Home Artigos Esqueça as férias em Resorts… 10 razões por que os Cruzeiros são (muito) melhores!
Esqueça as férias em Resorts… 10 razões por que os Cruzeiros são (muito) melhores!

Esqueça as férias em Resorts… 10 razões por que os Cruzeiros são (muito) melhores!

3.87K
0

Sonhou o ano inteiro com umas férias num resort all inclusive e agora que está prestes a marcar a viagem dos seus sonhos, depara-se com artigos como este que lhe suscitam dúvidas? Bom, apesar de ainda faltar algum tempo para estender a toalha na areia fina e dourada da praia ou mergulhar na piscina, pode começar já a relaxar lendo este texto que lhe vai explicar por que é que há opções, inclusive em alto mar, capazes de superar os resorts.

Mais do que uma acomodação ou uma cama confortável para dormir, procura um local paradisíaco com serviços de qualidade, que lhe ocupe o tempo com opções de lazer? Piscinas, praias particulares, espaços polidesportivos, spas, serviços de estética, restaurantes, bares e clubes para os seus filhos? Mais do que uma viagem, deseja apanhar apenas um voo que o deixe a descansar num único local por 7 dias seguidos?

Pois bem, a solução para as suas férias é, à partida, um resort… Mas prepare-se para equacionar o seu primeiro ou próximo cruzeiro porque estas 10 razões para preferir um navio têm peso que baste para alterar os seus planos!

1. UM ITINERÁRIO EM VEZ DE UM DESTINO

MSC Armonia em Miami

Sabia que a bordo de um navio pode, praticamente, chegar a qualquer canto do mundo, quer queira navegar de ilha em ilha pelas Caraíbas, observar as baleias no Alasca, visitar pontos turísticos da Europa, conhecer a América do Sul ou tomar banho nas águas quentes do Oceano Pacifico?

Uma das grandes diferenças entre um resort e um cruzeiro é o destino. Enquanto que o resort se situa num local que apesar de paradisíaco, não deixa de ser estático, ou seja, o hóspede conhece a estrutura, com sorte um pouco da zona envolvente e dois ou três habitantes locais… e nada mais!

Num navio, os passageiros entram, acomodam-se e usufruem de um passeio onde conhecem vários destinos sem desfazer as malas uma única vez! Além de poderem escolher a companhia e o tipo de navio, podem escolher o itinerário e descobrir vários locais numa só viagem.

O facto de seguir um itinerário também significa que o navio pode procurar o melhor clima e alterar a rota para evitar uma tempestade, se necessário, o que não acontece num resort. Se estiver de férias e a ilha que escolheu, por exemplo, for alvo de tempestades ou chuvas intensas, não terá para onde fugir.

Dica: Se é daqueles turistas que gostam de conhecer muitos locais, pessoas e costumes diferentes, embarque num cruzeiro e substitua o tédio de várias horas de voo, pela atividade ou mesmo descanso a bordo de um navio enquanto se desloca para mais um ponto de interesse!

2. TUDO INCLUÍDO

Buffet | Celebrity Edge

Sabia que, por exemplo, um cruzeiro de uma semana pela Royal Caribbean para duas pessoas em cabine interna custa metade do que uma estadia semelhante no resort de 4 estrelas Paradisus Playa del Carmen La Esmeralda no México? E que uma viagem de oito noites pelas Caraíbas no MSC Seaside pode ficar bem mais barata que uma semana no famoso El Dorado Casitas Royale?

Tal como um resort, um cruzeiro trabalha normalmente com o sistema all inclusive, ou seja, paga um pacote que inclui (quase) tudo, muitas vezes até bebidas alcoólicas, pelo que não há necessidade de se preocupar com despesas extra. Esse valor pago antecipadamente inclui o quarto e/ou cabine, mas também todas as refeições e a maioria das atividades. Claro que em ambas as opções, resorts e cruzeiros, podem surgir despesas extras que têm de ser pagas à parte, como tratamentos de spa e excursões, mas a verdade é que o pacote all inclusive por si só é capaz de deixar o cliente mais exigente, bem satisfeito!

