Costa Cruzeiros Notícias

Indústria de Cruzeiros cresce em toda a Europa

De acordo com dados divulgados hoje em Bruxelas pelo European Cruise Council, no decorrer da apresentação oficial da 5.ª edição do relatório anual da European Cruise Contribution, reportado a 2009, a Europa está cada vez mais a ganhar importância no seio da indústria global de cruzeiros. No ano passado, o mercado atingiu 4,9 milhões de cruzeiristas europeus (mais 12,1% face a 2008 e mais de 50% em relação aos últimos cinco anos), o que representa cerca de 30% do mercado mundial.

Itália e Grécia são os destinos europeus preferidos, com cerca de 20% de quota cada um, seguidos de Espanha (17%) e França (8%). O reforço da tendência positiva em 2009 traduziu-se num maior crescimento do impacto económico global da indústria de cruzeiros europeus, com mais de 300 mil empregos e um volume de negócios de 34 mil milhões de euros, o que representa um acréscimo de 5,9% face a 2008.

Neste contexto, o Grupo Costa Crociere SpA, com 1,8 milhões de passageiros em 2009 e 2,1 milhões previstos para 2010 (aumento aproximado de 17%), confirmou a sua liderança e o seu papel como força motriz na Europa, graças às marcas Costa Cruises (n.º 1 em Itália e na Europa), a AIDA Cruises (líder no mercado de língua alemã) e Iberocruceros (operando nos mercados de língua espanhola e portuguesa).

A Itália é também o mercado que envolve os maiores benefícios económicos para a indústria de cruzeiros na Europa. Em 2009, as despesas directas associadas a cruzeiros, estaleiros e passageiros ascenderam a 4,3 mil milhões de euros, cerca de 30% da despesa total da Europa (14,5 mil milhões de euros), idêntico ao verificado em 2008 (quando a Costa Cruzeiros alcançou um volume de negócios na ordem de 1,1 mil milhões de euros). O resultado de 2009 reflecte o dinamismo da indústria naval italiana, que superou largamente os seus concorrentes estrangeiros. E foi também o ano em que a Costa Cruzeiros inaugurou dois navios em Génova – o Costa Pacifica e o Costa Luminosa, ambos construídos pela Fincantieri, em Itália, com um investimento total de cerca de mil milhões de euros.

Leia também  Costa Cruzeiros aumenta foco e compromisso com o mercado português

Investir em novos navios

A análise da European Cruise Contribution 2009 incide ainda no impacto da crise económica mundial, com uma diminuição de 13% do investimento em novas construções nos estaleiros navais europeus, que cai para 4,6 mil milhões de euros, sendo que neste particular a Costa Cruzeiros “navega” em contra-ciclo.

No que diz respeito ao plano de desenvolvimento da frota Costa Cruzeiros (investimento total de 2,4 mil milhões de euros entre 1999-2012), o grupo lançou 13 novos navios desde 1999, incluindo três navios entregues em menos de 12 meses entre 2009 e 2010, e mais dois – o Costa Favolosa e Costa Fascinosa (cada um com 114,5 mil toneladas e capacidade para 3.780 pessoas) – actualmente em construção no estaleiro Fincantieri, em Marghera – que entrarão ao serviço no Verão de 2011 e na Primavera de 2012, respectivamente. A construção de cada novo navio implica um investimento superior a 500 milhões de euros e emprega 3.000 pessoas, das quais 500 em regime de outsourcing (a maioria dos quais empresas italianas).

Portugal a crescer

Em 2010, a Costa Cruzeiros conta, definitivamente, fechar o ano com um registo de 8.500 passageiros, o que representa um aumento de 35% face ao ano anterior. Na tipologia dos clientes portugueses que elegem a Costa Cruzeiros, temos, por esta ordem, as Famílias, os Casais e os Grupos de Amigos. Mediterrâneo, Norte da Europa e Dubai são os destinos para viagens de cruzeiros no topo das preferências. Numa lógica de incremento da reserva antecipada (o que, na Costa, significa um conjunto de vantagens associadas ao programa “Poupe já!), decorrem a bom ritmo as reservas da Costa Cruzeiros para 2011.

Indústria de Cruzeiros cresce em toda a Europa
Booking.com

Add Comment

Click here to post a comment

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais.

Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!