fbpx
Royal Caribbean

Mario Salcedo: O homem que vive em navios de cruzeiro há 25 anos

Mario Salcedo
O homem mais feliz do mundo (como se apelida) ainda diz que é mais barato viver a bordo do que estar em terra.
Receba as minhas novidades sobre cruzeiros no WhatsApp! Abrir

Cansado de viajar de avião em trabalho, o cubano, que se mudou para Miami com a família nos anos 60, reservou um cruzeiro — e apaixonou-se pela experiência.

Embora passar a vida rodeado de nada mais do que quilómetros de oceano profundo possa parecer um pesadelo para alguns, todos nos podemos identificar com o sonho de escapar ao trabalho para viver algo mais aventureiro. É o sonho que Mário Salcedo está a viver, como conta o jornal inglês Metro.

Conhecido como “Super Mario” pela equipa dos navios em que vive, concluiu recentemente o seu milésimo cruzeiro com a Royal Caribbean a bordo do Explorer of the Seas, com capacidade para 3.286 passageiros. O navio, que partiu de Miami a 5 de janeiro para uma viagem de 11 noites ao Panamá e ao sul das Caraíbas, realizou um evento especial para celebrar a ocasião.

Mario Salcedo

Mario Salcedo nasceu em  Cuba, mas emigrou com os pais para a Miami quando tinha apenas sete anos. Mais tarde formou-se em economia e finanças e trabalhou numa multinacional, desempenhando funções de diretor financeiro.

Embora tenha um apartamento em Miami, Mario passa lá pouco tempo — apenas alguns dias por ano. Viveu a tempo inteiro num navio de cruzeiro por mais de 20 anos. Anteriormente, disse à Conde Nast Traveler: “Quando cheguei aos 45 anos, queria começar um novo capítulo na minha vida a viajar pelo mundo — era essa a minha visão“.

Depois de experimentar algumas companhias diferentes, Mario reservou uma temporada no Voyager of the Seas, da Royal Caribbean, no ano 2000 e não embarcou noutro navio desde então. “Nada me poderia afastar deles, porque sou tratado como realeza”, revelou.

É agora o membro mais graduado da Crown and Anchor Society, tendo-se tornado o primeiro cruzeirista a ultrapassar os 10.000 pontos em 2022. Para colocar isto em perspetiva, os membros ganham um ponto por noite num cruzeiro da Royal Caribbean (com um ponto extra por noite por ficarem numa suite ou viajarem sozinhos num camarote de ocupação dupla).

Em 2018 o New York Times subiu a bordo para fazer um filme sobre Mario Salcedo, onde o cubano partilha a sua visão da vida enquanto mostra o seu dia-a-dia:

Mario planeia as suas viagens com dois anos de antecedência, ou 150 reservas, o que significa que pode ficar no mesmo quarto durante um longo período. E habituou-se tanto à vida no mar que agora se sente desconfortável ao passar algum tempo em terra.

Leia também  Royal Caribbean lança oferta para o Allure of the Seas desde Barcelona (com voos incluídos)

Em 2019, Mario Salcedo revelou à criadora de conteúdos sobre cruzeiros Alanna Zingano quanto custa viver permanentemente num cruzeiro. Entre a tarifa, o camarote, os impostos e as gratificações, Mario explicou que tende a gastar cerca de 185 dólares por dia com o “básico” durante um cruzeiro — ou seja, nada de álcool, excursões ou acesso à Internet.

Revelou então que o seu orçamento anual é de 72.093 dólares para um camarote interior. Este valor sobe para 101.258 dólares para um camarote com varanda, ou 136.000 dólares para uma suite júnior, de acordo com Mario. “Pesquisei o custo médio de vida assistida nos Estados Unidos por ano e é de 100.380 dólares”, acrescentou. ‘Pode ver que se reservar um camarote interior, é mais barato viver num cruzeiro.’

Depois de 1000 cruzeiros, Mario teve algumas experiências inesquecíveis. Recentemente, disse ao blogue da Royal Caribbean que a sua escala favorita é o destino privado da companhia de cruzeiros em Labadee, no Haiti.

Revelando o seu momento mais memorável, Mario disse: ‘Sem dúvida, o cruzeiro de ‘evacuação do furacão’ a bordo do Enchantment of the Seas em setembro de 2017.’ Após ter sido emitida uma ordem de evacuação no sul da Florida, após a devastação causada nas Caraíbas pelo furacão Irma, o Enchantment of the Seas foi oferecido aos funcionários de Miami e aos seus familiares diretos como meio de evacuação gratuita.

A única vez, nos últimos 20 anos, que Mario Salcedo não fez um cruzeiro durante a maior parte do ano, foi quando a indústria de cruzeiros fechou no auge da pandemia de Covid-19.

E não planeia deixar os navios de cruzeiro novamente se puder evitá-lo. “Com tantos amigos e memórias feitas no mar ao longo dos anos, pretendo continuar a navegar indefinidamente, enquanto tiver saúde e continuar a divertir-me.”, finalizou.

Receba as minhas novidades sobre cruzeiros no WhatsApp! Abrir

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Share this

Já temos o Programa para as Caraíbas desde Miami!