Depois dos trágicos acidentes que têm ocorrido ao longo dos anos, são muitas as entidades que procuram sempre conceber e melhorar novas medidas de segurança a implementar dentro dos navios das companhias mundiais. De forma a garantir a segurança dos passageiros, desde turistas à própria tripulação, a Comissão Europeia espera que as novas medidas de acções de segurança que deseja implementar venham a combater a maioria dos problemas existentes.
Na passada Terça-Feira a Comissão Europeia apresentou algumas acções prioritárias que têm como objectivo principal melhorar e reforçar a segurança de turistas e tripulação a bordo dos vários navios das companhias. Depois de trágicos acidentes como o do Titanic, do Estonia ou mais recentemente do Costa Concordia, são muitas as melhorias que espera-se ter nos próximos meses. Infelizmente há sempre lições a tirar de desgraças e nestes casos mencionados, a questão da segurança foi das mais faladas e referidas pelas autoridades e historiadores.
As mudanças centram-se principalmente em três vertentes principais: a promoção de algumas medidas específicas de carácter voluntário por parte do sector, o reforço e aumento das medidas coercivas e execução e ainda a adopção de medidas regulamentares que visam a melhoria da confiança por parte dos passageiros.
No que diz respeito a propostas legislativas, espera-se que sejam apresentadas no final de 2012. Se por um lado as primeiras regras de segurança serão implementadas nos serviços domésticos de passageiros, inicialmente na União Europeia e posteriormente alargando para outros serviços, existem ainda outras medidas que serão implementadas a todo o tipo de navios e que visam a segurança marítima para a boa gestão dos mares e oceanos.
Com estas medidas, a Comissão Europeia espera que nos próximos anos não ocorram qualquer tipo de problemas e acidentes trágicos como aconteceram nos últimos anos, reforçando a segurança dentro e fora do navio e implementando novas regras que devem ser seguidas por todas as companhias.