Ao longo dos últimos meses, desde que a sua operação de cruzeiros foi suspensa temporariamente devido ao desenvolvimento da pandemia mundial de saúde, a MSC Cruzeiros tem trabalhado arduamente para desenvolver um novo protocolo operacional de higiene, saúde e segurança para apoiar o regresso dos seus navios ao serviço, no momento certo.
Para isso, foi criado um grupo de trabalho multifuncional composto por especialistas internos nas áreas de Serviços Médicos, Higienização e Saúde Pública, Serviços Hoteleiros, HVAC e outros Sistemas de Engenharia de Bordo, Tecnologia da Informação e Logística, e ainda por uma reconhecida consultoria especializada da Aspen Medical para ajudar no desenvolvimento do protocolo e de procedimentos aperfeiçoados da própria empresa.
Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, afirmou: “Tenho o prazer de anunciar que o trabalho da nossa task-force está a ser suportado pela criação e pelo envolvimento de um Painel de Especialistas COVID Blue Ribbon, para pareceres sobre protocolos e planificação, para além de uma consultoria adicional especializada, de modo a aumentar o nosso próprio conhecimento e recursos existentes.”
“O objetivo do nosso Painel de Especialistas COVID Blue Ribbon nas áreas da Medicina, Saúde Pública e/ou Disciplinas Científicas relacionadas, é criar um grupo de peritos altamente qualificados e respeitados internacionalmente para informar e rever as nossas iniciativas relacionadas com a COVID-19 de modo a apoiar e a garantir que as acções que tomamos sejam apropriadas, eficazes e comunicadas pelas melhores práticas científicas e de saúde disponíveis. Neste sentido, este Grupo de Peritos terá competência para rever iniciativas políticas, inovações técnicas ou medidas operacionais relacionadas com a COVID-19. Permanecerá activo por muito tempo, e muito para além do regresso das nossas operações, para garantir que usufruímos do seu conhecimento e da sua contribuição, mesmo que a situação continue a evoluir e que sejam disponibilizadas mais e novas informações.”
O Painel de Especialistas COVID Blue Ribbon da MSC Cruzeiros foi formado pessoalmente pelo presidente executivo da companhia e inclui também: o Professor Christakis Hadjichristodoulou, Professor de Higiene e Epidemiologia da Faculdade de Medicina, bem como Vice-Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, na Universidade de Tessália, na Grécia; o Professor Stephan J. Harbarth, Epidemiologista, Especialista em Doenças Infecciosas e Chefe do Programa de Administração Antimicrobiana nos Hospitais da Universidade de Genebra (HUG) e Faculdade de Medicina; e o doutor Ian Norton, Médico Especialista em Emergência com pós-graduação em Cirurgia, Saúde Internacional e Medicina Tropical, actualmente Director Geral da Respond Global, ex-director do programa de Iniciativa da Equipa Médica de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014 a Janeiro de 2020 .
Bud Darr, Executive Vice President for Maritime Policy and Government Affairs do MSC Group, afirmou: “Desde o início do desenvolvimento do nosso novo protocolo operacional de higiene, saúde e segurança, que mantivemos uma ligação contínua com as autoridades regionais, nacionais e locais de saúde pública, incluindo, entre outras, as da Europa, EUA, Brasil e China. – tanto directamente como através da CLIA, a associação mundial da indústria de cruzeiros. Para isso, parte do envolvimento e contribuição mais detalhados da Companhia decorreram com as autoridades da UE responsáveispela saúde pública, no que se refere aos navios de cruzeiro. Isso resultou na publicação recente das recomendações provisórias por parte da EU Healthy Gateways, entre outras, e nas que as autoridades nacionais de saúde por todo o continente estão actualmente a analisar.”
“Actualmente, o nosso foco está na próxima fase de trabalho com as autoridades – incluindo os responsáveis dos sectores da saúde, dos transportes e marítimo – em países com vista para o Mediterrâneo, enquanto estes analisam as mais recentes directrizes internacionais e ao nível da UE e procuram incorporá-las conforme apropriado nas suas próprias formalidades locais. Esta é, de facto, a região em que, graças à melhoria da situação de saúde em terra e ao retorno das viagens por parte dos cidadãos, actualmente esperamos um potencial recomeço das operações de cruzeiro após a reabertura agora quase concluída e bem-sucedida de outras actividades de viagens e turismo por toda a região.”
O novo protocolo operacional da MSC Cruzeiros – cujos detalhes serão anunciados em breve – foi desenvolvido para atender e exceder as directrizes disponibilizadas pelos principais órgãos reguladores e orgãos técnicos internacionais, incluindo a Organização Mundial de Saúde, a Acção Conjunta EU Healthy Gatewayse a Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), bem como os regulamentos estabelecidos por muitos governos nos países em que os navios da MSC Cruzeiros operam.
Bud Darr concluiu: “Para este fim, envolvemos também no processo uma sociedade especializada em classificação marítima para disponibilizar uma análise de terceiros, em como os nossos protocolos e procedimentos cumprem as orientações estabelecidas ao nível da EU.”
Com este novo protocolo de higiene, saúde e segurança, a MSC Cruzeiros trabalhou de modo a abranger todos os aspectos da viagem do hóspede, desde o momento da reserva até o embarque, a vida a bordo e até o regresso a casa, mantendo a particularidade da experiência do hóspede.
De facto, a MSC Cruzeiros contou desde o início, com o seu grupo de trabalho interno por toda a companhia, para desenvolver e rever continuamente os seus protocolos e medidas existentes. A MSC Cruzeiros começou a realizar medidas cada vez mais rigorosas desde o início da crise – no final de Janeiro – implementando protocolos rigorosos de saúde e segurança, que foram sendo continuamente melhorados e aperfeiçoados para proteger a saúde e a segurança dos hóspedes e da equipa enquanto trabalhavam para garantir a sua segurança no regresso a casa. Estas medidas preventivas de saúde e segurança para proteger os seus hóspedes e tripulação estão no centro de tudo o que a MSC Cruzeiros faz. E a inclusão de um apoio exterior especializado e líder de mercado para desenvolver este novo protocolo é apenas uma extensão natural destas medidas de precaução.
Peça um Orçamento a uma agência que não seja apenas especialista, mas que também faça regularmente cruzeiros! Veja Como Aqui