Notícias

Lisboa “rouba” ao Funchal o título de porto de cruzeiros mais movimentado

MSC Splendida | Foto: Porto de Lisboa

De acordo com os dados obtidos e divulgados pela APL e APRAM, Lisboa voltou a ter mais passageiros durante 2016 que o seu principal concorrente em Portugal, o Funchal. Assim, em Lisboa somou-se 522.497 passageiros enquanto que a Madeira totalizou 520.176, menos 2,3 mil passageiros que a capital.

[xtopic title=”Tome Nota” layout=”1″ alignment=”right” ids=”16054″]

Desde o ano de 2009, esta é a 3º vez que Lisboa supera o Funchal a nível de passageiros recebidos durante o ano.

De acordo com o PressTur, a liderança tem sido do Funchal, contudo estes números requerem mais atenção para quem os analisa, pois os dados referem-se apenas aos passageiros em trânsito, ou seja, que apenas realizam escala no Funchal.

Contudo para Lisboa ficam o título de passageiros em turnaround, ou seja que iniciam ou terminam cruzeiros, pois geralmente este tipo de turistas precisam de pernoitar em hoteleira e aí a capital ganha ao Funchal ao nível de ofertas, transportes e não só.

Os números falam por si, no ano de 2016, existiram 47.623 passageiros em turnaround em Lisboa, face a 2.743 no Funchal, uma diferença bastante significativa.

Além disso, Lisboa foi também o porto com mais escalas em Portugal durante 2016, com um total de 311, mais 17 escalas ocorridas no Funchal.

Mas no ano anterior, em 2015, o líder foi o Funchal, com 308 escalas, apenas mais 2 que em Lisboa.

Foto: Rui Minas

Add Comment

Click here to post a comment

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais.

Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!