Entrevistas MSC Cruzeiros

Entrevista com Eduardo Cabrita da MSC Cruzeiros: "Somos uma companhia com um crescimento muito rápido"

Com Eduardo Cabrita, da MSC Cruzeiros, o Blog dos Cruzeiros abre uma nova secção dedicada às entrevistas a personalidades portuguesas directamente ligada ao mundo dos cruzeiros.

BC (Blog dos Cruzeiros): Em setembro foi anunciado um reforço da atividade da MSC Cruzeiros em Portugal, com um aumento do número de cruzeiros e escalas nos Portos de Lisboa e Funchal. Poderia nos apresentar esses números?

EC (Eduardo Cabrita): O catálogo da MSC Cruzeiros em vigor apresenta 41 cruzeiros em Lisboa e 23 no Funchal, sendo possível encontrar cruzeiros para desfrutar das magníficas cidades do norte da Europa, das paisagens do Mediterrâneo, dos arquipélagos Atlânticos, da América do Sul e das Caraíbas, ou ainda os Cruzeiros Oceânicos ao Brasil, à Argentina ou ao Sul de África. Temos tentado responder às expectativas dos passageiros portugueses e é nesse sentido que lançámos uma parte do nosso catálogo para 2013, totalmente dedicada aos cruzeiros portugueses. Para quem prefere embarcar e desembarcar em Lisboa ou Funchal, existem agora mais opções com itinerários novos e muito interessantes, que evitam custos adicionais e encurtam distâncias.

BC. Que serviços existentes a bordo dos navios da MSC Cruzeiros, considera únicos e diferenciadores das outras companhias?

EC: Desde o design dos nossos navios, à comida italiana autêntica, aos espectáculos e animações que mudam todos os dias, em todos os cruzeiros, os nossos passageiros elegem a nossa companhia pela qualidade global do serviço e normalmente acabam por realizar mais do que um cruzeiro connosco. Penso que o que mais se destaca na MSC Cruzeiros é a experiência proporcionada pelos seus cruzeiros e o “human touch” característico da tripulação que são, sem dúvida, uma das grandes mais valias da companhia.

Além disso, somos uma companhia com um crescimento muito rápido e que tem introduzido navios de grande porte no mercado quase todos os anos e penso que isso tem despertado a curiosidade dos passageiros pela companhia. Os nossos navios formam a frota mais moderna do mundo e acrescentam experiências de grande valor às escalas do itinerário que percorrem e isso é um factor muito importante no momento de escolha por este tipo de viagem.

BC: Relativamente ao novo navio, “MSC Preziosa”, o que nos pode dizer sobre as suas características e sobre o seu lançamento no mercado em 2013?  E em que se distingue este novo navio do recém-inaugurado “MSC Divina”?

eduardo-cabrita-msc-cruzeirosEC: Tanto o MSC Divina como o MSC Preziosa contam com 1.751 camarotes, mais cem camarotes do que os seus ‘navios irmãos’ MSC Fantasia e MSC Splendida. A chegada destes navios vem equilibrar a quantidade de navios de cada classe na nossa companhia (a Classe Musica é composta por quatro navios – MSC Musica, MSC Orchestra, MSC Poesia, MSC Magnifica, e a classe Lirica apresenta o MSC Armonia, o MSC Sinfonia, o MSC Lirica e o MSC Opera).

O novo navio, MSC Preziosa, que será o 12º navio da companhia, será inaugurado a 23 de Março de 2013, em Génova, Itália. Antes do baptismo, o MSC Preziosa visitará Lisboa no dia 16 de Março de 2013, após a saída do estaleiro em St. Nazaire, França. O novo navio irá operar no Mediterrâneo, com cruzeiros de 8 dias, com saída e chegada a Barcelona ou Génova, de Março a Novembro de 2013. O itinerário tem escala em Barcelona, Marselha, Génova, Nápoles, Messina e Túnis.

O MSC Preziosa terá capacidade para transportar 4345 passageiros. Possui ainda 26 elevadores e 18 decks, 14 deles para passageiros (Deck 5 Corallo, Deck 6 Diamante, Deck 7 Rubino, Deck 8 Onice, Deck 9 Agata, Deck 10 Tormalina, Deck 11 Giada, Deck 12 Opale, Deck 13 Ametista, Deck 14 Smeraldo, Deck 15 Cristallo, Deck 16 Acquamarina, Deck 18 Topazio). Os passageiros poderão usufruir de quatro restaurantes principais, dois restaurantes de especialidade, 21 bares, casino, quatro piscinas, 12 jacuzzis, bowling, área desportiva com campo de jogos, fitness center, área para crianças e o soberbo MSC Aurea Spa.

