MSC Cruzeiros

MSC Cruzeiros anuncia Painel de especialistas Covid Blue Ribbon para garantir que o seu protocolo cumpre as orientações estabelecidas

MSC Armonia, Miami

Ao longo dos últimos meses, desde que a sua operação de cruzeiros foi suspensa temporariamente devido ao desenvolvimento da pandemia mundial de saúde, a MSC Cruzeiros tem trabalhado arduamente para desenvolver um novo protocolo operacional de higiene, saúde e segurança para apoiar o regresso dos seus navios ao serviço, no momento certo.

Para isso, foi criado um grupo de trabalho multifuncional composto por especialistas internos nas áreas de Serviços Médicos, Higienização e Saúde Pública, Serviços Hoteleiros, HVAC e outros Sistemas de Engenharia de Bordo, Tecnologia da Informação e Logística, e ainda por uma reconhecida consultoria especializada da Aspen Medical para ajudar no desenvolvimento do protocolo e de procedimentos aperfeiçoados da própria empresa.

Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, afirmou: “Tenho o prazer de anunciar que o trabalho da nossa task-force está a ser suportado pela criação e pelo envolvimento de um Painel de Especialistas COVID Blue Ribbon, para pareceres sobre protocolos e planificação, para além de uma consultoria adicional especializada, de modo a aumentar o nosso próprio conhecimento e recursos existentes.”

O objetivo do nosso Painel de Especialistas COVID Blue Ribbon nas áreas da Medicina, Saúde Pública e/ou Disciplinas Científicas relacionadas, é criar um grupo de peritos altamente qualificados e respeitados internacionalmente para informar e rever as nossas iniciativas relacionadas com a COVID-19 de modo a apoiar e a garantir que as acções que tomamos sejam apropriadas, eficazes e comunicadas pelas melhores práticas científicas e de saúde disponíveis. Neste sentido, este Grupo de Peritos terá competência para rever iniciativas políticas, inovações técnicas ou medidas operacionais relacionadas com a COVID-19. Permanecerá activo por muito tempo, e muito para além do regresso das nossas operações, para garantir que usufruímos do seu conhecimento e da sua contribuição, mesmo que a situação continue a evoluir e que sejam disponibilizadas mais e novas informações.”

O Painel de Especialistas COVID Blue Ribbon da MSC Cruzeiros foi formado pessoalmente pelo presidente executivo da companhia e inclui também: o Professor Christakis Hadjichristodoulou,  Professor de Higiene e Epidemiologia da Faculdade de Medicina, bem como Vice-Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, na Universidade de Tessália, na Grécia; o Professor Stephan J. Harbarth, Epidemiologista, Especialista em Doenças Infecciosas e Chefe do Programa de Administração Antimicrobiana nos Hospitais da Universidade de Genebra (HUG) e Faculdade de Medicina; e o doutor Ian Norton, Médico Especialista em Emergência com pós-graduação em Cirurgia, Saúde Internacional e Medicina Tropical, actualmente Director Geral da Respond Global, ex-director do programa de Iniciativa da Equipa Médica de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014 a Janeiro de 2020 .

Bud Darr, Executive Vice President for Maritime Policy and Government Affairs do MSC Group, afirmou: “Desde o início do desenvolvimento do nosso novo protocolo operacional de higiene, saúde e segurança, que mantivemos uma ligação contínua com as autoridades regionais, nacionais e locais de saúde pública, incluindo, entre outras, as da Europa, EUA, Brasil e China. – tanto directamente como  através da CLIA, a associação mundial da indústria de cruzeiros. Para isso, parte do envolvimento e contribuição mais detalhados da Companhia decorreram com as autoridades da UE responsáveis​​pela saúde pública, no que se refere aos navios de cruzeiro. Isso resultou na publicação recente das recomendações provisórias por parte da EU Healthy Gateways, entre outras, e nas que as autoridades nacionais de saúde por todo o continente estão actualmente  a analisar.”

Leia também  MSC Cruzeiros estende suspensão das operações no Mediterrâneo até 15 de Agosto

Actualmente, o nosso foco está na próxima fase de trabalho com as autoridades – incluindo os responsáveis dos sectores da saúde, dos transportes e marítimo – em países com vista para o Mediterrâneo, enquanto estes analisam as mais recentes directrizes internacionais e ao nível da UE e procuram incorporá-las conforme apropriado nas suas próprias formalidades locais. Esta é, de facto, a região em que, graças à melhoria da situação de saúde em terra e ao retorno das viagens por parte dos cidadãos, actualmente esperamos um potencial recomeço das operações de cruzeiro após a reabertura agora quase concluída e bem-sucedida de outras actividades de viagens e turismo por toda a região.

O novo protocolo operacional da MSC Cruzeiros – cujos detalhes serão anunciados em breve – foi desenvolvido para atender e exceder as directrizes disponibilizadas pelos principais órgãos reguladores e orgãos técnicos internacionais, incluindo a Organização Mundial de Saúde, a Acção Conjunta EU Healthy Gateways​​e a Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), bem como os regulamentos estabelecidos por muitos governos nos países em que os navios da MSC Cruzeiros operam.

Bud Darr concluiu: “Para este fim, envolvemos também no processo uma sociedade especializada em classificação marítima para disponibilizar uma análise de terceiros, em como os nossos protocolos e procedimentos cumprem as orientações estabelecidas ao nível da EU.”

Com este novo protocolo de higiene, saúde e segurança, a MSC Cruzeiros trabalhou de modo a abranger todos os aspectos da viagem do hóspede, desde o momento da reserva até o embarque, a vida a bordo e até o regresso a casa, mantendo a particularidade da experiência do hóspede.

De facto, a MSC Cruzeiros contou desde o início, com o seu grupo de trabalho interno por toda a companhia, para desenvolver e rever continuamente os seus protocolos e medidas existentes. A MSC Cruzeiros começou a realizar medidas cada vez mais rigorosas desde o início da crise – no final de Janeiro – implementando protocolos rigorosos de saúde e segurança, que foram sendo continuamente melhorados e aperfeiçoados para proteger a saúde e a segurança dos hóspedes e da equipa enquanto trabalhavam para garantir a sua segurança no regresso a casa. Estas medidas preventivas de saúde e segurança para proteger os seus hóspedes e tripulação estão no centro de tudo o que a MSC Cruzeiros faz. E a inclusão de um apoio exterior especializado e líder de mercado para desenvolver este novo protocolo é apenas uma extensão natural destas medidas de precaução.

Add Comment

Click here to post a comment

Deixar uma resposta

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais.

Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!