As autoridades italianas informaram hoje que foram encontrados mais 5 corpos no interior do Costa Concordia elevando assim o número de mortos para 11. A contabilidade dos desaparecidos reduz-se assim para 23, sendo que ontem ainda se procuravam 14 turistas alemães, 6 italianos, 4 franceses, 2 norte-americanos e 3 oriundos do Perú, Índia e Hungria.
O comandante do navio Costa Concordia, Francesco Schettino, está cada vez mais isolado, já que hoje mesmo surgiram informações sobre a conversa que teve com o capitão do porto da ilha de Gigllio em que este o terá ordenado a regressar imediatamente ao navio para ajudar nas operações de salvamento que ainda estavam em curso. O comandante teria recusado regessar ao navio.
Já ontem o presidente da Costa Cruzeiros teceu claros comentários sobre a culpabilidade de Francesco Schettino adiantando que o navio saiu da rota prevista sem autorização da companhia e da total responsabilidade do seu comendante.
O Costa Concordia está agora em posição mais delicada face à ondulação e corre sérios riscos de se afundar num “abismo” de 100 metros. O navio está acente em três grandes rochas num espaço de terra com um profundiade de cerca de 20 metros que o impede de se afundar. No entanto é expectável que a ondulação possa provocar o movimento do navio colocando em perigo as operações de resgate e a sua “queda” para o fundo do mar.
httpv://www.youtube.com/watch?v=OlOz1WKk-8k
As operações de salvamento têm sido muito difíceis face ao estado do mar e à inclinação em que se encontra navio.