As autoridades gregas estão a analisar uma proposta que visa a limitação das visitas de navios de cruzeiro a determinados portos do país, incluindo as ilhas de Santorini e Mykonos, importantes destinos de milhões de cruzeiristas.
O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, em declarações prestadas à Bloomberg, afirmou que as ilhas mais populares do país poderão em breve sofrer restrições para lidar com os “efeitos do excesso de turismo no período pós-pandemia”.
Santorini é o destino mais sensível, disse Mitsotakis à Bloomberg, com Mykonos também na agenda do governo. As novas regras não estão, ainda, finalizadas, mas poderão entrar em vigor em 2025.
Limitar a disponibilidade de berços e slots de ancoragem pode ser uma opção para ajudar a aliviar a pressão crescente sobre os destinos, acrescentou o primeiro-ministro grego. As companhias de cruzeiros vão necessitar de participar nos novos processos de licitação ou leilões para garantir as vagas para os seus navios.
Ao mencionar as potenciais restrições , o CEO da Celestyal Cruises, Chris Theophilides, disse que a posição das autoridades gregas “deve ser aplaudida”.
“Apoiamos totalmente este desejo de um turismo responsável. Estamos unidos numa abordagem coletiva, tanto com os nossos intervenientes, como com outras companhias, para introduzir medidas maiores que garantam que locais bonitos na Grécia – e na verdade em todo o mundo – sejam desfrutados por todos. Como uma companhia de cruzeiros local que opera navios mais pequenos, temos interesse particular no turismo responsável para a nossa terra natal e na satisfação dos nossos hóspedes”, continuou.
“O aumento de medidas, como novos sistemas de solicitação de cais e horários de visita a pontos de referência populares, como a Acrópole, garantirá que os turistas possam desfrutar dos destinos famosos de forma responsável, com menos multidões e menos pressões sobre as comunidades locais”, disse Theophilides.
Oferecendo vários itinerários para as ilhas gregas, a Celestyal Cruises opera atualmente o Celestyal Discovery para 1.270 hóspedes e o Celestyal Journey para 1.258 hóspedes.
Os maiores navios de cruzeiros que visitam regularmente Mykonos e Santorini, incluem o Norwegian Epic, da Norwegian Cruise Line, com 4.200 passageiros, o Odyssey of the Seas, da Royal Caribbean, com 4.200 convidados, ou o Resilient Lady, da Virgin Voyages, com capacidade para 2770 passageiros.