fbpx
MSC Cruzeiros

MSC Cruzeiros comemora 40 anos

A Mediterranean Shipping Company (MSC) comemorou os 40 anos de grandes sucessos da actividade comercial do grupo, durante a sua festa de Natal, no passado dia 11 de Dezembro.

As comemorações do 40º aniversário relembram a firme expansão da companhia – de um navio de operações no final da década de 1970, a MSC evoluiu para segunda maior transportadora de contentores do mundo com 435 navios de carga, servindo 306 portos através de seis continentes e 420 escritórios locais.

A modesta entrada da empresa na indústria de cruzeiros, no final da década de 1980, assistiu igualmente a um fenomenal crescimento, em especial a partir de 2003 – hoje, a MSC Cruzeiros é a 4ª maior empresa de cruzeiros do mundo. A sua frota ultra-moderna, constituída por 11 navios de cruzeiro, tornou-se líder de mercado no Mediterrâneo, África do Sul e Brasil.

A MSC foi fundada pelo lendário Gianluigi Aponte, um jovem marinheiro italiano e ex-caixa de um banco, que teve a coragem, visão e sabedoria para adquirir o seu primeiro navio, o Patricia, em 1970. Um ano depois, adquiriu um navio ainda maior, o Rafaela, assim chamado em honra da sua mulher. O porta-contentores Ilse foi comprado em 1973.

Estes três navios de carga representaram o princípio pioneiro da linha transportadora da MSC, que inicialmente começou a operar no Mediterrâneo, África Oriental e Mar Vermelho, e que rapidamente se expandiu para a América do Norte e Austrália no final da década de 80. Primeiro com sede em Bruxelas, Bélgica, durante oito anos, e depois em Genebra, Suíça, a MSC permanece como um negócio familiar, apesar do incrível crescimento ao longo dos últimos 40 anos.

A MSC anunciou a sua entrada no mercado dos navios de cruzeiros marítimos no final da década de 80, com o icónico cruzeiro Monterey, posteriormente vendido a diferentes proprietários. De seguida, e em honra do seu mentor – o magnata italiano Achille Lauro –, Aponte assumiu o controlo das estruturas de cruzeiro Lauro. A MSC Cruzeiros estabeleceu-se como uma subsidiária do Grupo MSC quando dois novos navios, o Rhapsody e o Melody, foram adicionados à frota.

Leia também  Pela primeira vez um navio da MSC Cruzeiros subiu o Rio Amazonas até Manaus

Após vários anos de crescimento sem precedentes e de um programa de investimentos na ordem dos 5,5 mil milhões de euros, com início em 2003, a MSC Cruzeiros emergiu como uma jovem empresa líder no mercado de cruzeiros a nível mundial.

Your browser may not support display of this image. Hoje, 1,2 milhões de passageiros de cruzeiro viajam a bordo dos seus transatlânticos à procura dos mais procurados destinos mundiais. Com o lançamento do novo navio MSC Divina, em 2012, é esperado que os números atinjam os 1,4 milhões de passageiros.

“Em comparação com a linha de cargueiros, ainda somos uns recém-chegados a esta área dos cruzeiros”, diz Pierfrancesco Vago, CEO da MSC Cruises, “mas partilhamos a mesma paixão, a capacidade criativa e a ambição que construiu esta empresa nos heróicos anos dos primeiros navios. Os extraordinários feitos e anos de experiência da linha de transporte da MSC, em combinação com a nossa visão e compromisso com o sucesso, têm contribuído para o nosso crescimento como 4ª maior empresa de cruzeiros do mundo”.

Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Ilhas Gregas a bordo do Celebrity Infinity!