Foi cortado ontem o primeiro aço, nos Chantiers de l’Atlantique, em Saint Nazaire, França, marcando o início oficial da construção do navio mais avançado ambientalmente da MSC Cruzeiros até ao momento, e o seu nome foi também revelado.
Com entrada ao serviço prevista para Junho de 2023, o MSC Euribia tornar-se-á no 22º navio da frota da MSC Cruzeiros e o segundo a operar com gás natural liquefeito (GNL), o combustível marinho mais limpo disponível atualmente.
Como qualquer navio que se junta à frota da MSC Cruzeiros, estará equipado com algumas das tecnologias e soluções mais recentes e avançadas para minimizar o seu impacto ambiental. O início da construção do MSC Euribia assinala efetivamente mais um marco no compromisso da companhia com a sustentabilidade ambiental.
O início da sua construção foi marcado pela cerimónia tradicional de corte de aço em Saint Nazaire, que reuniu o armador e o estaleiro. Conforme dita o costume marítimo, o Executive Chairman da MSC Cruises, Pierfrancesco Vago, juntou-se ao General Manager dos Chantiers de l’Atlantique, Laurent Castaing, para iniciar o corte do primeiro aço para o novo navio e, com este, o passo seguinte no jornada da MSC Cruzeiros rumo a operações de impacto zero.
Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises, afirmou: “Assim como a deusa antiga aproveitou os ventos, o clima e as constelações para dominar os mares, a nossa visão é de que o MSC Euribia domine a implementação de tecnologias sustentáveis para protecção e preservação do nosso precioso ecossistema marinho. Este navio marca um novo marco na nossa caminhada rumo a operações de impacto zero e é a prova do nosso compromisso em promover e desenvolver tecnologias ambientais de última geração.”
“Como uma família com mais de 300 anos de tradição marítima, procuramos incessantemente proteger o meio ambiente de modo a salvaguardar o nosso modo de vida e a proteger o planeta para as gerações futuras. Com o nosso primeiro navio movido a GNL já em construção, o MSC Euribia reduzirá ainda mais as emissões utilizando a tecnologia mais recente disponível. Esta será uma dos navios contemporâneos de maior desempenho ambiental no mundo.”
O GNL é de longe o combustível marinho mais limpo disponível atualmente à escala e elimina virtualmente as emissões locais de poluentes atmosféricos como óxidos de enxofre (99%), óxidos de nitrogénio (85%) e partículas (98%).
Em termos de emissões com impacto global, o GNL desempenha um papel fundamental na atenuação de alterações climáticas e os motores do MSC Euribia têm potencial para redução das emissões de CO2 em até 25% comparativamente aos combustíveis convencionais. Para além disso, com a posterior disponibilidade de formas bio e sintéticas de GNL, esta fonte de energia irá proporcionar um caminho para eventuais operações descarbonizadas.
O GNL desempenha também um papel fundamental no desenvolvimento de soluções de células de combustível para o transporte marítimo, uma vez que estas tecnologias não podem operar com combustíveis convencionais.
A MSC Cruzeiros, os Chantiers de l’Atlantique e um consórcio de empresas líderes nos sectores da energia e da tecnologia estão a trabalhar no desenvolvimento de uma tecnologia piloto de células de combustível de óxido sólido movidas a GNL para navios de cruzeiro que poderiam alcançar uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa devido à maior eficiência desta tecnologia.
A MSC Cruzeiros está empenhada em abastecer pelo menos três navios com GNL, representando um investimento total superior a 3 mil milhões de euros. O primeiro destes, o MSC World Europa, encontra-se atualmente em construção em Saint Nazaire e deverá começar a navegar em Outubro de 2022. A construção do terceiro navio está programada para começar no início de 2023.
Tecnologias ambientais do MSC Euribia:
Motores e combustíveis:
- 4 motores dual fuel Wärtsilä (12V e 16V) que funcionam de um modo geral com gás natural liquefeito (GNL), ocasionalmente com gasóleo marinho com 0,1% de enxofre (MGO), de modo a que o navio não necessite de sistemas de limpeza de gases de escape.
Emissões atmosféricas:
- Sistema de redução catalítica selectiva que reduz as emissões de NOx em até 90% quando o navio opera em MGO (LNG oferece uma redução semelhante de NOx) – MSC Euribia vai de encontro aos padrões Tier III da IMO, independentemente do combustível que é utilizado.
- Ligação energia “shore-to-ship”, permitindo que o navio desligue os seus motores e se ligue às redes de energia locais nos portos onde esta infraestrutura se encontra disponível.
Águas residuais:
- Sistema de tratamento de águas residuais avançado em conformidade com a Resolução MEPC 227 (64) da Organização Marítima Internacional de acordo com os padrões mais rigorosos a nível mundial – o denominado “Padrão Báltico”.
- Sistema avançado de tratamento de águas de lastro que evitará a introdução de espécies invasoras no ambiente marinho por intermédio de descargas de água de lastro, em conformidade com a Convenção de Gestão de Água de Lastro da Organização Marítima Internacional.
Protecção da Vida Marinha
- Sistema de gestão de ruído irradiado subaquático, com design de casco e casa de máquinas que minimizam o impacto sonoro acústico, reduzindo os seus potenciais efeitos na fauna marinha, principalmente em mamíferos marinhos e em águas circundantes.
Eficiência energética:
- Todas as novas construções da MSC Cruzeiros incorporam um vasto leque de equipamentos com eficiência energética que ajudam na redução e no aperfeiçoamento da utilização do motor. Isto inclui ventilação inteligente e sistemas avançados de ar condicionado com circuitos automatizados de recuperação de energia que redistribuem o calor e o frio para redução da procura.
- Os navios utilizam iluminação LED controlada por sistemas de gestão inteligentes para uma melhoria substancial do perfil de economia energética. Em parceria com o estaleiro, o MSC Euribia estará equipado com sistemas automáticos de recolha de dados para monitorização remota de energia e análise avançada, o que permite suporte em terra em tempo real para potenciar a eficiência operacional a bordo.