A “Cruise Lines International Association” (CLIA) conta agora com a participação de mais 8 entidades diferentes, com o lema “Uma Indústria, Uma Só Voz”, que tem como objectivo trabalhar de forma unida, promovendo o desenvolvimento da indústria global de cruzeiros.
A CLIA conta assim com uma nova estrutura, fazendo parte desta a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), a European Cruise Council (ECC), a Asia Cruise Association (ACA), a Passenger Shipping Association (PSA/ACE), a Association Francaise des Compagnies de Croisieres (AFCC), a Northwestand Canada Cruise Association (NWCCA), a Alaska Cruise Association (ACA) e a International Cruise Council Australasia (ICCA).
Esta associação internacional tem como principal objectivo proporcionar mais e maiores benefícios, assim como uma voz globalmente unida, para empresas de cruzeiros, agentes de viagens e ainda parceiros de negócio que sejam incluídos no mesmo mercado. Este mercado causa um impacto económico de mais de 100 bilhões de dólares em todo o mundo, com mais de 753 mil postos de trabalho entre os vários sectores, companhias e cruzeiros.
Para as empresas de cruzeiros, a associação oferecer comunicação unificada e coordenação de eventos, traduzindo-se assim num melhor aproveitamento dos investimentos destas empresas. Por outro lado para os agentes de viagens, a associação oferece programas de parceria e networking com um maior volume e relevância. Já para os parceiros de negócio, as oportunidades de desenvolvimento são o ponto forte da associação.
A CLIA será regida através de um um Comité Executivo Global, presidido por Howard Frank (Carnival Corporation). O seu Presidente e CEO será Christine Duffy, sendo que este é um dos nomes que se mantém com a nova estrutura.
Esta nova associação internacional irá representar a indústria dos cruzeiros, na Organização Marítima Internacional, sediada em Londres, e na Organização Internacional do Trabalho, sediada em Genebra, assim como entre outras organizações internacionais marítimas e de transporte de todo o planeta.