Artigos

Férias num Cruzeiro: dicas para uma viagem de sonho

Longe vão os tempos em que intrépidos navegadores portugueses se fizeram ao vasto oceano em busca de territórios até então desconhecidos para os europeus, mas a ligação de Portugal ao mar mantém-se viva.

Prova dessa aliança entre a curiosidade e o amor dos portugueses pelo mar são os cruzeiros.

Todos os anos, os terminais de cruzeiros de Lisboa e Matosinhos, no caso dos cruzeiros de mar, ou do Porto, no caso de cruzeiros pelo Douro, enchem-se de pessoas prontas a embarcar na viagem das suas vidas, contudo, há fatores que deve ter em conta para levar a bom porto as suas férias num cruzeiro.

Dicas para um cruzeiro de sonho

Se está a pensar aproveitar as suas férias para realizar um cruzeiro, tome nota das dicas que temos para si.

Fazer um cartão de crédito com seguro de viagem e saúde

Independentemente do meio (aéreo, terrestre ou marítimo) que utiliza para concretizar a sua viagem, fazer um seguro de viagem e saúde é indispensável, uma vez que este irá garantir, em caso de emergência, que possa receber tratamento de forma gratuita no país onde se encontra ou ser reembolsado por uma viagem que já pagou, mas que por qualquer imprevisto, não se possa realizar.

Por exemplo, se está a pensar comprar uma viagem num cruzeiro e não quiser tocar nas suas poupanças, uma boa forma de juntar o útil ao agradável, isto é, arranjar financiamento para comprar a viagem e, simultaneamente, usufruir de um seguro de viagem e saúde, a nossa dica é para que procure contratualizar um dos cartões de crédito sem anuidade do UNIBANCO, marca da UNICRE – instituição financeira de crédito.

Estes cartões de crédito UNIBANCO oferecem não só a possibilidade de adicionar pacotes de seguros (viagem e/ou saúde) aos seus clientes aquando da sua compra, como ainda contemplam uma série de outras vantagens, das quais se destacam a possibilidade de usufruir de 20 a 50 dias de crédito sem juros, anuidade gratuita e oferta de cashback que lhe vai permitir receber até 200€ de volta nas compras ou adiantamentos realizados durante os primeiros 12 meses.

Para além disto, como o UNIBANCO permite a contratualização 100% digital dos seus produtos, para fazer o seu cartão de crédito com cashback só tem de ir à página da instituição e pedir o seu.

Saiba o que está incluído no preço do cruzeiro e o que não está

Esta dica é importante quando estiver a simular o quanto pode ou não gastar na sua viagem de cruzeiro.

Neste sentido, é importante saber que quase todos os navios de cruzeiro incluem uma variedade de shows e refeições diárias como parte do custo do cruzeiro.

Contudo, opções adicionais, como tratamentos de spa, restaurantes da especialidade, espetáculos especiais e experiências gastronómicas, são aparte e exigir-lhe-ão um pagamento adicional.

Apesar do serviço de quarto estar, normalmente, incluído no preço total a pagar pelo cruzeiro, algumas companhias pedem uma taxa adicional para o serviço de quarto à noite.

Escolha a viagem com base na cultura da companhia de cruzeiro

Sabia que existe uma companhia de cruzeiros adequada a cada personalidade? Para além do destino, as companhias de cruzeiro procuram oferecer aos clientes atmosferas únicas a bordo do navio e que podem, ou não servir os seus interesses e gostos.

Por exemplo, os navios menores tendem a oferecer experiências de navegação mais personalizadas e descontraídas, mas também, mais caras, enquanto os gigantescos transatlânticos refletem uma extravagância ao estilo de Las Vegas.

Não se esqueça do Passaporte e do Cartão de Cidadão

Apesar de em cruzeiros dentro das águas territoriais de países pertencentes à União Europeia, o passaporte poder ser desnecessário, é altamente recomendado que mesmo assim o leve consigo.

Lembre-se que o passaporte deve ter validade de 6 meses antes da data de partida.

Este é o documento mais importante, mas, de igual modo, não se deve esquecer do seu Cartão de Cidadão e do Bilhete de Cruzeiro que a sua agência lhe forneceu. O check-in é um processo relativamente simples, semelhante ao de um voo, e inclui verificação de segurança.

Procure chegar na véspera da partida

Apesar de só lhe ser requerido que chegue ao navio horas antes da partida, procure estar no porto de embarque do seu cruzeiro um dia antes de modo a prevenir atrasos nos voos ou cancelamentos de última hora.

Muitos hotéis dentro de um determinado raio em redor do porto de embarque fornecem transfer gratuito (ou por uma pequena taxa adicional) para o navio, de forma a chegar ao porto a tempo no primeiro dia.

Evite os serviços de transporte fornecidos pelas companhias de cruzeiro, uma vez que são muito mais caros.

Bagagem

Ainda que nos cruzeiros não exista, geralmente, restrições de bagagem, é aconselhável que o bom senso impere.

Recomendamos ainda que deixe algum espaço vazio nas suas malas para lembranças que possa comprar nas paragens do navio.

E lembre-se, não se esqueça que se tiver que voar, antes ou depois do seu cruzeiro, estará limitado às regras das companhias aéreas.

Por exemplo, não necessitará de trazer o seu secador de cabelo, uma vez que os camarotes, spas ou cabeleireiros do navio já vêm equipados com eles.

O exercício de segurança (muster drill) é obrigatório

À semelhança do que acontece numa viagem de avião, os navios de cruzeiro também têm exercícios de segurança.

Denominados de muster drill, estes exercícios são uma simulação para familiarizar todos os hóspedes com os procedimentos necessários no caso improvável de uma emergência a bordo e são de carater obrigatório. Não falte.

 

Add Comment

Click here to post a comment