O Porto de Leixões estreou no passado dia 31 de Março a nova manga móvel para o Terminal da Cruzeiros. A operação realizou-se aproveitando a escala do navio AIDA Luna com 2023 passageiros e 620 tripulantes e correu com celeridade e conforto para todos.
A nova manga móvel consiste essencialmente num túnel duplo, com perto de 26 metros de comprimento cada um, cabina de atracação, tornando-se assim capaz de servir quase a totalidade dos navios de cruzeiros do mercado actual, até ao máximo de 320 metros de comprimento, numa altura máxima de 18 metros e mínima de 5 metros.
Este complemento ao Porto de Leixões, que se encontra ligada ao Edifício do Terminal de Cruzeiros, teve um custo na ordem do milhão de euros. Ao contrário do que acontece com os aviões, nos navios de cruzeiros as portas de acesso não são todas iguais, nem em altura, nem em distância relativamente às extremidades do navio, não esquecendo também que no caso do Porto de Leixões a variação da maré ronda os 4 metros, sendo por isso necessária esta manga para assim conseguir dar resposta a todos os navios que aqui realizem as suas escalas.
A manga móvel é da autoria da ADELTE, tanto a nível de concepção, design e construção, uma empresa muito reconhecida na indústria e com equipamentos espalhados por terminais de cruzeiros por todo o mundo.
Esta adição do equipamento insere-se no objectivo da Administração Portuária, para incrementar o negócio de cruzeiros no Porto de Leixões.