fbpx
Costa Cruzeiros Notícias

Foi apresentado o plano de retirada dos restos do navio Costa Concordia

As acções de resgate do Costa Concordia já têm uma grande história em sua vota, com imensos projectos e tentativas de evitar ao máximo o desgaste seja do navio, da fauna ou mesmo da paisagem da zona envolvente. Recentemente foram apresentados novos projectos que visam a retirada dos restos do navio, com o máximo cuidado possível, no mesmo momento em que o capitão do navio, Francesco Schettino, é dado como inapto para comandar o cruzeiro, algo que a comunicação social há muito já vinha adiantando.

Todo este plano tem um custo de aproximadamente US$ 300 milhões e está previsto ser iniciado já nos próximos dias, estando apenas a rectificar pequenas alterações necessárias e acompanhamento do estado meteorológico, já que pequenas mudanças de temperatura podem causar imensos estragos. A companhia adianta também que tudo indica para que esta acção tenha a duração máxima de 12 meses, terminando assim no segundo trimestre do ano de 2013.

O plano foi apresentado às autoridades e comunicação social recentemente, mostrando um sem número de equipas de vários elementos, com guindastes e tanques de ar que servirão para parte a parte o navio ir sendo nivelado para que posteriormente a retirada seja ainda mais simples.

Leia também  Seatrade Cruise Global: Portugal com forte representação na maior feira internacional de cruzeiros

Tudo indica que o navio será levado inteiro para o porto italiano de Livorno para posteriormente ser desmantelado, porém o principal objectivo desta acção é o risco ambiental ao mínimo, assim como a questão turística que se tornou extremamente importante dada a situação drástica que se vive nos últimos meses.

As empresas responsáveis por este plano é a norte-americana Titan Salvage e a italiana Micoperi, escolhidas a preceito pela companhia Costa Cruzeiros, pela sua enorme experiência e eficácia em todos os projectos já envolvidos. Apesar de nenhuma das empresas ter trabalhado em embarcações deste tamanho, esperam que todos os planos traçados tenham o sucesso pretendido e nada corra mal, no entanto existem possíveis alterações que serão feitas durante o processo para evitar problemas futuros.

1 Comment

Click here to post a comment
  • Lamentei bastante o naufrágio, os navio Costa são excelentes e não mereciam ter um desastre de tal tamanho.

Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Ilhas Gregas a bordo do Celebrity Infinity!