fbpx
Notícias

Funchal terá novo cais de cruzeiros

Na semana passada, um novo cais de cruzeiros do Funchal foi adjudicado, uma obra no valor de 17,8 milhões de euros, sendo da responsabilidade de um consórcio entre a Somangue e a Etermar.

Porto do FunchalOs trabalhos estão agendados para serem iniciados no primeiro trimestre de 2013, ainda não existindo certezas absolutas. O objectivo desta obra é, em conjunto com a intervenção que está a ser feita nas fozes das ribeiras da capital madeirense, tornar a cidade ainda mais importante no mercado dos cruzeiros.

Esta construção de um novo cais tem ainda como objectivo apostar num nicho de mercado que merece valorização, nomeadamente os mega iates, um tipo de apostas cada vez mais populares.

Apenas depois de dois concursos públicos para a construção deste novo cais é que foi possível avançar com o mesmo, já que o primeiro concurso aberto no início do ano, foi dado sem efeito, pois as propostas apresentadas tinham valores base que ultrapassavam o estipulado no caderno de encargos largamente.

Este novo cais, que terá uma extensão de 300 metros, permitirá a atracagem de navios de cruzeiro na sua zona exterior, enquanto que a zona interior permitirá a atracagem e operação de embarcações mais pequenas, das actividades marítimo-turísticas.

Leia também  Já são conhecidos os Cruise Critic Editors' Picks Awards 2023 (veja a lista completa de premiados)

Responsáveis afirmam ainda que as intervenções não se vão ficar pela zona do cais de cruzeiros, existindo ainda alterações previstas para a Praça da Autonomia, pois as ribeiras de João Gomes e Santa Luzia estão ligadas por uma única foz, existindo ainda uma protecção marítima que será construída, permitindo assim a criação de mais praias de calhau rolado que certamente os turistas vão apreciar.

Tags
Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Ilhas Gregas a bordo do Celebrity Infinity!