A MSC Cruzeiros espera que as emissões da sua frota de navios caiam 15% com a introdução, em 2026, de uma nova ferramenta de otimização do planeamento de itinerários denominada OptiCruise.
O OptiCruise foi desenvolvido com a OPTIMeasy, uma empresa de investigação afiliada da Universidade de Génova, no âmbito do Projeto CHEK, financiado pela União Europeia, que foi criado para investigar e testar várias oportunidades de transporte marítimo de baixo carbono. A tecnologia foi testada a bordo do MSC Bellissima durante um período de 12 meses, enquanto o navio navegava entre 17 portos no Mediterrâneo.
A ferramenta utiliza um novo modelo matemático para examinar de forma abrangente vários fatores que influenciam o planeamento de cada itinerário da MSC Cruzeiros para atingir o nível ideal de eficiência na navegação, ao mesmo tempo que mantém ou aumenta a satisfação dos hóspedes.
Estes fatores incluem a sequência das escalas, os horários de partida e chegada aos portos, a velocidade do navio, o apelo e a atratividade dos destinos para um turista, as excursões em terra e os custos operacionais, tais como combustível, taxas portuárias e provisões alimentares.
Como o planeamento do itinerário dos navios ocorre normalmente dois anos antes da partida, os benefícios da tecnologia OptiCruise serão vistos em 2026, quando a frota da MSC Cruzeiros totalizará 24 navios de cruzeiro.
“Identificámos e desenvolvemos esta nova tecnologia para otimizar o processo de tomada de decisão de planeamento de itinerários com o objetivo de reduzir ainda mais as emissões em toda a nossa frota a partir de 2026”, afirmou Michele Francioni, diretora de transição energética da MSC Cruzeiros . “A equipa do OPTIMeasy calcula que a poupança média de combustível e as emissões reduzidas pela utilização do OptiCruise estão na faixa de 10 a 15 por cento, o que é um passo significativo na nossa ambição de atingir a nossa meta de emissões líquidas zero de gases de efeito de estufa até 2050 para as nossas operações marítimas.”