Uma característica exclusiva do MSC Preziosa – e de todos os navios da classe Fantasia na frota MSC Cruzeiros – é o MSC Yacht Club. Os passageiros que ficam alojados neste espaço reservado e exclusivo têm à sua disposição um bar e restaurante privados, solário, piscinas de hidromassagem e um espetacular lounge com paredes de vidro e uma incrível vista para o mar, além do serviço de mordomo 24 horas.

BC: Quais os principais itinerários, a nível Europeu, da MSC Cruzeiros?

EC: Este ano, o grande destaque da MSC Cruzeiros vai para os cruzeiros com saída e chegada a Lisboa durante o Verão, com o MSC Opera. São 8 cruzeiros de 11 dias, com escala em Bilbau, Le Havre, Southampton, IJmuiden/Amesterdão, St Peter Port e Vigo. As partidas serão a 11, 21 e 31 de Julho, 10, 20 e 30 de Agosto e 9 e 19 de Setembro, no navio da Classe Lirica, com capacidade para 2199 passageiros. Além dos cruzeiros durante o período de Verão, a MSC Cruzeiros apresenta também outras alternativas de cruzeiros na Primavera, também com partida e chegada a Lisboa e a bordo do MSC Opera. Serão 3 cruzeiros, de 11 ou 10 dias, com um itinerário pelo Mediterrâneo, com escala em Valência, Génova, Marselha, Barcelona, Casablanca e Cádiz. As partidas estão marcadas para 19 e 29 de Março (Páscoa) e 7 de Abril. A partir de Setembro de 2013, o MSC Poesia estará também em Lisboa, para 4 cruzeiros de 9 dias com partida e chegada a Lisboa e escala em Casablanca, Barcelona, Génova e Málaga. As datas de saída são 29 de Setembro, 7, 15 e 23 e Outubro.

Leia também  Fernando Santos, director-geral da GlobalSea: "Acredito que teremos um selo para os navios mais limpos"

Ainda no Mediterrâneo os destaques vão para o MSC Fantasia, que de 24 de Março a 27 de Outubro de 2013, partirá todos os Domingos de Veneza, Itália, levando os hóspedes para uma aventura no leste do Mediterrâneo através de Bari, Itália, Katakolon, Santorini, Atenas e Corfu, na Grécia e agora com escala em Dubrovnik, Croácia, antes de navegar de volta a Veneza. De 23 de Março a 09 de Novembro de 2013, o MSC Splendida sairá todos os Sábados de Génova, Itália, com escala em Marselha, França, Barcelona e Valência, Espanha, Túnis, Tunísia e Civitavecchia, Itália, antes de regressar a Génova. Outro destaque é a paragem durante uma noite em Ibiza. De 29 de Março a 18 de Outubro de 2013, o MSC Orchestra partirá todas as sextas-feiras de Génova, Itália, com escalas em Civitavecchia e Palermo, Itália, Túnis, Tunísia, Ibiza, Espanha e Villefrance sur Mer, França, antes de regressar a Génova.

No Norte da Europa, o destaque vai para os Fiordes Noruegueses, onde os passageiros podem embarcar, de Maio a Setembro de 2013, em cruzeiros de 8 dias a bordo do MSC Poesia, com possibilidade de embarque em Kiel ou Copenhaga e escalas em Hellesylt & Geiranger, Fläm, Stavanger e Oslo. Em Julho, o MSC Magnifica terá um novo itinerário com saída e chegada a Hamburgo ou Amesterdão para cruzeiros de 15 dias com escalas em Bergen, Tromso, Longyearbyen, Magdalenefjord, Honningsvag (overnight) e Hellesylt & Geiranger. A bordo do MSC Opera, entre Maio e Junho, existem 7 cruzeiros de 8 dias, com saída e chegada a Ijmuiden ou Southampton e com escala em Fläm, Stavanger e Oslo.