É verdade que num resort, pagas as férias, não há grandes surpresas, enquanto que num navio as despesas extra podem ser mais frequentes, particularmente para estreantes, pois na maioria dos casos os valores combinados não incluem bebidas alcoólicas e refrigerantes, refeições em restaurantes especializados, gratificações, fotos e algumas atividades a bordo e em terra.

Porém, temos a dizer-lhe que basta acautelar-se para não ter surpresas desagradáveis, limitando-se ao que o pacote oferece ou acrescentando desde logo ao valor pago antecipadamente, o valor estimado dos extras que poderá gastar a bordo e em terra. Contudo – mesmo contando com esses extras – num cruzeiro há sempre uma excelente relação qualidade/preço, ou seja, é possível viajar num navio hotel de 5 estrelas com tudo incluído, por um valor relativamente baixo se comparado com o preço de outro tipo de férias, nomeadamente num resort.

Dica: É fácil gastar menos num cruzeiro se se acautelar, ou seja, se escolher o pacote que mais lhe convém e se limitar ao que oferece ou se acrescentar apenas os extra de que não vai ou não quer prescindir, como telecomunicações e excursões (veja o nosso guia para evitar despesas extras).

3. OFERTA DIVERSIFICADA

Viking Sky em Molde, na Noruega

Sabia que além de poder escolher o itinerário e o tipo de cabine, pode optar também por um cruzeiro temático? Há navios vocacionados para os mais pequenos, por exemplo, como é o caso da Royal Caribbean que pensou num cruzeiro chamado Barbie Premium Experience para encantar as meninas ou a frota Disney Cruise Line com parques aquáticos, experiências com personagens, musicais, festas como a Frozen Deck Party e um dia inteiro dedicado ao programa Star Wars Day at Sea, entre outros!

E no que toca a temáticas existem muitas outras opções! Dos cruzeiros gay, passando pelos cruzeiros musicais, cruzeiros para casais e seniores e terminando na gastronomia e vinhos. A Silversea leva os seus passageiros a destinos onde podem saborear deliciosos jantares gourmet elaborados por chefs de renome; vários navios da MSC Cruzeiros disponibilizam uma variedade de restaurantes de autor com experiências gastronómicas internacionais e a Pullmantur recorreu ao chef madrileno Paco Roncero, com duas estrelas Michelin, para desenhar os menus que são servidos no mar!

Efetivamente, hoje em dia, há vários tipos de cruzeiros à sua disposição, mas não podemos ignorar o facto de existirem também resorts temáticos: apenas para adultos, só para casais, famílias… A verdade, no entanto, é que a diversidade de temas nos navios é maior e, além disso, pode escolher também o itinerário, como evidenciamos antes neste artigo.

E as hipóteses de escolha não se ficam por aqui!

Tal como um resort apresenta diferentes tipos de quartos com diferentes comodidades (e preços), ou seja, quartos mais espaçosos, com vista mar, etc, também o navio lhe permite escolher o tipo de camarote ou cabine: da mais barata e interior, à mais cara com varanda exterior. Isto sem falar que existem navios que oferecem a possibilidade de se instalar em suites que são verdadeiros apartamentos de luxo em alto mar!

Dica: Se é a sua primeira vez num navio, opte por um cruzeiro romântico ou em família pelo Mediterrâneo, durante a primavera ou verão, e se a verba o permitir reserve um camarote com varanda para melhor usufruir da viagem.

4. ALIMENTAÇÃO VARIADA

Chocolataria Jean-Philippe Chocolat & Café | MSC Bellissima

Sabia que a MSC, a título de exemplo, possui um luxuoso serviço de mesa com uma incrível variedade de menus diários de cozinha mediterrânica e internacional? E sabia que, se preferir uma refeição rápida, como um hambúrguer ou pizza, também a pode fazer a bordo de qualquer navio de cruzeiro?

