Home Notícias Esclarecimento da CLIA sobre cruzeiros para Veneza
Esclarecimento da CLIA sobre cruzeiros para Veneza

Esclarecimento da CLIA sobre cruzeiros para Veneza

893
0

A Cruise Lines International Association (CLIA) confirmou que, atualmente, não há qualquer proibição de atracagem para os cruzeiros que visitam Veneza.

O ministro dos Transportes de Itália, Danilo Toninelli, teria afirmado que, no ano que vem, um terço dos cruzeiros de Veneza seria redireccionado para portos vizinhos.

Esta afirmação foi realizada na Comissão de Transportes do Parlamento na quarta-feira, após uma reunião que ocorreu no dia anterior, para discutir opções alternativas dentro e fora da lagoa de Veneza, de forma a desviar navios de cruzeiro do Canal Giudecca.

A reunião contou com a presença de elementos de instituições locais portuárias e marítimas, operadores e autoridades de segurança.

Falando no parlamento italiano ontem, Toninelli afirmou que foi criado um grupo de trabalho para analisar soluções alternativas que poderiam incluir o redireccionamento de alguns navios para os terminais de Fusina e Lombardia até ao final do ano, mas nenhuma decisão foi ainda tomada.

Todas as partes envolvidas deverão apresentar soluções até dia 19 de Agosto e uma nova reunião será realizada no dia 23 para permitir que todos exponham as suas soluções ao ministro.

As discussões sobre o futuro uso do Canal Giudecca estão em andamento há vários anos, sem qualquer conclusão à vista, segundo a CLIA.

A partir de Setembro, os navios de cruzeiro ainda poderão entrar no Canal Giudecca, mas será necessário encontrar portos alternativos dentro e fora da lagoa de Veneza.

Já existem problemas importantes associados às soluções de portos alternativos, do ponto de vista da segurança, bem como relacionados com o transporte dos passageiros.

Marghera, por exemplo, está localizada no meio de instalações industriais e carece de um terminal de passageiros. Uma solução a longo prazo para o acesso a Veneza terá de envolver todas as partes interessadas, disse Toninelli.

 

(893)

Booking.com
Nuno Ribeiro Nuno Ribeiro é fundador e editor do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde poderá encontrar notícias, opiniões, experiências, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais.