A MSC Cruzeiros e os Chantiers de l’Atlantique aumentaram hoje a sua parceria de longo prazo, fazendo vários anúncios estratégicos numa cerimónia que se realizou no Palácio de Matignon, a residência oficial do Primeiro-Ministro Francês.
A cerimónia contou com a presença de Édouard Philippe, Primeiro-Ministro Francês; Gianluigi Aponte, Fundador e Presidente Executivo do MSC Group; Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruises; e Laurent Castaing, Director Geral dos Chantiers de l’Atlantique.
2 novos navios da classe World
Primeiro, as duas companhias anunciaram a assinatura de contractos oficiais para a construção do terceiro e quarto navios MSC World Class, movidos a LNG, e que serão entregues em 2025 e 2027. O primeiro dos dois navios da Classe World encontra-se neste momento a ser construído nos estaleiros Chantiers de l’Atlantique, em Saint-Nazaire, e está previsto começar a navegar em 2022. Com uma arqueação bruta de 205,000 GT, o navio tornar-se-á no maior navio operado por uma companhia de cruzeiros Europeia, bem como o primeiro navio movido a LNG a ser construído em França. Comparativamente ao combustível marítimo standard, o LNG – gás natural liquefeito – reduz as emissões de dióxido de enxofre e de partículas por parte dos navios em 99%, as emissões de NOx em 85% e as emissões de CO2 em 20%.
https://www.facebook.com/mscactus.blog/videos/174082627133876/
Estes contratos representam um investimento de capital por parte da MSC Cruzeiros superior a €2 mil milhões e prevê-se que vão gerar 14 milhões de horas de trabalho adicionais, totalizando mais de 2.400 empregos equivalente a tempo inteiro nos próximos três anos e meio, directamente fundamentados por essas encomendas. A assinatura de hoje permite também que o estaleiro comece a trabalhar com as centenas de fornecedores e subcontratados envolvidos nos projectos, iniciando assim um novo ciclo que beneficiará muito a economia francesa.
Novo protótipo movido a LNG
A MSC Cruzeiros e os Chantiers de l’Atlantique reforçaram hoje também a sua parceria ao longo da próxima década com o anuncio de dois projectos adicionais. Primeiro, as companhias assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para o desenvolvimento de um novo protótipo de classe de navios movidos a LNG que ficarão a operar sob a marca MSC Cruzeiros. Para este projecto, a MSC Cruzeiros, o estaleiro e outros parceiros vão centrar-se no desenvolvimento de tecnologias ambientais emergentes, de acordo com a visão da IMO para 2030 e 2050. Os quatro navios desta nova classe representariam um investimento de capital superior a €4 mil milhões e 30 milhões de horas de trabalho extras para o estaleiro, fornecedores e subcontratados envolvidos no projecto.
Novo conceito movido a energia eólica
Um segundo acordo MoU assume a parceria da MSC Cruzeiros com os Chantiers de l’Atlantique no desenvolvimento de mais um conceito inovador de protótipo de classe de navios com o qual será possível explorar as oportunidades que a energia eólica e outras tecnologias avançadas poderiam trazer para o transporte de passageiros.
Características técnicas:
- Comprimento/Largura: 210 metros/15 metros
- Decks: 8
- Arqueação Bruta 23,000 GT
- Número de Camarotes: 150
- Passageiros (ocupação dupla): 300
- Velocidade máxima (à vela): 17 nós
Os três acordos assinados hoje representam um investimento superior a €6,5 mil milhões de euros na economia Francesa.
Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, afirmou: “Os três acordos assinados hoje aumentam o nosso plano de investimento até 2030. Resultam de uma parceria excepcional com os Chantiers de l’Atlantique, que já nos cederam 15 navios de cruzeiro altamente inovadores nas últimas duas décadas e que terão a possibilidade de assistir a muitos outros navios ganharem vida nos seus estaleiros de Saint-Nazaire durante os próximos dez anos. Confirmam também o compromisso do sector dos cruzeiros para com a sustentabilidade ambiental, ajudando a indústria nacional Francesa a posicionar-se como líder mundial no desenvolvimento de tecnologias de última geração e outras soluções.”
Laurent Castaing, General Manager dos Chantiers de l’Atlantique, declarou: “Estamos muito orgulhosos e felizes por termos construído uma relação tão importante com a MSC Cruzeiros, baseada na confiança mútua e estimulada pelo espírito de inovação. Ambos estamos comprometidos em adaptar o cruzeiro do futuro e em desenvolver conceitos de navios que vão muito além dos padrões ambientais actuais. As nossas empresas trabalham juntas já há vinte anos e estes novos projectos permitem-nos olhar com entusiasmo para o futuro.”
A MSC Cruzeiros está fortemente comprometida em alcançar um futuro com impacto zero, investindo no desenvolvimento acelerado de novas soluções de energia e tecnologias ambientais que o tornarão possível. No dia 1 de Janeiro de 2020, a MSC Cruzeiros tornou-se na primeira companhia de cruzeiros no mundo a operar com carbono totalmente neutro. Uma vez que a tecnologia ambiental mais avançada de hoje, por si só é insuficiente, de modo a minimizar e reduzir continuamente sua pegada ambiental, a MSC Cruzeiros compensará todas as emissões directas de dióxido de carbono (CO2) das suas operações marítimas de toda a frota através de uma combinação de projectos de compensação de carbono desenvolvidos de acordo com os mais altos padrões das principais entidades internacionais.
Características técnicas da Classe Word:
- Arqueação Bruta 205,700 GT
- Capacidade em camas baixas 5,264
- Total Passageiros 6,761
- Tripulação 2,139
- Número de Camarotes 2,632
- Comprimento/Largura/Altura 333.33 m / 47 m / 68 m