ser concebidas no estaleiro de Palermo. O bloco totalmente concluído estará pronto no final de Julho e será inserido na secção central do navio no final de Agosto, quando o MSC Armonia chegar ao estaleiro naval. Serão perto de 200 novos camarotes, bem como novos espaços de diversão e melhorias tecnológicas.
Os navios irão também contar com um parque aquático completamente novo, com um emocionante percurso de quedas e canhões de água. As impressionantes boutiques a bordo serão reforçadas com novos interiores e mais espaço e será acrescentada uma nova perfumaria com corners de marcas líderes. O final dos trabalhos está marcado para 17 de Novembro de 2014, o dia em que o navio deixará o estaleiro para navegar até Génova, antes de seguir a sua rota até às Ilhas Canárias e ao Funchal.
O programa de “rejuvenescimento”, anunciado em Dezembro de 2013, representa um investimento de cerca de 200 milhões de euros pela remodelação dos quatro navios da classe Lirica (MSC Armonia, MSC Lirica, MSC Sinfonia e MSC Opera) e será concluído em 2015.
O programa de “rejuvenescimento” da classe Lirica terá o seguinte calendário na doca seca:
- MSC Armonia (2004) : 31 de Agosto a 17 de Novembro de 2014
- MSC Sinfonia (2005) : 12 de Janeiro a 16 de Março de 2015
- MSC Opera (2004) : 2 de Maio a 4 de Julho de 2015
- MSC Lirica (2003) : 31 de Agosto a 9 de Novembro de 2015
Os quatro navios da Classe Lirica foram construídos entre 2003 e 2005 nos estaleiros STX em Saint -Nazaire, França. Têm actualmente 251 metros de comprimento, 60.000 toneladas de arqueação bruta e transportam 2.069 passageiros. Depois do programa de “rejuvenescimento”, os navios terão 275 metros de comprimento, 65.000 toneladas de arqueação bruta e transportarão 2.680 passageiros, ostentando 193 camarotes adicionais (além dos 59 novos camarotes para tripulantes).