O primeiro dos quatro navios da MSC Cruzeiros a ser submetido ao programa de renovação Renaissance Programme foi fisicamente aumentado 24 metros de comprimento, sob o olhar atento da imprensa internacional. O notável feito ao nível da engenharia, que teve lugar no estaleiro da Fincantieri, em Palermo, na Sicília, permitiu afastar, cerca de 30 metros, as duas partes do MSC Armonia, de modo a introduzir a nova secção central com 24 metros, previamente construída.
Este procedimento assinalou um momento chave no investimento de €200 milhões no Renaissance Programme, que irá aumentar e renovar os navios MSC Armonia, MSC Sinfonia, MSC Opera e MSC Lirica, para que possam usufruir de uma série de novas melhorias e comodidades absolutamente adequadas às necessidades dos viajantes de cruzeiros de hoje em dia. Para garantir que o navio estaria absolutamente pronto para a intervenção de hoje, foi necessária uma cuidadosa e prévia preparação. As operações para o corte do aço tiveram início no dia 2 de Setembro, quando os engenheiros da Fincantieri delinearam a área de corte. A 3 de Setembro todos os sistemas eléctricos do navio foram desactivados, e as operações de corte terminaram por fim no dia 8, dois dias antes do grande momento que teve lugar hoje.
Após o Renaissance Programme, o impacto ambiental do MSC Armonia será consideravelmente reduzido. O navio receberá um tratamento ao nível do casco de modo a minimizar e melhorar a hidrodinâmica, permitindo assim reduzir substancialmente o consumo de combustível. Para além disso, será introduzida tecnologia LED em todos os locais públicos do navio, o que irá permitir uma grande poupança na energia consumida a bordo.
Será também instalado um novo sistema de poupança de energia – Variable Speed Drive Inverter – que reduz significativamente o consumo de energia eléctrica do navio, ajustando-o em conformidade com as condições operacionais. Por fim, está a ser ainda estudado pelo fabricante, um novo projecto de design de pá de hélice, de modo a maximizar a eficiência e o menor consumo de combustível.
Emilio La Scala, Director Geral do Departamento Técnico da MSC Cruzeiros afirmou aos jornalistas presentes: “A MSC Cruzeiros pretendia implementar um programa altamente exigente há algum tempo, mas queríamos igualmente garantir que iríamos escolher o melhor parceiro na indústria de construção naval, não só para melhorar as características dos navios, mas também para trazer evoluções ao nível técnico, de segurança e ambiental aos nossos navios. A Fincantieri apresenta conhecimentos comprovados e experiência neste tipo de operações, o que foi essencial para satisfazer os nossos elevados padrões e são, para além disso, nossos parceiros de longa data em remodelações e operações de manutenção da nossa frota.”
Além disso, o navio será reparado e muitas outras partes serão renovadas, melhorando o nível de conforto, os espaços de diversão, bem como os serviços disponíveis a bordo. Com o Renaissance Programme da MSC Cruzeiros, o MSC Armonia terá disponível um total de 193 novos camarotes.
Após a sua saída do estaleiro a 17 de Novembro, o navio contará igualmente com novas áreas para o Baby Club, construídas em parceria com a Chicco; bem como um novo Mini Club, Mini Club, Young Club, Junior Club e Teen Club. O buffet estará aberto 20 horas por dia e estarão disponíveis diferentes funcionalidades para uma experiência gastronómica melhorada. O navio terá também disponível uma nova área lounge e o restaurante será aumentado.
Será acrescentada uma biblioteca, o MSC Aurea Spa será enriquecido, e será ainda adicionado um parque aquático completamente novo, com emocionantes instalações de divertimento aquático.
O navio entrou em doca seca a 31 de Agosto, onde permanecerá durante 11 semanas até retomar as viagens a 17 de Novembro, com um cruzeiro inaugural pelo Mediterrâneo e com uma única partida de Génova rumo às Ilhas Canárias.