Experiências MSC Cruzeiros

EXPO 2020 Dubai: As minhas impressões e o que ver numa visita de (apenas) um dia

Foi um belo presente que a MSC Cruzeiros ofereceu a todos os convidados da comitiva portuguesa para cerimónia de batismo do MSC Virtuosa no Dubai.

Uma visita à EXPO 2020 Dubai foi uma oportunidade para conhecermos o Pavilhão de Portugal bem como tudo o que foi possível visitar em apenas um dia.

Plaza Al Wasl é o coração da EXPO 2020
Entrada para o Pavilhão da Sustentabilidade

Não foi fácil, mas lá partimos à descoberta do melhor que a EXPO 2020 tem para oferecer, sempre com o pensamento de visitar o pavilhão de Portugal como prioridade. Mas já lá vamos…

Visitar a EXPO e pensar que iremos ver tudo o que esta magnífica exposição mundial tem para oferecer é literalmente uma utopia. Impossível, a não ser que estejamos cá durante, pelo menos, uma semana… E mesmo assim terá de “andar bem da perna”.

Pavilhão da Mobilidade

Os 192 pavilhões de países (mais os temáticos) da EXPO 2020 ocupam o equivalente a duas vezes o Principado do Mónaco, ou seja, cerca de 600 campos de futebol. É por isso fundamental obter um mapa e estabelecer prioridades.

A EXPO 2020 está dividida em três distritos ou temas principais: sustentabilidade, mobilidade e oportunidade. É com base nestes valores que todos os pavilhões foram desenhados e desenvolvidos.

Cada um destes temas tem um pavilhão próprio, cuja visita deverá constar da sua lista de prioridades, já que são os maiores e os mais espetaculares.

Pavilhões Temáticos Obrigatórios

  • Pavilhão da Sustentabilidade: disponibiliza projetos de criação de novos rumos na área da sustentabilidade e é responsável pela criação da sua própria energia e água. Aborda temas como os transportes, a energia, a saúde, a produção industrial, entre outros.
  • Pavilhão da Mobilidade: tem o maior elevador do mundo e aborda as novas conexões digitais, a exploração do espaço e novas soluções de mobilidade. Neste pavilhão poderá saber mais sobre a missão espacial, as telecomunicações, a logística, os transportes do futuro, a inovação, a inteligência artificial, etc.
  • Pavilhão da Oportunidade: explora as novas oportunidades e a forma como nós, individualmente e em comunidade podemos contribuir para a criação de oportunidades para um mundo melhor. São aqui tratados temas como o turismo e a hospitalidade, a saúde, as alterações climáticas, a igualdade de género, o tratamento de águas, as comunidades sustentáveis, etc.

Pavilhão da Visão

É outro dos pavilhões especiais da EXPO 2020, o Pavilhão da Visão, é uma homenagem à visão do Xeque do Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos.

Retrata toda a viagem feita pelo Dubai, desde os tempos do deserto até à metrópole que é hoje, através de apresentações multimédia e testemunhos pessoais de importantes personalidades do emirado.

O Pavilhão da Visão fica situado no Distrito da Sustentabilidade.

Existem, ainda, outros pavilhões e locais especiais na EXPO 2020 dos quais posso destacar a Water Feature, uma enorme praça ladeada por cascatas de 14 metros pela qual se pode “subir” sentindo a água a cair pelos nossos pés.

Water Feature filmada em Live do Facebook

O Pavilhão de Portugal

Pavilhão de Portugal

Uma visita ao pavilhão de Portugal era ponto obrigatório. Situado no Distrito da Sustentabilidade e sem grandes filas, lá entramos no pavilhão inspirado numa caravela.

Confesso que, depois de entrar noutros pavilhões, fica um sabor “a pouco” já que é essencialmente constituído por videos e écrans multimédia.

Restaurante do Chef Chakall

A entrada é efetuada para uma sala ampla, no primeiro andar, com quatro projeções nas paredes de vídeos sobre Portugal, a sua cultura e a sua biodiversidade. É aqui também que se situa o Restaurante do Chef Chakall com uma sala repleta de azulejos portugueses e uma esplanada ampla com uma grande oliveira no centro.

No andar térreo, existe uma loja com produtos portugueses onde não faltam os pastéis de belém, nem os produtos confecionados com cortiça.

Outros Pavilhões

Pavilhão da Arábia Saudita

Durante a nossa curta visita tivemos a oportunidade de visitar alguns pavilhões além do de Portugal, como o Pavilhão do Brasil, o Pavilhão da Suécia ou Pavilhão da Espanha. São pavilhões que valem uma visita, mas existem outros cujas filas eram consideráveis, como o dos Emirados Árabes Unidos, que é o maior entre os países, o da Suíça, dos Estados Unidos, da China, entre outros, todos muito concorridos.

Requisitos de Saúde

É implementado em toda a EXPO 2020 a obrigatoriedade de uso de máscaras, distância social e as áreas comuns têm dispensadores para higiene das mãos. Os adultos que queiram visitar a EXPO 2020 Dubai terão que cumprir com um destes dois requisitos:

  • Prova de vacinação (serve o certificado digital da União Europeia) para adultos vacinados
  • Teste PCR negativo com 72 horas para adultos que não estejam vacinados (os bilhetes de 1 dia têm direito a 1 teste PCR, e o bilhete de múltiplos dias podem usufruir até 3 testes PCR gratuitos.

Localização e Preços

A EXPO 2020 fica localizada no eixo Dubai-Abu Dhabi e fica a cerca de uma hora de carro do Dubai, com fáceis acessos por auto-estrada. Recordo que a exposição mundial ocorre entre 1 de outubro de 2021 e 31 de março de 2022. O Dia de Portugal na EXPO 2020 é  comemorado a 14 de Janeiro de 2022.

São vários os bilhetes disponíveis, mas o mais básico – de um dia – custa cerca de 25€ por adulto (18 aos 59 anos). Existe também um Multi-Day Pass, que permite várias entradas – até 30 dias consecutivos após o primeiro dia – e custa cerca de 50€.

Para mais informações, visite o site oficial da EXPO 2020, ou o site dedicado ao Pavilhão de Portugal.

Precisa de Aconselhamento? Sugestões de Itinerários? Dicas sobre Navios? Nós ajudamos!
Tags