As refeições estão incluídas no valor do pacote de um resort ou cruzeiro, mas os alimentos e pratos disponíveis estão alinhados com o preço que vai pagar. Ou seja, um navio mais dispendioso garante-lhe um serviço à la carte com cardápios variadíssimos enquanto outro mais em conta vai apostar em pratos mais simples e fast food.

Seja como for, tanto num resort como num cruzeiro, existe sempre uma seleção extensa de pratos, incluindo fantásticos buffets de pequeno-almoço, almoço e jantar, mas num navio, se pagar à parte, pode sempre experimentar uma refeição diferente num dos vários restaurantes especializados e provar iguarias de chefs de renome, como Ramón Freixa, Harald Wohlfahrt, Roy Yamaguchi, Jamie Oliver, Jose Garces, Guy Fieri, Devin Alexander e Curtis Stone.

Dica: Limite-se às refeições incluídas no seu pacote, sem medos, pois estas são variadas e capazes de suprir todos os seus desejos (incluindo a pura gulodice) e necessidades nutricionais.

5. ACESSO À PRAIA

Perfect Day at Cococay da Royal Caribbean

Sabia que numa só viagem pode conhecer várias praias nas ilhas gregas, em Cabo Verde ou Caraíbas?

A MSC Cruzeiros, por exemplo, transformou uma pequena ilha do arquipélago das Bahamas em paragem exclusiva para os seus passageiros e a Royal Caribbean, Norwegian Cruise Line, a Holland America Line e a Princess Cruises fizeram o mesmo de forma a estenderem para as melhores praias, o ambiente, a qualidade e experiência a bordo dos navios!

Como sabe, os resorts têm, regra geral, uma praia privada, mas os cruzeiros têm várias! Logo, se o seu objetivo é fazer praia todos os dias, o resort é capaz de ser o ideal, mas se prefere visitar diferentes praias ao longo da viagem, opte pelo cruzeiro que lhe poderá mostrar algumas das praias mais bonitas do mundo numa semana apenas, não obstante ter um tempo limitado para se estender ao sol, claro.

Dica: Se gosta de fazer praia, procure por cruzeiros no verão que tenham um itinerário que inclua pausas em várias praias, como é o caso das rotas pelas Caraíbas, ilhas Canárias, Mediterrâneo e Atlântico.

6. MERGULHOS NA PISCINA

Pool Deck – Navigator of the Seas

Sabia que os navios de cruzeiro têm apostado cada vez mais nas suas piscinas e até em parques aquáticos?

O Symphony of the Seas da Royal Caribbean que começou a navegar em 2018, criou um dos maiores parques de diversões do mundo a flutuar em cima do oceano!

Poderá banhar-se todos os dias, quer esteja num resort ou a bordo de um navio, mas regra geral nos resorts as piscinas são maiores e mais luxuosas. No entanto, e mais uma vez, a oferta varia consoante o navio e companhia de cruzeiros que escolher.

É verdade que num resort pode contar com várias piscinas (para crianças, com atividades, mais tranquilas…) e que num navio comum não há tanto espaço, mas também é verdade que este panorama está a alterar-se: existem navios com vários tipos de piscinas, jacuzzis, tobogãs, jatos de água e até com parques aquáticos! É uma questão de escolher o que mais lhe agrada.

Dica: Se gostava de usufruir numa só viagem de vários tipos de piscina, opte por um navio que lhe proporcione essa experiência, pois são várias as companhias que construíram 3 e 4 piscinas diferentes para ir ao encontro dos gostos de todos os seus passageiros, e a essa infraestrutura ainda juntaram jacuzzis, escorregas e parques aquáticos!

7. TRATAMENTOS DE SPA

MSC Aurea SPA | Foto: MSC Cruzeiros

Sabia que a MSC Cruzeiros oferece autênticos spas balineses a bordo dos seus navios, com muitas opções de tratamentos de Spa e de beleza que deixam os passageiros a sentirem-se bonitos e renovado, da cabeça aos pés?

