2011 vai ser um ano em cheio para indústria de cruzeiros com um número recorde de navios na Europa e no Médio Oriente. Alguns dos maiores navios de cruzeiro vão passar a temporada no velho continente.
Num esforço para colocar novos itinerários fora dos já muito saturados Caraíbas, México e Havai, sendo que estes são mercados onde as tarifas já se encontram relativamente baixas, muitas companhias tentam explorar novos mares e desta forma aumentar os preços.
A maior aposta para 2011 de algumas das maiores companhias de cruzeiros será a Europa e o Médio Oriente:
- Carnival: O Carnival Magic, navio irmão do já inaugurado Carnival Dream, estará sediado em Barcelona e fará itinerários de 7, 9 e 12 dias no Mediterrâneo. Será a primeira vez que a capital da Catalunha receberá durante a época alta, de Maio a Outubro, um navio da Carnival.
- Disney Cruises: Está de regresso à Europa em 2011 com o Disney Magic e sairá de Barcelona para cruzeiros de 10 e 11 noites.
- Holland America: Sete navios da companhia estarão no Mediterrâneo, Báltico e Norte da Europa. O Nieuw Amsterdam e o Noordam estarão a época toda no Mediterrâneo, para itinerários de 12 dias e 7 a 10 dias respectivamente.
- Norwegian Cruise Line: O último navio da NCL, o Epic, com capacidade para 4200 passageiros, sairá de Barcelona e o Norwegian Sun de Compenhaga para cruzeiros no Báltico. O Norwegian Jade, que estará o ano toda na Europa, sairá do seu porto em Veneza para itinerários nas ilhas Gregas.
- Princess Cruises: A companhia anunciou recentemente a sua mais extensa oferta para 2011 na Europa com 7 navios e 42 itinerários. Novas rotas incluem 11 dias no Emerald Princess na Escandinávia e Rússia, com passagens por Oslo, Berlin, Estocolmo e duas noites em São Petersburgo. O Ocean Princess navegará no Mediterrâneo e o Pacific Princess estará na Terra Santa e no Mar Negro.
- Royal Caribbean: A empresa aumentará igualmente a sua oferta para a Europa de 8 para 10 navios. Um dos maiores navios do mundo, o Liberty of the Seas de 3600 passageiros, estará ancorado em Barcelona, e espera-se que novos itinerários sejam anunciados.