O Mediterrâneo vai manter a sua posição como a segunda maior região de cruzeiros do mundo, de acordo com o relatório anual da Cruise Industry News. A primeira continua a ser as Caraíbas.
Mesmo com uma capacidade de passageiros ligeiramente inferior para 2024, prevê-se que o Mediterrâneo acolherá cerca de 16% dos passageiros de cruzeiros do mundo.
Em terceiro e quarto lugar, as regiões da Europa Norte/Ocidental e da Ásia/Pacífico registam, cada uma, menos de 10% da quota do mercado mundial de cruzeiros. Nem sempre foi assim, já que a Ásia/Pacífico foi brevemente a segunda maior região em capacidade, impulsionada pela construção na China, com o Mediterrâneo a ocupar a segunda posição no ranking desde 2019.
A pesquisa independente também mostra que a capacidade da região cairá cerca de 1% em comparação com 2023. Estes números ainda estão bem acima dos números pré-pandemia.
A MSC Cruzeiros será o maior operador na região em 2024, com um total de 16 navios a navegar em diferentes itinerários. A Costa Cruzeiros ocupa o segundo lugar, com 8 navios. A Norwegian Cruise Line segue de perto e também operará um total de 8 navios no Mediterrâneo em 2024. Com 5 navios na região cada, a Royal Caribbean International e a AIDA Cruises completam o ranking dos cinco primeiros.
Outras marcas com capacidade significativa no Mediterrâneo incluem a Celebrity Cruises, Marella Cruises, P&O Cruises, TUI Cruises, Princess Cruises, Celestyal Cruises, Viking Ocean Cruises, Oceania Cruises, Holland America Line, Azamara e Virgin Voyages.