Se é daquelas pessoas que adoram receber massagens e outros tratamentos faciais e corporais durante as férias, saiba que pode obtê-los na maioria dos resorts e navios de cruzeiro. A diferença aqui é que nos navios, os Spas costumam ser maiores e mais confortáveis que os dos resorts, verdadeiros santuários para quem procura momentos de relaxe! Além de diversas massagens, saunas e banhos turcos, algumas linhas oferecem piscina de talassoterapia, aromoterapia, parede de kinesis, sauna finlandesa, ashiatsu, massagem thai, reiki, acupuntura e tratamentos ayurvédicos, entre outras opções.

A maioria dos navios possui modernos centros estéticos muito bem equipados com os últimos tratamentos do mercado para garantir que seus passageiros se sintam ainda melhor consigo mesmos no final das férias. Estes serviços vão muito além das massagens corporais e faciais, pois passam pela aplicação de botox, restylane/perlane, peeling facial, pedicure e até clareamento dos dentes!

Por fim, num navio também há a possibilidade de reservar uma cabine Spa, ou seja, um quarto com produtos específicos, grande banheira de hidromassagem, toalhas de alta qualidade, tratamentos incluídos e acesso a um menu de saladas e opções de refeições saudáveis para serviço de quarto.

Dica: Como os serviços de Spa são, geralmente, caros e pagos à parte, deve ficar atento às promoções porque a maioria das linhas de cruzeiro costuma dar vários vales de descontos para estes serviços.

8. ATIVIDADES ATÉ DIZER “CHEGA”

Foto: MSC Cruzeiros

Sabia que qualquer viagem de cruzeiro é um festim no que a atividades diz respeito?

Os resorts e os cruzeiros não foram concebidos para o deixar sossegado, de papo para o ar. Pelo contrário! A ideia deste tipo de férias é, precisamente, oferecer-lhe um leque de opções a nível de entretenimento para que não haja qualquer hipótese de se sentir aborrecido ou entediado.

E as opções são vastas e diferentes de modo a irem ao encontro de todas as idades e tipos de passageiros ou hóspedes, principalmente num navio de cruzeiro onde até pode ser difícil encontrar um pouco de paz e tranquilidade quando o staff está constantemente a atrair os visitantes para um rol de atividades, durante o dia e durante a noite!

De escalada a jogos desportivos, passando por palestras, aulas de dança e de culinária, degustação de vinhos e terminando em sessões de cinema, teatro, paraquedismo, pista de bowling, simuladores de Fórmula 1, casinos, shows e musicais da Broadway.

Ele há um pouco de tudo, incluindo uma imensa variedade de lojas com artigos diversos, desde roupas, produtos de beleza, acessórios e perfumes a lembranças que pode adquirir para levar a um amigo ou familiar.

Dica: Se sabe que se vai aborrecer um dia inteiro dentro de uma piscina a encomendar comida e bebida, opte por um cruzeiro em vez de um resort onde o nível de socialização e divertimento é mais alto graças a uma programação muito variada.

9. ACOMODAÇÕES PARA TODOS OS GOSTOS… E BOLSOS

Ultimate Family Suite | Symphony of the Seas

Sabia que a Ultimate Family Suite, do Symphony of the Seas, da Royal Caribbean, tem mais de 400 metros quadrados, dois andares e um escorrega que liga o quarto das crianças, no andar de cima, à sala da suite, no piso de baixo? E não é tudo! Esta suite tem ainda uma gigante parede de lego, uma sala de cinema privada com 3D, videojogos e varanda de 65 metros quadrados com parede de escalada e jacuzzi!

Se ignorarmos a Ultimate Family Suite, podemos afirmar que as acomodações nos resorts são mais espaçosas e confortáveis do que as acomodações na maioria dos navios, mas apesar das cabines nos cruzeiros serem relativamente pequenas, há sempre possibilidade de reservar um espaço maior, pois também existem suites tão ou mais extravagantes e espaçosas do que as de um resort de luxo.