Nos Fiordes da Islândia é possível embarcar num cruzeiro de 12 dias a bordo do MSC Magnifica, com saída de Amesterdão ou Hamburgo a 31 de Maio ou 1 de Junho e escala em Lerwick, Akureyri, Isafjordur, Reykjavik e Kirkwall. As Capitais Bálticas apresentam também vários itinerários de Maio a Setembro, a bordo do MSC Magnifica, MSC Poesia e MSC Musica, onde se destacam os cruzeiros de 8 dias com saída e chegada a Kiel ou Copenhaga e escala em Estocolmo, Tallinn e São Petersburgo. Destaque também para os cruzeiros na Inglaterra e Escócia a bordo do MSC Magnifica, onde se destacam as saídas a 21 e 30 de Abril e 22 e 31 de Agosto de Amesterdão e os cruzeiros na Irlanda com saídas a 20 de Maio e 1 Agosto, com um itinerário de 12 dias com saída de Hamburgo ou Amesterdão e escala em Helgoland, South Queensferry, Invergordon, Kirkwall, Belfast, Greenock, Dublin e Cork.

BC: Que tipo de animação e entretenimento é que os passageiros podem encontrar a bordo dos navios da MSC Cruzeiros?

EC: Os nossos navios oferecem grande variedade de opções em matéria de restauração, comércio, espectáculos e todo o tipo de actividades lúdicas, para mais e menos jovens. No dia-a-dia a bordo de um cruzeiro, os passageiros são surpreendidos com entretenimento constante, inúmeras actividades temáticas, impressionantes espectáculos ao vivo no teatro, música ao vivo de vários estilos nos bares e lounges, espaços para descansar e relaxar, um fabuloso spa e uma excelente gastronomia.

BC: Concorda com a afirmação de que a idade média dos turistas de cruzeiros, está a diminuir?

EC: Sim, sem dúvida. Somos cada vez mais procurados por jovens e famílias e registou-se efectivamente a nível global uma diminuição da média de idades a bordo dos nossos navios, actualmente situada nos 41 anos, existindo cada vez mais outro tipo de consumidores a procurar os nossos cruzeiros como alternativa de férias.

BC: Tem conhecimento do número de passageiros Portugueses que realizaram um cruzeiro da MSC em 2011?

EC: Em Portugal, a MSC Cruzeiros registou em 2010, cerca de 8.000 passageiros, apresentando um balanço positivo do seu início de actividade no mercado nacional, após a abertura do escritório em Lisboa em Janeiro de 2010. Durante 2011, a MSC Cruzeiros apresentou um crescimento de cerca de 4% em relação a 2010, com o número de passageiros portugueses a aumentar para mais de 8.300. Os passageiros que embarcam em Lisboa e no Funchal, corresponderam a mais de 1/3 dos passageiros a viajar com a MSC Cruzeiros em Portugal.

Em 2012 começámos com perspectivas optimistas e conseguimos efectivamente alcançar um crescimento de cerca de 14% face ao ano passado. Penso que a aposta da MSC Cruzeiros nos portos nacionais e a vinda do MSC Divina para o Funchal em Novembro de 2012 representaram dois factores muito positivos para o crescimento da companhia em Portugal.

BC: Acha que o número de turistas de cruzeiros Portugueses tem tendência a aumentar?

EC: Sim, acreditamos que sim. Com a chegada do MSC Preziosa em 2013, que tem inauguração marcada para 23 de Março de 2013, em Génova, Itália, a companhia conclui o seu plano de investimento de 6 biliões de euros e espera alcançar 1.6 milhões de passageiros, aumentando em 15% a sua capacidade de alojamento. A nível nacional, esperamos que o produto cruzeiros continue a crescer e que a MSC Cruzeiros continue a acompanhar esse crescimento.

BC: Qual a missão e principais objetivos da MSC Cruzeiros?

EC: O serviço excelente, o distinto estilo italiano, a tecnologia de ponta e o respeito pelo ambiente são as nossas prioridades.

Add Comment

Click here to post a comment

Deixar uma resposta

Nuno Ribeiro

Olá, o meu nome é Nuno Ribeiro e sou fundador do Blog dos Cruzeiros, um blog sobre o mundo dos grandes cruzeiros, onde pode encontrar notícias, opiniões, sugestões, guias, companhias, navios e muito mais.

Sempre que subo a bordo de um navio descrevo toda a experiência aqui para que possa ajudar quem pretende fazer um cruzeiro. Boas leituras!