fbpx
Artigos

Guia completo para uma Viagem de Cruzeiro

Já várias vezes deixámos aqui dicas e informações importantes para todos aqueles que se interessam em fazer uma viagem de cruzeiro, no entanto algumas informações estão divididas por vários artigos, por isso hoje vamos abordar aqui o guia completo para uma viagem de cruzeiro, desde as necessidades a nível de documentos, passando pelos cuidados na viagem e até as indicações para roupas e acessórios ideais para levar.

Embarque

O embarque é uma das primeiras preocupações dos passageiros, havendo quem chegue demasiado cedo e quem chegue demasiado tarde. O ideal é chegar com 2 horas de antecedência, o tempo necessário para despachar as bagagens e chegar junto à zona de embarque. No caso de existir uma viagem de avião para chegar até ao porto de embarque, é necessário o cuidado não só no momento de embarque no navio como também para a viagem de avião.

Os documentos de embarque são também necessários para que tudo corra da melhor forma. Se por um lado os documentos pessoais são essenciais para qualquer tipo de viagem, por outro lado os bilhetes de embarque, os vouchers ou mesmo as reservas já efectuadas (principalmente para os passeios terrestres) devem estar sempre junto aos passageiros.

Vestuário

Com a popularidade e crescimento dos cruzeiros marítimos, a formalidade foi colocada de lado e a descontracção e casualidade são agora uma constante por parte dos passageiros.  Contudo, é lógico que os passageiros têm que adaptar o seu vestuário ao tipo de itinerário que o próprio cruzeiro vai fazer, isto porque, itinerários pelo Mediterrâneo necessitam de um tipo de vestuário para o dia-a-dia, enquanto que um Cruzeiro pelo Alasca requer outras preocupações.

No entanto, os passageiros devem aliar ainda o bom senso, isto é, não devem usar roupa casual em todas as circunstâncias e em todos os momentos. Recomenda-se o uso de um traje mais formal para os espectáculos nocturnos como o Teatro ou a Ópera, contudo sem grandes exageros.

Para o jantar formal é pedido sempre que os passageiros tenham o seu traje mais formal disponível. Enquanto que para as mulheres um bonito vestido de cores neutras seja o mais indicado, para os homens os fatos ou o smoking é provavelmente o mais comum.

Gastos dentro do navio

Para muitos passageiros, uma das primeiras preocupações são os gastos a bordo, havendo até quem tenha dúvidas de como tudo é processado.

Geralmente em todas as companhias, os passageiros recebem um cartão pessoa que o acompanhará durante toda a viagem, servindo para fazer compras a bordo e todo o tipo de gastos. Por outro lado, outras companhias usam o sistema informático para criar “contas abertas” para a viagem, permitindo que os passageiros façam uso de restaurante/bares e discotecas de uma forma despreocupada, indicando apenas a sua identificação.

O pagamento é feito no final da viagem, podendo ter vários métodos de pagamento, dependendo obviamente das companhias.

O que está incluído?

Geralmente as companhias informam em cada viagem o que está incluído no preço de reserva pago pelo passageiro, no entanto vamos aqui destacar algumas das actividades e espaços que estão incluídos no valor pago inicialmente.

  • A maioria das refeições, salvo raras excepções ou pratos especiais
  • Todos os espectáculos nocturnos a bordo
  • Piscinas interiores e exteriores
  • Ginásio e espaço de desportos variados
  • Sala de jogos
  • Espaços de convívio e actividades que decorram nos mesmos

Por outro lado, as bebidas, os passeios terrestres durante as escalas, os serviços médicos, as ligações telefónicas para fora do navio, os serviços de lavandaria para a roupa pessoal dos passageiros, os salões de beleza e estética, os serviços de Internet avançados, as compras em lojas variadas e ainda o Casino, são algumas das coisas que os passageiros vão pagar no final da viagem.

Existem no entanto os chamados “cruzeiros all inclusive”, que significam exactamente isso, isto é, praticamente tudo está incluído no valor da reserva, principalmente as refeições e bebidas, já que compras e actividades extra dependem exclusivamente dos passageiros e do seu interesse pessoal.

Cuidados médicos

Os cuidados médicos são outra das grandes preocupações dos passageiros, principalmente quando nunca saíram do continente e não sabem exactamente o que vão encontrar a nível médico a bordo.

Em primeiro lugar é importante lembrar que todos os navios têm serviços médicos disponíveis sempre que for necessário, havendo até encaminhamento directo e o mais rápido possível para serviços hospitalares terrestres quando a situação não for possível resolver a bordo.

Contudo, é da responsabilidade do próprio passageiro informar-se sobre todos os problemas de saúde que requerem uma atenção redobrada durante a viagem, levando sempre toda a medicação necessária para doenças crónicas ou mesmo alguma que seja necessária para tratar dos problemas mais comuns (enjoos, dores de cabeça, dores de estômago, etc.).

É ainda aconselhável que os passageiros se informem sobre o destino da viagem, evitando surpresas e situações que possam tornar-se demasiado graves para a sua viagem, principalmente no caso de alergias. Informe-se sobre os problemas mais comuns que ocorrem aos visitantes dos países e zonas onde vai fazer escalas, precavendo-se até com o seu médico de família.

Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Ilhas Gregas a bordo do Celebrity Infinity!