A questão é que, como num cruzeiro não há tempo nem vontade para ficar no quarto, a oferta é suficiente e ajustada às necessidades dos passageiros e inclusive, apesar de mais pequenos, existem mais tipos de quartos ou cabines à disposição dos passageiros do que num resort. É verdade que não há bungalows sobre a água, mas existem cabines internas, cabines externas sem varanda, cabines externas com varanda e suites com varanda, com valores diretamente proporcionais ao que pretende pagar.

Dica: Antes de escolher uma cabine, equacione se prefere passar a maior parte do tempo na piscina, no deck, nas áreas comuns do navio ou nas excursões nos locais onde o navio faz escala ou se prefere passar boa parte do tempo a descansar no quarto. Na primeira opção, uma cabine interna ou com janela poderá ser suficiente, mas na segunda um quarto com varanda pode ser a melhor escolha.

10. ALL ABOARD!

Espaço LEGO | MSC Meraviglia

Sabia que a MSC Cruzeiros tem clubes para bebés, crianças e adolescentes? É verdade! E outras companhias de cruzeiro oferecem também clubes de entretenimento para os seus filhos com várias atividades interessantes: da sala de ciências, passando pelo espaço dedicado às artes, teatro, cinema, sala de brinquedos e acabando na piscina ou pista de escalada.

Também os resorts têm atividades pensadas nas famílias com crianças, mas os seus serviços de babysitting e a sua variedade de programas infantis e juvenis fica muito aquém da oferta num navio, onde as férias são sempre perfeitas tanto para miúdos pequenos, como para adolescentes e adultos. Isto porque a maioria dos navios disponibiliza atividades próprias para todas estas faixas etárias.

Assim, um cruzeiro em família é sinónimo de umas férias de sonho quer para pais quer para filhos, independentemente da idade. Se leva um bebé a quem pode dar o sono a qualquer hora do dia, por exemplo, pode comodamente dirigir-se à sua cabine e deitá-lo. E consegue também respeitar a rotina de alimentação do seu filho, pois no navio servem comida durante 24h e, se solicitar, confecionam a bordo menus especiais para crianças.

Se leva uma criança mais crescida, pode deixá-la aproveitar os espaços infantis e fazer novos amigos enquanto você descansa, faz uma excursão em terra ou vai dar um pé de dança na discoteca. E todos juntos, podem aproveitar os shows para toda a família que acontecem com frequência num cruzeiro, além de outros espaços públicos como as piscinas.

Dica: Se vai viajar com crianças, um cruzeiro é uma excelente opção! Além de divertido e seguro, trás bastantes vantagens. Começando pela prioridade no embarque e desembarque para quem leva bebés de colo, prosseguindo pelo facto de não haver limite de bagagem, passando pelas inúmeras ofertas de entretenimento para os mais pequenos e culminando no facto de ser usual que até aos 12 anos as crianças viajem gratuitamente caso partilhem o camarote com os pais (pagando apenas taxas portuárias).


E estas são apenas algumas das razões pelas quais pode querer optar por um cruzeiro em detrimento de um resort nas próximas férias.

Se deseja relaxar e ficar um dia inteiro na praia estendido na toalha, opte pelo resort. Continue a optar pelo resort se quer fazer apenas desportos aquáticos em vez de outro tipo de atividades…

Mas se deseja visitar vários destinos numa semana, contar com muitas e diferentes atividades a bordo, saborear a gastronomia de diferentes zonas do mundo ao mesmo tempo que, se assim lhe aprouver, pode passar uma tarde inteira na piscina… deve escolher um cruzeiro!

Resta-nos desejar uma boa estada!

 

(3869)

Booking.com
tags:
Nuno Ribeiro Nuno Ribeiro é fundador e editor do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde poderá encontrar notícias, opiniões, experiências, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais.