Depois de antes termos anunciado que Schettino tinha sido condenado em primeira instância a mais de 16 anos de prisão pelo naufrágio do Costa Concordia, é agora o momento de anunciar que o ex-capitão lançou esta semana um livro sobre a tragédia.
O livro foi escrito em conjunto com a jornalista Vittoriana Abate, sendo que o objectivo do mesmo é narrar em pleno os últimos momentos antes do navio afundar. Segundo a jornalista, a obra não tem como objectivo ser um relato do ex-capitão sobre o acidente, mas sim um relato detalhado com fotos, documentos e ligações telefónicas relativas ao caso. O livro tem cerca de 600 páginas e Schettino usou a dedicatória para enviar uma mensagem aos parentes das vítimas do acidente.
O livro chama-se “Le Veritá Sommerse”, ou seja, A verdade Submersa, tendo como objectivo detalhar praticamente ao minuto o que aconteceu naquela noite, sendo que não se centrará apenas no acidente em si, mas sim no contexto e tem também algumas referências ao pós acidente, incluindo as reflexões e os juízos que surgiram pelo próprio.
Depois de praticamente 3 anos em processo, o ex-capitão foi condenado no passado mês de Fevereiro a 10 anos de prisão por várias lesões e múltiplos homicídios culposos, 5 anos por naufrágio culposo e 1 por abandono do navio. Além disso, Schettino nunca mais poderá ocupar cargos públicos e ficará proibido de comandar embarcações por 5 anos.