fbpx
Explora Journeys

Explora Journeys encomenda dois novos navios movidos a Hidrogénio

Explora I
Acordo traduz-se num investimento total em seis navios de luxo para a Explora Journeys no valor de 3.5 mil milhões de euros.

A Explora Journeys confirmou hoje as encomendas de dois navios movidos a hidrogénio com o construtor naval italiano Fincantieri e comprometeu-se a continuar o seu esforço em direção ao objetivo de atingir zero emissões de carbono até 2050, investigando novas e avançadas tecnologias ambientais adicionais para os navios de luxo.

O acordo traduz-se num investimento total de 3.5 milhões de euros em seis navios de luxo para a Explora Journeys. Os contratos estão sujeitos ao acesso a financiamento, de acordo com a prática do setor.

O EXPLORA V e o EXPLORA VI terão medidas de eficiência energética de última geração e também serão capazes de utilizar combustíveis alternativos como biogás e sintético e metanol e a Cruise Division trabalhará no futuro com a Fincantieri para equipar os navios com tecnologias futuras, incluindo captura de carbono e sistemas de gestão de resíduos mais avançados. Os dois novos navios da Explora Journeys serão entregues em 2027 e 2028.

Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da Cruise Division do MSC Group, afirmou, “Com a Explora Journeys criámos uma marca de luxo que tem sido bem-sucedida na redefinição de luxo no mar. Estamos a assistir a um crescimento contínuo no segmento de luxo e o investimento nestes dois navios demonstra o nosso compromisso em continuar a crescer neste setor, bem como em investir nos navios do futuro. Juntamente com a Fincantieri, estudaremos a mais recente tecnologia que o mundo tem para oferecer e continuaremos com o nosso compromisso de introduzir estas tecnologias para aumentar a eficiência em todo o espectro de desempenho dos navios. E, claro, continuaremos a oferecer a melhor experiência de viagem de luxo, mergulhando os nossos passageiros no estado de espírito do oceano com uma alma sustentável”.

Michael Ungerer, Chief Executive Officer da Explora Journeys, afirmou, “A sustentabilidade no luxo é a nova arte e as nossas duas novas encomendas confirmadas são o testemunho da nossa determinação em preservar e proteger os nossos preciosos oceanos. É isto que o viajante exigente de amanhã espera, pelo que é absolutamente imperativo que não só cumpramos essa expetativa, como devemos e iremos superar essas aspirações.”

Os dois novos navios utilizarão hidrogénio com células de combustível para as suas operações enquanto estiverem atracados nos portos, a fim de eliminar as emissões de carbono com os motores dos navios desligados. Os navios também apresentarão uma nova geração de motores a LNG que abordarão ainda mais a questão do deslizamento do metano com a utilização de sistemas de contenção.

O LNG é um dos combustíveis marítimos mais limpos do mundo, atualmente disponível em escala, e deverá desempenhar um papel fundamental na transição para a descarbonização do transporte marítimo internacional. Reduz substancialmente as emissões locais de poluentes atmosféricos, com uma redução de óxidos de enxofre até 99% e uma redução dos óxidos de nitrogénio até 85%. O LNG também desempenha um papel fundamental na mitigação das alterações climáticas, uma vez que proporciona uma redução de até 20% nas emissões de gases com efeito estufa. Esperam-se mais benefícios ambientais após a disponibilidade em escala do LNG sintético.

Leia também  Explora Journeys tem novas "Destination Experiences" no Mediterrâneo em 2024

O primeiro navio da Explora Journeys, Explora I, foi entregue pela Fincantieri em julho de 2023 e atualmente está a navegar no Norte da Europa. O navio passará o Outono na América do Norte e o Inverno no Mar das Caraíbas. O navio navegará durante a Primavera de 2024 ao largo da costa Oeste dos EUA e do Havai antes de regressar à Europa no Verão de 2024 para uma série de viagens no Mar Mediterrâneo.

O Explora II começará a navegar no Verão de 2024 e navegará até 2025 no Mar Mediterrâneo, no Médio Oriente, no Oceano Índico e em África, visitando 82 portos em 26 países. O Explora II “tocou na água” pela primeira vez a 6 de Setembro de 2023, numa cerimónia de “float out” perto de Génova, em Itália.

O Explora III começará a navegar no Verão de 2026 e a construção do navio movido a LNG começou no dia 6 de setembro de 2023 com uma Cerimónia de Corte do Aço. A construção do Explora IV movido a LNG começará em Janeiro de 2024 e será concluída no inicio de 2027. Todos os seis navios da frota da Explora Journeys serão equipados com as mais recentes tecnologias de redução catalítica seletiva para permitir uma redução das emissões de nitrogénio em 90 por cento e serão equipados com ligação plug-in de energia em terra para reduzir as emissões nos portos e equipados com sistemas de gestão de ruído subaquático para ajudar a proteger a vida marinha.

Todos os seis navios também terão uma gama abrangente de equipamentos de eficiência energética a bordo para otimizar a utilização do motor e reduzir ainda mais as emissões.

About the author

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais. Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!

Share this

Novo Cruzeiro de Grupo: Caraíbas a bordo do luxuoso Celebrity Beyond!