Depois de termos noticiado, em finais de Maio, que dois navios da Holland America iriam deixar a sua frota, é o momento para anunciar o nome do novo navio da companhia, sendo que apenas agora a Holland America veio a público fazer a referência.
Assim, o novo navio da companhia, que terá uma arqueação bruta de mais de 99 mil toneladas, terá o nome de ms Koningsdam. A palavra koning quer dizer rei em holandês e como todos os outros navios da companhia desde 1883 contém o sufixo “dam”.
O nome presta homenagem à rica herança da companhia e às suas raízes holandesas e reflecte igualmente uma nova era nos 141 anos nesta companhia. A estrear em Fevereiro 2016, o ms Koningsdam, vai ser um novo tipo de navio para a Holland America Line. Com 99,500 mil toneladas, 2,650 passageiros e 1,025 tripulantes, é o maior alguma vez construído para esta companhia. Este aumento em tamanho, vai permitir que haja mais espaços públicos e várias características inovadoras.
De acordo com a companhia, “o objectivo é criar um ambiente moderno e contemporâneo, mantendo o cunho clássico da Holland America”. A nova imagem vai ser executada por Adam D. Tihany, um dos mais notáveis designers e arquitecto de interiores americano, e Bjorn Storbraaten, o distinguido designer e arquitecto naval que fez parte da equipa de design dos ms Nieuw Amsterdam e ms Eurodam.
Muitos dos navios da frota têm nomes que já tinham sido utilizados no passado, sendo por isso a primeira vez que esta apresenta um nome novo, na sua história de 141 anos. Como já tinha sido mencionado, com a apresentação deste novo navio a Holland America volta a ter 14 embarcações na sua frota, em 2016, tendo em consideração que no próximo ano irá perder dois navios para a P&O Cruises.