fbpx
MSC Cruzeiros

MSC Cruzeiros confirma dois novos navios da classe World (os maiores da companhia)

MSC World Europa
Em breve o MSC World Europa e o MSC World America vão ter dois novos irmãos. Serão os maiores da frota da MSC Cruzeiros.
Receba as minhas novidades sobre cruzeiros no WhatsApp! Abrir

A MSC Cruzeiros confirmou a encomenda de dois navios movidos a Gás Natural Liquefeito (LNG) ao construtor naval francês Chantiers de l´Atlantique. As duas opções “World Class” são confirmadas como encomendas, havendo ainda uma opção para um quinto navio. Os dois novos navios encomendados- “ World Class 3” e “World Class 4 “ serão entregues em 2026 e 2027.

O MSC World Europa e o MSC World America já são os navios com maior eficiência energética do setor, com um desempenho significativamente melhor do que o exigido pelo Índice de Design de Eficiência Energética (EEDI) da Organização Marítima Internacional (IMO), e os novos navios serão uma evolução do Protótipo “World Class” de última geração com soluções inovadoras para maximizar a eficiência energética, com utilização extensiva de recuperação de calor e outras soluções tecnológicas, que fará com que os navios tenham uma pegada de carbono ainda mais reduzida. Para além disso, os novos navios estarão prontos para uma variedade de combustíveis alternativos, incluindo o metano biológico e sintético e o metanol verde. Os navios também serão equipados com motores de combustão interna, biocombustível de próxima geração com um deslizamento reduzido de metano.

MSC World America

Pierfrancesco Vago, Executive Chairman, da MSC Cruises, afirmou, “Estamos orgulhosos de continuar a nossa parceria de 20 anos com os Chantiers de l´Atlantique, com quem já construímos 18 navios, estando o 19.º em construção. O World Class é um protótipo verdadeiramente inovador e juntos estamos a construir alguns dos navios mais avançados do mundo. Estamos empenhados em pesquisar e investir em tecnologias ambientais à medida que estiverem disponíveis, para garantir que continuamos a progredir na nossa viagem de descarbonização para alcançar zero emissões de gases com efeito estufa até 2050”.

Laurent Castaing, General Manager dos Chantiers de l’Atlantique acrescentou, “Num momento difícil para a indústria de construção naval europeia, a MSC Cruzeiros demonstrou a sua confiança nas nossas capacidades e competências com esta encomenda. Gostaríamos, portanto, de expressar a nossa gratidão à MSC Cruzeiros pela confiança renovada neste momento crucial. Para além disso, a MSC Cruzeiros procurou sempre reduzir o impacto ambiental dos seus navios de forma rápida e significativa, melhorou a eficiência energética destes novos navios que, de acordo com o Índice EEDI da IMO, emitirão 50% menos C02 do que o valor de referência da IMO de 2008”.

Leia também  Black Friday da MSC Cruzeiros tem preços com descontos até 70% (e bebidas incluídas)

Os novos navios World Class contarão com ligação plug-in de energia em terra para reduzir as emissões de carbono nos portos, os mais avançados sistemas de tratamento de águas residuais concebidos de acordo com a IMO, novos avanços na gestão de resíduos e uma gama abrangente de equipamentos de bordo com eficiência energética para otimizar a utilização dos motores e as necessidades energéticas das acomodações para reduzir ainda mais as emissões.

O primeiro navio a LNG da MSC Cruzeiros, o MSC World Europa, foi inaugurado em Novembro de 2022 e o MSC World America será entregue na Primavera de 2025, concebido para o mercado de cruzeiros norte-americano. O navio atualmente em construção no estaleiro Chantiers de l´Atlantique, em Saint-Nazaire, França, atingiu no mês passado um marco quando foram instalados tanques de LNG. O MSC Euribia, um navio da Classe Meraviglia construído pelo construtor naval francês, também é movido a LNG e foi inaugurado em Junho de 2023.

O LNG é o combustível marítimo mais limpo do mundo, disponível em grande escala, e deverá desempenhar um papel fundamental na transição para a descarbonização do transporte marítimo internacional. Reduz substancialmente as emissões locais de poluentes atmosféricos, como óxidos de enxofre até 99% e óxidos de nitrogénio até 85%. O LNG também desempenha um papel fundamental na mitigação das alterações climáticas, uma vez que proporciona uma redução de até 20% nas emissões de gases com efeito estufa e está a preparar o caminho para a utilização de combustíveis não fósseis sustentáveis, como o LNG bio e sintético.

Receba as minhas novidades sobre cruzeiros no WhatsApp! Abrir

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Share this