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O CEO da Royal Caribbean, Michael Bayley, promete enviar ajuda humanitária à Jamaica, devastada pelo furacão Melissa que causou danos extensos no país.
À medida que a tempestade se afasta da ilha caribenha, torna-se evidente a dimensão da devastação em termos de território e vidas humanas.
Melissa foi uma das tempestades mais poderosas de sempre, tendo atingido a Jamaica na terça-feira como furacão de categoria 5. Agora, já enfraquecida, passou pelas Bahamas e segue a caminho das Bermudas.
As autoridades confirmam mais de 30 mortes associadas à tempestade na Jamaica, Haiti e República Dominicana.
O CEO da Royal Caribbean International, Michael Bayley, foi rápido a reagir nas redes sociais, prometendo que a companhia de cruzeiros irá ajudar nos esforços de apoio.
A Royal Caribbean tem um longo historial de assistência aos países que os seus navios visitam regularmente quando ocorrem desastres naturais. Bayley publicou uma curta mensagem indicando que a empresa está em coordenação para organizar o envio de ajuda.
“Os nossos pensamentos e ações estão com o povo da Jamaica afetado pelo furacão”, escreveu no Facebook. “Estamos em contacto com o Governo e com muitos dos nossos 1.200 colaboradores e tripulantes oriundos da ilha. Estamos a coordenar o envio de suprimentos de emergência por via aérea e marítima para as comunidades mais afetadas.”
Os navios da Royal Caribbean contam com tripulantes de todo o mundo, incluindo os 1.200 jamaicanos mencionados por Bayley. Os navios da companhia atracam em Falmouth, porto que a empresa ajudou a desenvolver em 2011. Antes disso, os navios já visitavam a Jamaica há décadas, em portos como Ocho Rios e Montego Bay.
A publicação de Bayley recebeu apoio generalizado dos fãs de cruzeiros, que elogiaram a rapidez da reação. “Obrigada, Royal Caribbean Group, pelo apoio inabalável à vossa família”, escreveu Kim Finnegan-Sheplock. “É assim que a Royal tem respondido no passado, e tenho a certeza de que continuará a fazê-lo com cuidado e amor no futuro”, acrescentou Bill Raffel.
Elizabeth Kohlmeier acrescentou: “Orgulha-me ver que a empresa não se limita a enviar pensamentos e orações, mas age realmente em apoio aos colaboradores e países afetados por desastres naturais. É por isso que somos fiéis à Royal.”
Embora a tempestade já não seja tão forte como quando atingiu a Jamaica, Melissa continua a ser uma grande preocupação. Na tarde de quinta-feira, mantinha-se como furacão de categoria 2, com ventos sustentados de 170 km/h, dirigindo-se para as Bermudas.
A boa notícia é que o Centro Nacional de Furacões prevê que a tempestade volte a enfraquecer esta sexta-feira.
Enquanto a Royal Caribbean prepara o envio de ajuda humanitária para a Jamaica, há também formas de todos contribuírem. As autoridades jamaicanas lançaram o site Support Jamaica, onde é possível fazer donativos.
Muitas organizações humanitárias já criaram formas de recolher fundos e apoiar os esforços de recuperação na Jamaica.














