A 72ª edição do Festival de Sanremo, o mais popular concurso de canções italianas, vai levar a música pela primeira vez ao mar, devido à colaboração entre a Costa Cruzeiros e a Rai Pubblicità.
O Costa Toscana, o novo navio sustentável que pertence à frota da empresa italiana, será o palco flutuante para os espetáculos de música ao vivo de artistas italianos excecionais, que se apresentarão todas as noites no palco de um dos teatros do navio.
“A Costa Cruzeiros está de regresso ao Festival de Sanremo como protagonista, com uma iniciativa inédita. Pela primeira vez, vamos levar a música do Festival para o mar, a bordo do Costa Toscana. O nosso novo navio não só está na vanguarda da sustentabilidade ambiental, mas também é um local de férias magnífico e espetacular, para as pessoas se divertirem e partilhar emoções. O cenário ideal para um evento como o Festival de Sanremo. Além disso, esperamos que a nossa iniciativa apoie a recuperação do setor do turismo, do qual a Itália tanto precisa“, diz Mario Zanetti, presidente da Costa Cruzeiros.
A Costa Cruzeiros vai lançar ainda uma divertida websérie de seis episódios, transmitida nas suas redes sociais, sobre o Festival de Sanremo a bordo do Costa Toscana que permitirá ao público conhecer o novo navio.
“Vamos participar no Festival de Sanremo com um projeto único, em que o Costa Toscana se tornará uma parte importante do programa de televisão mais popular entre os italianos. Com esta iniciativa, teremos a oportunidade de divulgar o novo navio junto do público em geral de forma original e com elevado impacto. O Costa Toscana é de facto uma plataforma extraordinária de entretenimento e inovação, que combina perfeitamente com um produto no qual estamos a investir para apresentar muitas novidades. Por ocasião do Festival, também criámos uma websérie, através da qual vamos mostrar como é belo, divertido e relaxante estar a bordo do Costa Toscana. Uma experiência que os nossos passageiros também poderão desfrutar a partir de 5 de março, quando o navio partirá para o seu primeiro cruzeiro“, afirma Roberto Alberti, vice-presidente sénior e diretor comercial da Costa Cruzeiros.
O Costa Toscana está ancorado a cerca de um quilómetro do porto de Sanremo, onde chegou a 30 de janeiro e permanecerá até ao dia 6 de fevereiro. A bordo, não haverá presença do público, exceto para os organizadores dos eventos, além dos tripulantes do navio. Para a ocasião, foi criado um protocolo especial de saúde e partilhado com as autoridades oficiais de saúde.
O Costa Toscana é o novo navio de bandeira italiana da frota da Costa Cruzeiros. Construído no estaleiro Meyer em Turku (Finlândia), vai realizar o seu primeiro cruzeiro no Mediterrâneo a 5 de março de 2022, com partida de Savona.
Concebido como uma verdadeira “cidade inteligente” itinerante, o navio é movido a gás natural liquefeito, a tecnologia atual mais avançada disponível no setor marítimo para reduzir as emissões, que a Costa foi a primeira a introduzir nos navios de cruzeiro. A bordo, é realizada a 100% a recolha seletiva e reciclagem de materiais como plástico, papel, vidro e alumínio. Todas as necessidades diárias de água são correspondidas pela transformação da água do mar através da utilização de dessalinizadores, e o consumo de energia é reduzido ao mínimo através de um sistema inteligente de eficiência energética.
Os interiores do Costa Toscana são o resultado de um extraordinário projeto criativo, com curadoria de Adam D. Tihany, criado para valorizar o que há de melhor nesta maravilhosa região italiana num único local. Mobiliário, iluminação, tecidos e acessórios são todos “Made in Italy“, criados por 15 parceiros que representam a excelência italiana.
A oferta a bordo está perfeitamente integrada neste contexto: desde o Solemio Spa, às áreas dedicadas ao entretenimento; dos bares temáticos, em colaboração com grandes marcas italianas e internacionais, aos 21 restaurantes e espaços dedicados à “food experience“, incluindo o novo restaurante Archipelago, que oferece menus criados pelos premiados chefs Bruno Barbieri, Hélène Darroze e Ángel León, além de sensibilizar e financiar projetos de conservação do mar realizados pela Fundação Costa Cruzeiros.